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Há 25 anos, uma grande batalha era travada no mundo dos games: de um lado o famoso italiano bigodudo criado pela Nintendo, do outro o ouriço mais rápido da história e mascote da SEGA. Claro que estamos falando de Luigi e Shadow… Brincadeiras à parte, nessa época o domínio do mercado de jogos eletrônicos se concentrava nas mãos das duas empresas que disputavam o monopólio, e com isso o investimento na divulgação de suas marcas era enorme. A colaboração da SEGA com a TecToy na época fez com que muitos brasileiros conhecessem Sonic até mais do que o “Jumpman”.

Em 1993, a SEGA acertou em cheio em um momento que é pouco lembrado no mundo automobilístico, mas que deveria ser até hoje. Afinal, um herói nacional fez parte dessa história. 1993 é um ano de extrema comoção no mundo da Fórmula 1, sendo a temporada de Alain Prost, o famoso “le Professeur”, que ganhou sete das dezesseis corridas daquele GP, o quarto e último de sua carreira, fazendo 99 pontos e conquistando o título pela Williams. Próximo dele estava seu “rival” Ayrton Senna, o herói brasileiro, com 73 pontos, e a corrida em Donington Park, Reino Unido, pelo GP da Europa é lembrada pelos fãs como uma das melhores vitórias da carreira de Ayrton Senna – e, infelizmente, uma das últimas também.

O melhor de tudo? A SEGA patrocinava o evento e a Williams, a equipe na qual corriam Alain Prost e Damon Hill, com seus carros adornados por uma criativa pintura dava ao piloto as pernas de Sonic. Se Prost ou Hill vencessem a corrida, um piloto com o nome da SEGA no macacão ergueria seu troféu em um pódio todo decorado pela desenvolvedora de games, e os benefícios publicitários seriam ainda maiores. Porém a história nem sempre é como se espera, e nesse caso acabou sendo melhor para nós brasileiros: quem venceu foi nosso querido Senna com uma pilotagem arrasadora, começando em quinto e assumindo o topo depois de invocar seu Sonic interior.

Ainda assim, uma cena icônica aconteceu no pódio: o piloto brasileiro levantou aos céus um enorme troféu comemorativo de Sonic The Hedgehog e o logo da SEGA inscrito. Outra pequena curiosidade que nem todos sabem é que, naquela corrida, o McLaren MP4/8 de Senna tinha um adesivo de um ouriço atropelado, chamado de squashed hedgehog, uma “homenagem” de Senna ao desempenho de Prost na corrida anterior em Interlagos, na qual sofreu um acidente e abandonou a prova. O ouriço também era uma referência ao patrocínio da SEGA com a Williams, e a provocação ficou ainda melhor com a vitória de Ayrton, que manteve o adesivo em seu carro em outras corridas.