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Neste domingo (10) foi dia da Bethesda revelar suas novidades, desta vez se saindo melhor do que na conferência de 2017 (um show de trailers com quase zero de apresentação). A conferência abriu com um vídeo institucional valorizando seus funcionários e o empenho dos estúdios em criar jogos tão incríveis. O carismático Pete Hines, vice-presidente sênior global da Bethesda, subiu ao palco para comandar o show e comemorar uma pesquisa que aponta a distribuidora como a melhor para se trabalhar junto, segundo votação realizada entre desenvolvedores ao redor do mundo.

Rock and Rage 2

Pete deixou o palco após anunciar o início de um bloco dedicado à RAGE 2. As luzes se apagaram e, no lugar de um trailer, Andrew W.K. e sua banda tocaram “Ready to Die”, hit do álbum de estréia I Get Wet (2001) e música selecionada como tema do jogo. Tim Willits (Diretor de Estúdio, da id Software) e Magnus Nedfors (Diretor de Jogo, da Avalanche Studios) entraram em cena para dar mais detalhes. Em um futuro distópico, onde a sociedade vive em conflito entre a lei e a ordem, o jogador assume o papel de Walker e… Bem, o próprio Tim corta o blá blá blá e mostra logo o que todo mundo quer ver: gameplay!

O vídeo é do game ainda em versão pre-alpha. Na trama, 80% da população da Terra morreu após a queda de um asteroide. Walker nasceu após a catástrofe, teve seus pais assassinados, virou órfão deste mundo em decadência e todas as pessoas que amava foram mortas por mutantes. Sem fazer nada para evitar tal destino, Walker se torna o último guarda sobrevivente e cabe à ele mudar essa história antes que seja tarde demais.

O gameplay de RAGE 2 impressiona em vários pontos: o visual está incrível, o mundo aberto é riquíssimo em detalhes, dá para pegar qualquer veículo e sair dirigindo, o protagonista dispõe de várias habilidades e as armas são bastante criativas. Tem um bumerangue de 3 pontas e até uma bomba que altera o campo gravitacional ao atingir a área dos inimigos. RAGE 2 foi confirmado para o 2º trimestre de 2019.

A Bethesda separou alguns minutos para a franquia The Elder Scrolls. Christian Van Hoose, Gerente de Comunidade de The Elder Scrolls: Legends, anunciou a versão para consoles do bem-sucedido jogo de cartas, lançado para PC e mobile no início de 2017. Além de algumas mudanças importantes no visual e interface, o jogo será crossplatform. Em seguida Matt Firor, Diretor de Jogo de The Elder Scrolls Online, comemorou a comunidade atual de 11 milhões de jogadores e mostrou um novo trailer do DLC Summerset, já disponível nas lojas digitais.

Teasers, teasers e mais teasers

O primeiro teaser da conferência foi para DOOM Eternal, que revela o ataque dos demônios na Terra. Hugo Martin (Diretor Criativo) e Marty Stratton (Produtor Executivo) falam sobre a preocupação no desenvolvimento do game: os fãs pediram um Doomslayer mais poderoso e uma maior variedade de demônios. Hugo confirmou que o jogo terá o dobro de inimigos, o que é muito positivo para um game que anseia por velocidade.

DOOM Eternal será inspirado no clássico Doom II: Hell on Earth (1994), dando sequência ao reboot de 2016. O primeiro trailer de gameplay será apresentado somente na Quakecon, no dia 10 de agosto.

Foi a vez de Joshua Boyle, Gerente de Comunidade de Quake Champions, dar uma boa notícia para os fãs da franquia: muito em breve o game sairá do acesso antecipado para o lançamento completo. E pra aproveitar a semana da E3, o jogo foi liberado de graça até o dia 17 de junho. Se baixar neste período, à partir do dia 18/6 o game fica pra você na conta do Steam. Além da Quakecon, as competições de Quake Champions foram expandidas para o DreamHack Winter, evento que acontece na Suécia entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Prey também não foi esquecido! O jogo recebeu um update gratuito neste domingo com um novo Modo História, Novo Jogo+ e o Modo Sobrevivência. Junto foi lançado o conteúdo adicional Mooncrash, em que o jogador deve escapar vivo de uma invasão na lua. A cada morte, o jogo muda completamente: posição dos inimigos, dos itens e etc. Há ainda um outro DLC em desenvolvimento, chamado Typhon Hunter: um modo de esconde-esconde em que um jogador deve encontrar outros 5 jogadores (mimics) que estão disfarçados como cadeira, caneca e outros objetos do dia a dia. Será lançado de graça no próximo trimestre.

E dá-lhe mais um teaser, agora de Wolfenstein Youngblood. O jogo será protagonizado pelas filhas gêmeas de B.J. Blazkowicz, matando nazistas em Paris dos anos 80. O foco está no modo cooperativo, em que dois jogadores assumem as gêmeas. Wolfenstein Youngblood sairá somente em 2019. Jerk Gustafsson (Produtor Executivo) e Jens Matthies (Diretor Criativo), ambos da Machine Games, confirmaram também o desenvolvimento de uma versão VR de Prey: Typhon Hunter e outro chamado Wolfenstein Cyberpilot.

A Bethesda sabe brincar

Pete chamou Todd Howard (Diretor da Bethesda Game Studios), que esteve horas antes na conferência na Microsoft apresentando Fallout 76, para brincar com um meme que circulou pela internet: “Onde mais irão colocar Skyrim?”. Eis que é apresentado um vídeo de Skyrim: Very Special Edition, com participação do comediante Keegan-Michael Key e sua esposa Elisa Pugliese. Ele joga Skyrim no Alexa (aparelho da Amazon), num pager antigo e até num refrigerador. Ponto pra Bethesda, que soube aceitar a crítica numa boa.

Chegava a hora do tão aguardado Fallout 76. O mesmo trailer da conferência da Microsoft foi mostrado, seguido por um inédito com música de John Denver (“Take Me Home, Country Roads”) e cenas de paisagens em um telão gigante ultrawide. Todd revela que este será um game online, com nova tecnologia de renderização de mapa, paisagens e iluminação, sendo quatro vezes maior que Fallout 4. Embora seja 100% online, para jogar com pessoas reais, ele garante que Fallout 76 poderá ser encarado totalmente sozinho. Outros vídeos foram mostrados na sequência, dando destaque para suas escolhas (como ajudar ou não os vizinhos), as novas criaturas, o sistema de construção de acampamentos e defesas, etc.

O grande destaque ficou mesmo para a possibilidade de disparar um míssil nuclear contra um alvo no mapa. Haverão locais com armamentos nucleares, onde os jogadores devem descobrir a senha para usar em um terminal e ativar o míssil. Seja aonde ele for lançado, a destruição completa é certa.

Por fim, foi anunciado a edição de colecionador contendo um mapa que brilha no escuro e action figures e a Power Armor Edition, que vem com um capacete T-51 vestível com lâmpada e modulador de voz. Vai vender que nem água! Fallout 76 será lançado pra PS4, Xbox One e PC no dia 14 de novembro.

Deram destaque também à Fallout Shelter, lançado neste domingo e de graça para PS4 e Switch, e o novo The Elder Scrolls: Blades. Trata-se de um jogo mobile (iOS e Android) que roda com gráficos poderosos e pode ser jogado inclusive na vertical. Blades contará com dungeons procedurais e três modos de jogos: um roguelite chamado Abyss, Arena (pvp) e Town, que oferece a possibilidade de construir sua própria cidade e visitar as cidades de amigos. The Elder Scrolls: Blades será lançado no 3º trimestre de 2018 e de graça. A versão para PC, que sairá posteriormente junto aos consoles, incluirá suporte à VR. Ou seja, uma pessoa com VR poderá jogar com outra no celular via crossplatform.

Chegava a hora de encerrar a conferência com dois anúncios de peso: Starfield, a nova propriedade da Bethesda em desenvolvimento para a próxima geração, e The Elder Scrolls IV. Infelizmente, foram apenas dois micro teasers com logotipo e música de fundo. Ainda assim, deu pra aliviar a ansiedade dos fãs.

Confira na íntegra

Assista abaixo a conferência na íntegra. A Bethesda mandou bem, embora tenha exagerado na quantidade de teasers e falta de informação para certos jogos. Fallout 76 será crossplatform? Para quando The Elder Scrolls IV está previsto? O jeito é esperar mais algumas informações saírem direto da E3. Nesta segunda-feira ainda teremos as conferências da Square Enix, Ubisoft, PC Gaming Show e Sony. Portanto não deixe de acompanhar a nossa cobertura aqui no Gamerview.

https://www.youtube.com/watch?v=OxGorVTMDIU