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Ah, as previsões para a E3: aquele exercício que todo site faz, geralmente com toda a segurança de quem não quer arriscar sua posição de popstar do Twitter. Mas aqui não, fera: o que você vai ler a seguir é um relato completo do que realmente vai acontecer de melhor no evento desse ano.

Microsoft: o Scorpio vai abrir a apresentação da gigante de Redmond, com a confirmação do preço de US$ 499,99 e lançamento em 26 mercados para 10 de novembro de 2017. Sem Brasil, que terá o lançamento apenas no final do mês. Com relação a exclusivos, aquilo que todo mundo sabe (Forza Motorsport 7, Crackdown 3 e Sea of Thieves) terá a companhia de novidades como atualizações para 4K e HDR para Halo 5, Forza Horizon 3, Ori and the Blind Forest e mais outros 12 games já lançados. Halo 5 vai receber seu último pacote de DLCs gratuitos com 3 mapas, incluindo um clássico de Halo 2. Pelo menos uma franquia esquecida (Blinx, é você?) e uma inédita com foco em single-player serão anunciadas. A MS ainda vai anunciar que Ubisoft, EA e Activision lançarão jogos no programa “Play Anywhere”, levando o público da conferência ao delírio.

Sea of Thieves, uma das apostas da Microsoft

Sony: como de praxe, a Sony fará uma apresentação bem segura, cheia de fan-service e com as tradicionais alfinetadas em Microsoft e Nintendo. O CEO da Sony Entertainment nos EUA, Andrew “Mãos Pequenas” House (sério, vocês já viram as mãos desse cara? São MINI-MÃOS!) vai exibir com orgulho gameplays novos de God of War (que ficará para 2018, infelizmente), The Last of Us: Part 2 e Gran Turismo Sport, que levarão o público presente à loucura, enquanto que a enxurrada de indies trará um certo sentimento de inveja aos donos de Xbox One e Switch.

Um ou outro relançamento de algum clássico do PS2 também deve aparecer. No geral, a apresentação vai ser mais fraca que a do ano passado, mas também pudera: a Sony está em posição de manter sua liderança no mercado e não precisa de grandes extravagâncias para causar uma boa impressão. No final, o anúncio da redução de preço do PS4 Pro para US$ 349,99, além de uma edição especial em azul e branco para comemorar o lançamento de Gran Turismo Sport.

Nintendo: sem uma conferência propriamente dita, o Nintendo Direct vai focar em Super Mario Odyssey (que vai ser o tema do estande da companhia no fraco show floor desse ano), Splatoon 2 e no novo Smash Bros., além de DLCs para Mario Kart 8 Deluxe. Esperem “algo” relacionado a Pokémon para Switch e a primeira leva de jogos do Virtual Console do Switch, que infelizmente não terá nada de GameCube nesse primeiro momento, tampouco desconto para quem já tiver adquirido algum dos títulos no Wii, Wii U ou 3DS. Como sempre, os fãs da Nintendo, a imprensa e a internet em geral irão pirar.

Super Mario Odyssey deve brilhar este ano

EA: Sports, it’s in the game. Como Mass Effect morreu, a EA vai ser só esportes mesmo. Um ou outro jogador deve aparecer no palco para falar algo em um inglês sofrível.

Ubisoft: ponto alto no quesito comédia, com erros de teleprompter, demos que travam e um clima de vergonha alheia que beira o inacreditável. Como The Crew 2, Far Cry 5 e o novo Assassin’s Creed já estão dando as caras nas notícias por aí, não vou me estender muito nesse assunto.