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Virtua Fighter 3, o clássico arcade lançado em 1996, já esteve em produção para o Sega Saturn. O game chegou a aparecer em listas de lançamentos de revistas da época, até porque a Sega mantinha a tradição de converter quase todos os seus sucessos de arcade para o 32-bits.

O problema com Virtua Fighter 3 é que a máquina já foi lançada quando o console estava entrando em declínio. Com a iminência do anúncio do novo console (que saiu como Dreamcast no final de 1998), a alta cúpula da companhia japonesa era contra o investimento em uma produção tão grandiosa como uma conversão de Virtua Fighter 3 para o 32-bits.

O fato é que Yu Suzuki e sua equipe da AM2 bancaram a conversão e chegaram, inclusive, a ter duas versões jogáveis, uma delas já em estágio avançado de desenvolvimento. Ao contrário dos boatos da época, aliás, o game não rodaria com o auxílio de um acessório especial (suspeitava-se até que seria um cartucho especial com chip gráfico da hoje extinta 3dfx): tudo rodaria no hardware do Saturn sem qualquer modificação.

Já tinha até data

Virtua Fighter 3 tinha data para estrear no Saturn japonês: 5 de maio de 1998 (a mesma do também cancelado Sonic the Fighters), sendo depois adiado para 5 de setembro do mesmo ano segundo panfletos e o site japonês da própria Sega. O empecilho que apareceu foi o Dreamcast mesmo, já que a diretoria da Sega já havia pedido uma conversão para o novo console à Genki, que acabou sendo feita às pressas, por sinal.

O mago Yu Suzuki não gostou nada disso e fez o que pôde para mostrar o game à imprensa, sempre a portas fechadas, claro. O ultimato, porém, veio só em 17 de setembro, quando a Sega definitivamente enterrou os planos da versão 32-bits de VF3. A estratégia era não canibalizar as vendas da versão do Dreamcast, programada para sair dois meses depois.

Em entrevistas, Suzuki e outros membros da equipe da AM2 chegaram a afirmar que Virtua Fighter 3 realmente esteve em produção e que seria lançado “em breve”. Aparentemente, o “master disc” do game inclusive já havia sido enviado para iniciar a produção da versão final. Se foram duas versões ou apenas uma, ninguém sabe. Mas o game existiu, e pessoas viram ele rodando. Se a Sega soube guardar segredo com as imagens de Shenmue de Saturn (só divulgadas no final de Shenmue II), o mesmo pôde ser feito com Virtua Fighter 3. A pena é que, neste último caso, provavelmente nunca veremos o resultado final.

Sobrou para o Dreamcast

Virtua Fighter 3tb (de Team Battle, uma atualização do arcade que permitia combate entre times) foi um dos títulos do lançamento do Dreamcast japonês em 27 de novembro de 1998. A conversão foi feita às pressas pela Genki para que o game não perdesse a data da chegada do console ao mercado.

Infelizmente, a versão caseira veio cheia de falhas – era visível a menor contagem de polígonos em relação ao arcade, além de alguns elementos dos cenários terem sido deixados de lado. Mas o pior, mesmo, foi a Genki ter se esquecido até de incluir um modo “versus”: para jogar de dois, era preciso que o segundo player apertasse start no meio de uma luta do modo arcade. Quem sabe se tivesse saído pela AM2 a situação fosse melhor…