Skip to main content

Eu Sunt Dracul! Com essas palavras o líder dos cavaleiros Draconianos Vlad Tepes se tornou o monstro mais famoso e consagrado de toda a literatura, Drácula. O rei sem vida marcou o coração da humanidade no clássico escrito por Bram Stoker, foi adaptado para novos livros, HQs, filmes e jogos, o mais famoso sendo Castlevania.

Ano passado a Netflix trouxe os quatro primeiros episódios da série animada Castlevania, que retrata os eventos ocorridos em Castlevania III: Dracula’s Curse, mas com espaço para algumas muito bem vindas modificações e alterações. Na última sexta-feira (26), estreou a segunda temporada e este artigo é dedicado àqueles que já devoraram os oito episódios. Uma lista completa das referências e easter eggs da segunda temporada da série. Se você ainda não assistiu, melhor deixar pra ler este texto depois e assim evitar spoilers.

Dispositivo de teletransporte e castelo invertido

Esse ficou bem na cara, principalmente para aqueles que jogaram Castlevania: Symphony of the Night. No jogo, Alucard utiliza esse dispositivo para salvar o seu progresso. Diferente do que é apresentado na série, no jogo o artefato se transforma em um caixão onde o herói se recupera.

Essa mecânica implementada pela série é muito criativa e tapa alguns buracos da lore, explicando como o castelo muda de localização em alguns games. A série também mostra que o próprio castelo possui salas e locais invertidos, ou seja, podemos esperar que Symphony of the Night chegue algum dia.

Será que o Alucard sabe que o caixão dele está servindo de chave do motor do Castelo do Drácula?

Alucard e as habilidades de Symphony of the Night

Alucard é sem duvida alguma um dos personagens mais amados dos fãs da série. O meio vampiro protagonista do icônico jogo de Ps1 mostrou que não está de brincadeira na luta contra as forças da noite e seu pai. Na série Alucard utiliza movimentos clássicos do jogo, tais como seu Teleport Attack, Sword Familiar e sua forma de lobo.

Outra habilidade que marca presença na série é a Mist Form, mas dessa vez não é Alucard quem a utiliza e sim uma das seguidoras de Drácula. Durante a batalha com os heróis ao ser golpeada por Alucard, ela se transforma em neblina para evitar ser morta. Também vemos Sypha utilizar a habilidade Frozen Crystals, uma das melhores habilidades de Dracula’s Curse.

 

Criaturas e mais criaturas

A segunda temporada investiu pesado no bestiário da série trazendo monstros famosos de vários jogos, alguns vivos e alguns já derrotados e aqui vamos citar todos. Durante os oito episódios da série vemos nossos heróis batalhando contra monstros conhecidos como a dupla de primeiro chefes de Symphony of the Night: Gaibon e Slogra. Também vemos eles lutando contra Malphas e o Minotauro dentro do forte dos Belmont.

Ainda no forte dos Belmont temos a aparição do famigerado Quetzalcoal, o odiado dragão que fica na parede dos jogos só esperando para dar o bote. Mas não pára por aí, pois as prateleiras estão cheias de criaturas famosas. São elas:

1) Skelerang 2) Thornweed 3) Gaibon 4) Ghost 5) Marionette 6) Slogra 7) Amphisbaena 8) Flea Man 9) Medusa Head 10) Plate Lord 11) Stone Rose 12) Axe Armor 13) Cthulu 14) Bone Archer 15) Bone Pillar 16) Doppleganger 17) Owl 18) Phantom Skull 19) Peeping Eye

Olha o item barato! Aqui na minha mão é 3 por 10, dona

Ainda no forte dos “Vampbusters” temos uma seleção gigante de itens e poções que aparecem em diversos jogos da série. Primeiramente, elas são mostradas em um livro contendo algumas das poções e um dos selos do jogo Order of Eclesia. O selo mostrado é um terço do Dominus Anger, um poderoso feitiço que permite à protagonista Shanoa executar o poderoso Dark Inferno, uma das mais poderosas habilidade de Drácula. Assim como as criaturas, vou enumerar os itens:

1) Cube of Zoe 2) Mermaid Statue 3) Angel Halo 4) Double Shot 5) XS Potion 6) Super Potion, de Lament of Inocence, 7) Serum 8) Super Potion, de Order of Eclesia e Aria of Sorrow, 9) HP Max UP 10) High Potion, de Order of Eclesia e Aria of Sorrow 11) Tome of Arms, de Portrait of Ruin 12) Don Quixote, de Portrait of Ruin, 13) Book of Death, de Portrait of Ruin 14) God Speed Boots 15) Jewel of Open 16) Monster Vial 17) Invincible Jar 18) Cross Sub Weapon 19) Stopwatch Sub Weapon 20) Holy Water Sub Weapon 21) Dominus Anger, de Order of Eclesia.

Estrela da Manhã

Na mesma imagem onde vemos as sub weapons, vemos que Trevor descobre um baú contendo um chicote de aço com uma ponta de ferro. O chicote, chamado de Estrela da Manhã (Morning Star), fez muitos coçarem a cabeça querendo saber onde estava o Vampire Killer.

Em alguns jogos, a Estrela da Manhã é a forma suprema do chicote. Após pegar upgrades nos candelabros podemos elevar a força do chicote até que o mesmo tome a forma da Estrela da Manhã, a arma definitiva para matar vampiros. Em alguns games ela aparece como uma clava gigante.

As cenas de combate com esse chicote ficaram de outro mundo!

Personagens e teorias

Começando pelo mais citado entre os heróis está Leon Belmont: o primeiro caçador de vampiros, líder da casa Belmont e protagonista de Lament of Inocence, aparece em um quadro na entrada do forte dos Belmont servindo de inspiração e lembrança para os nobres e orgulhosos caçadores de vampiros.

Já na corte de Drácula temos a aparição de três nomes importantes (Carmilla, Hector e Isaac), já que os outros membros da corte de Drácula não existem nos jogos. Carmilla apareceu pela primeira vez em Simon’s Quest, enquanto que na série seu papel está mais para Femme Fatale, atraindo Hector para seu lado. O Mestre da Forja acaba cedendo aos seus encantos, o que irá culminar no ódio pela raça Vampírica, se rebelando contra aqueles que jurou lealdade – como acontece no jogo Curse of Darkness.

Na série animada, Isaac está bem diferente da sua contraparte dos games, com um aspecto e fisionomia de linhagem egípcia. Assim como nos jogos podemos ver que ele é totalmente devoto à Drácula, porém notei na série que não tivemos a aparição do mais famoso servo de Drácula: a Morte. Tanto eu quanto outros fãs estamos ponderando que no futuro Isaac se transformará no Ceifador e irá ajudar Drácula em seu retorno.

Drácula, o rei sem vida e suas lágrima de sangue

Chegamos ao crème de la crème da série, Conde Drácula. Muitos reclamaram sobre o fato de Drácula ficar a maior parte do tempo em seu quarto ponderando e tramando, mas isso foi muito bem planejado. Afinal de contas, Drácula é o ultimo chefe do jogo e sempre nos espera em seu trono em toda sua glória sombria e profana.

Durante a invasão dos heróis ao castelo, a batalha é acompanhada de uma nova versão da música “Bloody Tears”. E que combinação, meus amigos! A batalha é cheia de referências e uma animação de combate de outro mundo, contando com golpes famosos e habilidades lendárias. Mas a verdadeira batalha começa quando os heróis enfrentam o rei sem vida.

A batalha é cheia de reviravoltas, dialogo épico e referências. Drácula utiliza até mesmo a sua habilidade Nightmare, uma versão aprimorada de Hell Fire. Mas ainda assim vemos que mesmo sendo o rei da noite e das criaturas infernais, Vlad Tepes ainda é um homem que só tomou esse caminho pois se sentiu traído por Deus e seus companheiros humanos. Assim vemos as lágrimas de sangue do vilão.

Drac appears every hundred years, but he’ll cry bloody tears…

Para onde vamos agora?

O final da segunda temporada mostrou Drácula sendo derrotado por Alucard com uma estaca no coração, mas antes de se transformar totalmente em poeira Trevor corta sua cabeça. O que foi algo extremamente imbecil, lembrando que em Simon’s Quest o protagonista Simon Belmont deve caçar os pedaços de Drácula para matá-lo.

Vemos também que Isaac e Hector ainda estão vivos. No final de Dracula’s Curse, Isaac convence Hector a trazer o castelo de Drácula de volta. Ou seja, temos muita coisa para ver ainda. Na cronologia oficial, após Dracula’s Curse ocorrem os eventos de Curse of Darkness, o que pode vir a ser a plot da terceira temporada.

Para aqueles que estão se perguntando quando teremos Drácula X ou Symphony of the Night no seriado, se preparem pois ainda há três gerações de Belmont. Temos Cristopher de Belmont’s Revenge, Simon de Castlevania I e Juste de Harmony of Dissonance (pouco conhecido, mas não esquecido). Não sabemos se a Netflix irá adaptar estes arcos, mas é muito provável que os arcos de Simon Belmont entre pra série – tendo em vista que é o primeiro jogo criado, embora não esteja na ordem cronológica. O duro agora vai ser esperar a terceira temporada chegar.