Skip to main content

A conferência realizada pela Nintendo na E3 2018 marcou o último dia de conferências do evento e foi predominantemente dominada pelo próximo titulo da franquia Super Smash Bros no Switch. Chamado Super Smash Bros Utimate, foi revelado diversos personagens que estarão presentes e é claro, muito gameplay.

Como de costume, a Nintendo não subiu aos palcos durante o evento, fazendo a transmissão de uma Nintendo Direct especial para a E3. Mas para não dizer que ninguém compareceu, o único que de fato subiu ao palco durante o evento foi Shigeru Miyamoto a convite de Yves Guillemot na conferência da Ubisoft, após o anúncio do personagem Fox McCloud em Starlink: Battle for Atlas.

Os trailers de futuros lançamentos marcaram presença

A conferência começou com a apresentação ao som de metal pesado em DAEMON X MACHINA, que trará batalhas entre mechas ao melhor estilo Gundam. No trailer podemos conferir que o jogo terá ação frenética de robôs gigantes, com batalhas cheias de tiros, misseis, destruição e chefões ainda maiores, em cenários que variam entre cidades devastadas e ambientes desérticos. O jogo tem previsão de lançamento para 2019.

Depois disso foi a vez do anúncio de um novo DLC para Xenoblade Chronicles 2, chamado de Torna – The Golden Country. Na expansão, o grupo de lendários guerreiros viajará 500 anos antes dos acontecimentos do jogo original para defender o reino das forças maléficas de Malos. O sistema de batalhas foi refinado e trará a possibilidade de se jogar com as formas de vida artificiais conhecidas como Blades, assim como seus mestres, os Drivers.

Conforme podemos ver brevemente no trailer, será possível explorar belas paisagens e visitar cidades durante a aventura. A expansão chega no dia 14 de setembro para os donos do jogo original, mas também poderá ser comprada em uma versão física que virá com o conjunto a partir do dia 21 de setembro.

Após os dois trailers foi a vez de Reggie Fils-Aimé, responsável pela divisão norte-americana da Nintendo, entrar em ação falando um pouco sobre a experiência do Switch como um console híbrido, e nos mostrando um pouco mais de “Pokémon: Let’s Go Pikachu!” e “Let’s Go Eevee!”. Na realidade, o nosso querido Reggie nos mostrou apenas o que já havíamos visto algumas semanas antes no anúncio oficial dos jogos, e nem mesmo um novo trailer foi apresentado – porém ele deu um vislumbre do que será e como funcionará a Poké Ball Plus, acessório que poderá ser usado em conjunto com os jogos citados. A Pokébola cumprirá o papel do Joy-Con durante a jogatina, podendo inclusive carregar “literalmente” um Pokémon em seu interior.

A novidade está justamente no fato de que toda a Poké Ball Plus virá com um Mew, assim que você conectá-la ao jogo o Pokémon ficará disponível na sua coleção, e bem… é um Mew! Vale destacar que o acessório será compatível com Pokémon, Go disponível para smartphones, além de que tanto GO quanto os Let’s Go terão integração direta, podendo transferir os bichinhos entre os dois jogos. Pokémon: Let’s Go Pikachu! e Let’s Go Eevee! e a Poké Ball Plus chegarão às lojas no dia 16 de novembro.

https://www.youtube.com/watch?v=a3-8Y0xCl7M

Assim foi revelado uma das surpresas da conferência da Nintendo, o anúncio de Super Mario Party para Switch. Apesar de existirem outros party games disponíveis no console, esse sem dúvida chamou a atenção, principalmente pelo recurso de unir dois dispositivos Switch para, por exemplo, expandir um campo de batalha. Isso acontece de maneira tão fluida (pelo menos no trailer) que chega a ser impressionante, expandindo ainda mais o leque de recursos possíveis com o console híbrido, pois esse sem dúvida é um jogo que combina muito com o ecossistema do Switch e sua proposta de diversão compartilhada. O jogo chegará as lojas em 5 de outubro.

Fire Emblem Three Houses será o próximo titulo da franquia de RPG tático da Nintendo. No trailer podemos conferir um pouco da nova trama e seus personagens: o jogo se passará em Fódlan, onde a igreja de Seiros exerce grande poder sobre tal terra e seu povo. As batalhas parecem estar ainda mais intensas, agora com a possibilidade de controlar exércitos em algumas delas. O hud de comandos também parece ter recebido atenção, também havendo bastante exploração em vastos cenários dentro e fora do reino.

O jogo chegará somente em 2019, sem data definida ainda.

https://www.youtube.com/watch?v=i7T3TfHUx9A

Outro jogo bastante aguardado pelos fãs de Battle Royale deu as caras na apresentação: Fortnite! Após muitos rumores, o sucesso da Epic Games chega cheio de ação, dancinhas, tiros e o melhor: agora podendo ser levado para onde você quiser no console da Nintendo. Partidas poderão ser realizadas com até 100 jogadores simultâneos online no modo Battle Royale, que contará com crossplatafom entre jogadores de Xbox One, além de ter a presença do clássico modo Save The World.

Se você já é um jogador do game em outra plataforma, mas quer curtir a jogatina no Switch sem precisar começar uma nova jornada, não se preocupe, porque seu progresso poderá ser transferido para esta versão. O jogo já está disponível na eShop e é gratuito… pelo menos a jogatina do modo Battle Royale, já que para jogar o modo Save the World haverá uma taxa de $40 dólares.

Unas cositas mas

Reggie volta em cena desta vez para dar destaque a alguns jogos indies que estão preparados para a line-up de lançamento deste próximo semestre. O primeiro deles é Overcooked 2, a sequência do party game de cozinha, que agora virá ao Switch, promete uma experiência ainda mais empolgante e dolorosa nas mais variadas cozinhas, com a possibilidade de partidas online. O jogo chega em 07 de agosto.

Killer Queen Black também foi confirmado. O jogo que anteriormente estava disponível apenas para arcades agora poderá ser jogado nesta versão totalmente refeita para o console híbrido. Serão batalhas frenéticas de até 8 jogadores na mesma tela, podendo ser jogado em modo solo ou por equipe, além de trazer partidas online. O jogo chega ainda em 2018, mas sem data definida.

Hollow Knight também marcou presença com todo seu esplendor e beleza, trazendo o já conhecido gameplay agora no console da Nintendo. O jogo já está disponível na eShop, assim como todo o conteúdo previamente lançado para o título, assim como também poderá ser jogado a futura expansão Gods and Glory gratuitamente no final do ano.

Octopath Traveler, jogo que já havia aparecido na conferência da Square Enix, agora é mostrado na conferência da Nintendo com a novidade de que uma nova demo será disponibilizada no dia 14 de julho, e todo o progresso desta versão poderá ser transferido para o jogo completo. Depois disso foi apresentado um belo apanhado de todos os lançamentos dos próximos meses até o final do ano, além de alguns títulos ainda sem data definida, confira:

A estrela da vez: Super Smash Bros Ultimate

E então foi chegada a hora de checar o novo titulo da franquia Smash Bros, aparecendo com toda a pompa e dominando o restante da apresentação com muitos detalhes revelados. Começando pelos personagens, como já podemos esperar teremos Mario e cia., além de outras franquias da própria Nintendo como Samus (com e sem armadura), Fox McCloud e Falco (com destaque para o retorno de Wolf), Kirby e King Dedede, Link e Zelda, Donkey Kong e Diddy Kong, Ike (de Fire Emblem), Villager (de Animal Crossing), alguns Pokémons como Mew, Mewtwo, Pikachu, Pichu, Jigglypuff, Lucario e até o Pokémon Trainer (que também pode ser uma menina e traz três Pokémons diferentes para o campo de batalha: Squirtle, Ivysaur e Charizard), Olimar (de Pikimin), Ice Climbers, Little Mac (de Punch Out), Ness e Lucas (de Earthbound/Mother), Captain Falcon (de F-Zero), Mr. Game & Watch, Shulk (de Xenoblade Chronicles), Mii Fighters, o carismático cão de Duck Hunt, Pit e Palutena (de Kid Icarus), Wii Fit Trainer, e até mesmo o retorno de R.O.B., o cativante robozinho do NES.

Entre as novidades tivemos o anúncio de Inkling (e suas variantes), personagem de Splatoon; Ridley, arqui-inimigo de Samus na franquia Metroid; e Daisy, que será uma Echo Fighter de Peach, ou seja, não só ela como outros personagens dessa categoria serão skins de outros personagens principais, porém com alguns diferenças em suas habilidades. Agora falando dos convidados, teremos o retorno de Sonic, Ryu (de Street Fighter), Pac-Man, Cloud (de Final Fantasy VII), Bayonetta, Mega Man, e nada mais, nada menos que Snake (de Metal Gear). Sim, depois de 10 anos ele está voltando ao Smash, desde sua única aparição na edição do Wii. Ou seja, literalmente todos os personagens que alguma vez já apareceram na franquia, seja do elenco principal ou convidados, vão estar nesta nova versão.

Em relação as lutas, foram apresentados alguns dos estilos e habilidades únicas de alguns personagens que poderão ser usadas em batalhas, e não poderiam faltar os Final Smashes também. Foi mostrado um pouco dos sets de roupas dos personagens que estarão disponíveis (além do design por trás delas), dessa forma podendo alterar a aparência de determinados lutadores, como Mario, Link etc. Os cenários também receberam sua devida atenção, com belas recriações de locais já conhecidos na franquia e alguns novos, cheios de cores e bem variados, seguindo a temática de certos personagens, onde alguns terão sessões especiais, sendo móveis ou estáticos. Além disso, todos terão duas versões, uma chamada de Battlefield e outra Ω (Omega), voltada para batalhas de campeonato, com formatos padrão e plataformas estáticas.

Os Assist Trophies receberam uma bela quantidade de adições, com ainda mais possibilidades e variedades, e desta vez eles poderão ser derrotados, assim impossibilitando seu uso no restante da batalha. Ademais, alguns deles poderão aparecer repentinamente durante a luta, podendo ajudar ou atrapalhar os jogadores. Também não podemos esquecer dos itens que surgem no meio da pancadaria, que além dos clássicos que foram repaginados, teremos algumas novidades.

Novas técnicas também foram adicionadas nas batalhas, assim abrindo ainda mais o leque de possibilidades, como a capacidade de atacar enquanto se está em uma escada, cancelamento de dash, ataques rápidos ao pressionar e segurar o botão e dash aéreo direcionável – esta última sendo bastante útil para quando precisamos voltar ao campo de batalha depois de ser arremessado para fora. O dano durante batalhas 1×1 foi aprimorado, os personagens causam mais estrago e isso tornará essas batalhas mais competitivas e acirradas.

Algo que vai agradar os fãs e principalmente os competidores é que o jogo será compatível com controles de Game Cube, que no Switch poderão ser usados mediante a conexão através de um adaptador. Todos os amiibos de personagens presentes no jogo serão compatíveis com esta versão, e amiibos de outras séries também serão igualmente compatíveis. Batalhas com até oito jogadores simultâneos estarão disponíveis, tanto local quanto online.

O que ficou claro durante a apresentação foi o cuidado empregado nos detalhes, principalmente dos personagens, que não são somente únicos em suas formas, habilidades e estratégias de luta, mas também apresentam particularidades em suas animações, ações e roupas. Um exemplo é a presença de detalhes únicos no hud de batalha de alguns deles, como barras temáticas – tudo projetado com cuidado para uma experiência exclusiva e única. Super Smash Bros Ultimate chega no dia 7 de dezembro exclusivamente para Switch.

Ainda faltou alguma coisa

Sim, apesar de ter apresentado, mesmo que brevemente, boa parte dos lançamentos que estão por vir, a Nintendo deixou de fora alguns títulos muito aguardados, como Bayonetta 3, Metroid Prime 4, Yoshi (para Switch) e Travis Strikes Again: No More Heroes. Apesar da conferência ter sido muito mais sobre o novo Smash Bros do que qualquer outra coisa, a Nintendo usou bem o seu tempo, apresentando uma grande novidade, mesmo que seja de um jogo só.

Fora isso, ela não trouxe grandes novidades, pois boa parte dos jogos mostrados já eram de conhecimento geral, e alguns anúncios não chamaram tanto a atenção, como o caso de DAEMON X MACHINA. Uma boa novidade foi Super Mario Party, esse que é um título que casou muito bem com o Switch e já estava na hora de dar as caras no console. O console híbrido recebeu total foco nesta E3, e o 3DS não recebeu nem mesmo uma mísera citação, o que nos leva a pensar que em breve o Switch será o único console ativo da empresa.

Confira na íntegra

Apesar de não ter empolgado tanto quanto poderíamos esperar, a Nintendo trouxe um bom conjunto em sua apresentação, sem exageros, sendo concisa e direta, trazendo um apanhado geral do que podemos esperar no Switch. Mesmo assim, ainda esperamos o dia em que poderemos ver novamente a Nintendo subindo ao palco da E3 e fazendo uma apresentação ao vivo (esperamos que não desse jeito constrangedor), sonhar não custa nada.

As conferências acabaram, mas esse é só o primeiro dia oficial do evento, que acontece até 14 de junho no Los Angeles Convention Center, e agora é o momento que todos poderão testar os jogos anunciados e descobrirem mais novidades que não apareceram nas conferências. Continue ligado no Gamerview para saber tudo que está rolando na E3.

https://www.youtube.com/watch?v=EGh91HDbS0A