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Foto de capa por Philipp Keller (Pexels license)


O otimismo para o futuro das apostas nos e-Sports é significante. Segundo um estudo da Newzoo, empresa de inteligência e análise de mercado com foco principal em games, a comunidade eSports terá 286 milhões de entusiastas em 2020. Para efeito de comparação, em 2015 o número de fãs ocasionais era de 115 milhões.

O interesse não para de subir e isso é exemplificado pela cada vez maior comparação dos eSports com esportes tradicionais. Em sites de apostas esportivas como Betway, por exemplo, há uma boa cobertura para eventos de grande porte, como em torneios de CS:GO, Dota 2, FIFA, Rainbow Six, Starcraft 2, entre outros. Vale destacar que esse mercado já está acima de tênis e golfe nas apostas esportivas, dois esportes seculares.

À medida que a indústria de eEsports amplia o número de eventos locais, ligas e acordos de direitos de mídia, o mercado de apostas do setor tem uma liquidez maior e cresce junto com os esportes eletrônicos. No entanto, há outros fatores que impulsionam a ascensão do mercado de apostas desse setor, como transmissões em largas escalas e alcance publicitário mundial.

Importância da Twitch e do YouTube

Como grande parte dos conteúdos dos eventos de eSports são gratuitos e contam com uma audiência enorme, mais pessoas fazem entradas nas apostas ao vivo – e isso só tem a crescer nos próximos anos.

De acordo com Beto Vides, CEO da eBrainz, uma das mais importantes empresas do eSports mundial, existem ligas de esportes eletrônicos com audiência igual aos jogos da série A do campeonato brasileiro de futebol.

“Existem ligas hoje que apresentam números de audiência equiparados a jogos da série A do futebol brasileiro. Nossa economia é constituída por aproximadamente 70 milhões de gamers, declarados ou não, um cenário positivo para potenciais investidores, sejam marcas, ligas, times, fabricantes e todo tipo de oferta que se relacione com esta audiência”, afirma Vides.

Grande parte da audiência de eSports está concentrada nas plataformas YouTube e Twitch. No primeiro trimestre de 2018, por exemplo, 2.4 bilhões de horas de eSports foram assistidas nas gigantes do streaming.

Foto por Daniel Benavides (CC BY 2.0)

Em 2017, uma pesquisa feita pela SuperData Research e divulgada pela Dot Esports revelou que a audiência do YouTube Gaming e da Twitch eram maiores do que da Netflix e do HBO. Segundo dados da própria Twitch, a empresa tem mais de nove milhões de usuários ativos diariamente.

Atualmente, mais de 200 milhões de pessoas visualizam conteúdo de jogos no YouTube no mundo todo. É como se a população brasileira se conectasse todos os dias no streaming para assistir a jogos eletrônicos.

Em recente entrevista, Ryan Wyatt, chefe global de parcerias de jogos do YouTube, falou no evento The Game Awards sobre os números de audiência do YouTube no segmento eSports.

“Passamos por um grande marco em que atingimos 50 bilhões de horas de tempo de exibição de jogos nos últimos 12 meses. Estamos empolgados com a plataforma, o crescimento e a experiência na comunidade de jogos”, disse Wyatt.

Patrocínios de casas de apostas nas ligas de grande alcance

Patrocinar equipes de esportes com grande alcance de audiência passa credibilidade e confiança ao público, fatores fundamentais para agregar mais clientes em qualquer setor. Na Premier League, maior liga de futebol do mundo, vale citar o exemplo da Betway, que patrocina o West Ham desde 2015 e permanecerá nas camisas do clube londrino até pelo menos maio de 2020.

Foto por joshjdss (CC BY 2.0)

“Nossa marca cresceu mais rápido do que qualquer outro grande clube da Premier League nos últimos anos, e uma marca igualmente ambiciosa e com visão de futuro como a Betway quer estar associada a esse sucesso”, disse Karren Brady, vice-presidente do West Ham.

Esse movimento também começou no futebol brasileiro. O Fortaleza, tradicional equipe do Nordeste e que disputará a primeira divisão da liga nacional este ano, assinou um acordo de patrocínio com uma casa de apostas esportivas recentemente até o fim do campeonato brasileiro de 2019.

“Os eSports não estão apenas crescendo exponencialmente como um novo negócio e indústria independente, também está acelerando a convergência de vários setores estabelecidos. Para empresas de marcas, mídia e entretenimento, os eSports oferecem a oportunidade de aproveitar o passatempo favorito dos nativos digitais e da geração do milênio: jogando e assistindo a conteúdo de jogos”, comenta Peter Warman, CEO da Newzoo.