Skip to main content

Não é novidade pra ninguém que a indústria de videogames superou a do cinema há muito tempo. Com essa virada de cenário, a participação dos atores de Hollywood nos jogos vem crescendo bastante. O site de roleta Betway Cassino fez um levantamento interessante sobre este assunto em seu blog, trazendo uma pesquisa bem caprichada com números que comprovam a força dessa poderosa mídia interativa.

Porém, contratar um renomado ator para dar voz à uma personagem acaba saindo mais barato do que realizar a captura de movimentos (motion capture) – feito com câmeras que captam aquelas bolinhas espalhadas pelo corpo e rosto do ator, para transpor tudo para o ambiente 3D. Enquanto a dublagem é mais rápida e prática de fazer, o mocap exige atuação com linguagem corporal e dedicação artística. Dá bem mais trabalho.

Quando o orçamento de uma produção permite as duas coisas, o resultado tende a ser mais impressionante. É o caso da dupla Joel e Ellie da série de The Last of Us, encarnados pelos atores Troy Baker e Ashley Johnson respectivamente. E aqui entra uma curiosa diferença na carreira destes atores: Troy é figurinha carimbada na dublagem de games, enquanto Ashley já atuou em filmes e séries de TV, sendo mais conhecida pela personagem Patterson em Blindspot.

Troy Baker já dublou Higgs Monaghan (Death Stranding), John Jones (Fortnite), Erron Black (Mortal Kombat 11), Ocelot (Metal Gear Solid V: The Phantom Pain), Vincent Brooks (Catherine: Full Body), Talion (Middle-earth: Shadow of Mordor), Samuel Drake (Uncharted 4: A Thief’s End), Batman (em vários jogos e animações), Booker Dewitt (Bioshock Infinite) e por aí vai… Um dos seus trabalhos mais recentes é como dublador de Bruce Banner em Marvel’s Avengers, game que será lançado para PC e consoles no dia 4 de setembro.

Estes são apenas dois exemplos entre várias vozes emblemáticas, como o Nathan Drake de Nolan North, o Kratos de Christopher Judge, o Solid Snake de Kiefer Sutherland (o eterno Jack Bauer, da série 24 Horas) e o Coringa de Mark Hamill (Luke Skywalker, da franquia Star Wars) na série de jogos Batman Arkham.

Christopher Judge (Kratos) e Sunny Suljic (Atreus) no mocap de God of War.

Atores reais em mundos fictícios

O que mudou, especialmente nesta última década, foi a forma como as desenvolvedoras de jogos passaram a abraçar os atores de Hollywood como uma estratégia de marketing. Não bastava ter a voz, rosto ou mocap, queriam o ator de corpo e alma em suas histórias. Citando novamente a dupla Troy Baker e Ashley Johnson, Joel e Ellie nada se parecem com os atores. É uma escolha de produção que também funciona, mas quando o ator está de fato dentro do game, com as mesmas características físicas da vida real, o resultado é um tanto quanto especial.

Quem não ficou feliz de ver Norman Reedus (Walking Dead) virando protagonista de Death Stranding, na companhia de outros atores de peso como Mads Mikkelsen (Hanniball) e Léa Seydoux (007 Contra Spectre)? Os fãs de Hideo Kojima vibraram de alegria com a escolha do elenco. A mesma coisa aconteceu na E3 2019, quando Keanu Reeves foi revelado pela CD Projekt Red como personagem no aguardadíssimo Cyberpunk 2077. Está todo mundo ansioso para ver Johnny Silverhand em ação.

Deixando de lado as breves participações de atores em cutscenes ou como NPCs em missões específicas, o pontapé inicial aconteceu em 2011 com L.A. Noire, estrelando vários atores de peso como John Noble (Trilogia O Senhor dos Anéis), Aaron Staton (Mad Men) e Michael McGrady (Ray Donovan). Mas foi em 2013 que esta tendência foi de fato impulsionada no mercado de games com a chegada de Beyond: Two Souls, com a dupla Ellen Page (Juno) e Willem Dafoe (Homem-Aranha).

De lá pra cá tivemos Kevin Spacey (House of Cards) em Call of Duty: Advanced Warfare, Rami Malek (Mr. Robot) em Until Dawn, Kit Harington (Jon Snow, de Game of Thrones) em Call of Duty: Infinite Warfare e Terry Crews em Crackdown 3 – até chegarmos em Death Stranding.

Agora nos resta torcer para que outros games sejam feitos com a participação de atores que tanto gostamos. Tom Hanks, Denzel Washington, Harrison Ford, Morgan Freeman, Johnny Depp, Will Smith, Leonardo DiCaprio… Queremos jogos com todos eles!