Skip to main content

A DJ Mary senta em sua mesa de som e aguarda pela chegada do Professor Oak. Juntos, comandam um programa de rádio na Estação de Goldenrod. A maior cidade de Johto é palco para suas conversas. Enquanto Meowth descansa em seus pés, ela se recorda do grande ataque que a Equipe Rocket realizou há dois anos em Kanto. Isso sem falar do experimento que deu errado, criando o Pokémon Mewtwo.

Graças aos esforços do treinador que Oak entregou a Pokédex, a ameaça foi exterminada e agora tanto o seu continente quanto Kanto usufruem de um período de paz. Qual era o nome daquele treinador, mesmo? Bom, como ele desapareceu após vencer a Liga Pokémon, o foco da mídia sobre ele foi sumindo com o tempo. Mary aguarda impaciente, porém, recebe uma mensagem em seu Pokégear. O aparelho, que funciona como um celular, a avisa que Oak se atrasaria um pouco, pois antes iria se encontrar com um aprendiz, o Professor Elm.

Mary apresenta um programa de rádio na cidade de Goldenrod.

Ameaças ao cristal

Apesar de Johto estar livre de perigos, algo preocupava o estimado Professor Elm. Não, não era a sua pesquisa sobre criação e ovos de Pokémon. Um dos seus monstros, Totodile, foi roubado. Alguns cidadãos que dizem ter visto algo acusaram um rapaz de cabelo ruivo. Além disso, não sabia se Gold e Crystal, crianças da sua cidade que entregaram um dos seus monstrinhos de bolso, chegaram ao local que ele tinha solicitado.

Esses pensamentos, aliados a notícias estranhas, permeavam sua mente. Roubo de Slowpokes em massa na cidade de Azalea? Relatos de um Gyarados da cor vermelha no Lago da Fúria? Construções subterrâneas em Goldenrod? O próprio assalto em seu laboratório? Uma voz dentro de si dizia que tudo isso poderia estar ligado de alguma forma e ele temia pelo bem do povo da sua região e dos treinadores que enviou.

Transmissões de rádio e um Pokémon estranho são vistos no Lago da Fúria.

Se em Kanto os adultos tiveram de se apoiar numa criança de 10 anos para salvá-los da ameaça, não podiam repetir esse risco. Em uma aliança inédita entre as duas regiões, haviam não apenas oito, mas 16 líderes de ginásio que eram verdadeiros especialistas em combate. A Elite dos 4, liderada agora pelo melhor treinador de dragões, Lance, também estava no encalço de perigos em potencial. Independente do que viesse a rolar, Gold e Crystal não estariam sós em sua aventura. Não como Red esteve.

A jornada dos novos treinadores contava com várias atrações que eram novidade em sua geração. Com o uso da Pokégear, manter contato com os demais treinadores que encontrava no caminho era mais simples. Para se informar sobre Pokémon raros sendo vistos, enviar dinheiro para sua família e receber itens ou informações, era a ferramenta ideal.

Também foi descoberta em estudo a existência de monstros com cores raras, chamados de Shiny. Dois novos tipos foram catalogados e adicionados ao host principal, trazendo 17 diferenciações e ainda mais combinações distintas. Noturno e Metálico seriam importantíssimos para o equilíbrio das espécies que conhecíamos.

Houndoom faz parte dos Pokémon do novo tipo descoberto, os Noturnos.

Recursos de ouro

Agora que todos querem ser um mestre e mostrarem o quanto são bons, os métodos de treinamento também se aperfeiçoaram. Não bastava mais capturar e treinar nas rotas e ginásios. Com o surgimento dos ovos de Pokémon, algumas espécies aprenderiam técnicas que na natureza não se criam. Claro que isso abriria um leque de possibilidades nas estratégias. Além do desafio da Liga Pokémon, também foi criada a Torre de Batalha, a plataforma definitiva de combates para testar todas as habilidades dos treinadores.

Quanto mais as crianças avançavam, mais o universo que já era bem estabelecido se via envolto de elementos novos. Na casa do Mr. Pokémon, Gold e Crystal se encontram com o Professor Oak, que lhe dá a Pokédex e aprendem mais sobre os monstros de bolso. Na Torre Bellsprout eles vêem diferentes formas de treinar seus companheiros de aventura. Ao norte de Goldenrod, no Parque Nacional, há um campeonato de captura de insetos. O vencedor fica com ele, contando com algumas raridades como Scyther ou Heracross.

Nas Ruínas de Alph, o líder de ginásio Bugsy pesquisa sobre os misteriosos Unown que ali viviam. Com ajuda nos puzzles, a ciência pode enfim avançar para descobrirem como os monstros viviam em tempos perdidos na História. Além dele, também podem encontrar o ilustre Kurt, que cria Pokéball especiais com pequenas frutas que os treinadores coletam pelo caminho. Mas é preciso ser merecedor para que o ancião se dê ao trabalho de ajudá-lo.

Os puzzles nas Ruínas de Alph desvendam segredos ancestrais.

Com o tempo, Kurt ainda se revela um antigo companheiro de aventuras de Oak, Agatha, Pryce (líder do ginásio de Mahogany) e do casal que cuida da creche Pokémon. O grupo também vivia suas aventuras entre as pesquisas, ginásios e descobertas de todo esse incrível mundo antes mesmo do surgimento da Equipe Rocket. A jornada deles definiu uma era e manteve a chama acesa para os futuros treinadores. Red, Green, Gold e Crystal seguiam seus caminhos guiados por tudo que os demais criaram de apoio.

O resto de todo aquele universo nunca pareceu tão vivo. Desde o jovem Joey, feliz da vida com seu Rattata e sua porcentagem superior, até as dançarinas de Ecruteak, que perpetuam a cultura de gerações com todas as evoluções do Eevee ao seu lado. Os anciãos do Covil do Dragão, que dominam a arte dos Pokémon daquele tipo, criaram os melhores treinadores que já andaram nos pódios das competições da região. Um treinador que está se mudando com a família para realizar o sonho de se tornar um líder de ginásio em outro continente. Há muitas histórias e muito a se conhecer por toda Johto, sendo impossível não se envolver.

As dançarinas de Ecruteak também são habilidosas treinadoras.

Determinação de prata

Porém, apesar do iminente retorno da Equipe Rocket ser um perigo, Johto encontra algo ainda mais ameaçador em sua região. Silver, o ladrão do Totodile do laboratório do Professor Elm, é um jovem problemático e tomado por um desejo sombrio que não mede esforços para alcançar o que quer. Além do inicial aquático, no caminho não pensa duas vezes antes de roubar outros treinadores, tudo para conseguir um time mais forte e competitivo.

Atrapalhando Gold e Crystal e tentando se provar um treinador mais poderoso, ele os confronta e interfere em sua jornada para se tornarem Mestres Pokémon. Para ele, monstros que não servem para batalhar não possuem valor algum. O uso deles nos seus objetivos é o mais importante, não o trabalho em equipe. Muito menos a compaixão. Ele tratava seus companheiros assim como ele foi tratado quando seu pai o abandonou. Ou melhor dizendo, quando Giovanni, líder da Equipe Rocket, largou a família para atingir suas ambições.

Tentando, das piores formas, ser o melhor dos melhores, ele possui determinação em ir atrás de Pokémon lendários, de enfrentar Lance e seus poderosos dragões e encarar toda uma organização criminosa sem apoio. Ódio, rancor e vingança contrastavam com os outros jovens que começaram suas aventuras no mesmo dia. Eles viam e enxergavam tudo o que o mundo poderia lhes oferecer e Silver só conseguia ver aquilo que serviria para ele completar seus objetivos. Seriam necessárias duras lições para que ele se tornasse um treinador digno.

As almas de Johto

Mas não é só de pessoas que é feita a história de Johto. Lendas formaram civilizações inteiras nessa região e criaram todo o conceito cultural no qual estão envoltos. Em Ecruteak, até hoje há uma torre queimada que é mantida no norte da cidade. Em algum lugar dela, há três feras aguardando para serem libertadas após sua ressurreição. Cada uma é representada por um evento que ocorreu naquela fatídica noite. Uma representa o raio que caiu sobre o local, a segunda é seguida pelas chamas que destruíram tudo e a terceira pelos ventos e a chuva que apagaram o desastre.

O Pokémon que ressuscitou Entei, Raikou e Suicune nunca mais foi visto. Dizem que, além de ser o guardião dos céus, Ho-Oh poderia realizar desejos. A ave provocava arco-íris por onde passava e suas penas tinham as cores do efeito da natureza. Até hoje os moradores de Ecruteak aguardam pelo seu retorno, mantendo tanto o local queimado quanto sua moradia intactas para que ele volte a viver entre eles.

Ressuscitados por Ho-Oh, os cães lendários aguardam por treinadores dignos.

Outra lenda conta que vivendo nos arredores das Ilhas Redemoinho, no caminho inverso, existe uma criatura conhecida como o guardião dos mares. De pele branca e prateada, Lugia vive em alguma caverna local, sendo completamente inacessível para treinadores e pessoas comuns. Conhecido por poder controlar o clima, ele possui a fama de ser o mais poderoso entre as aves lendárias como Moltres, Articuno e Zapdos.

O coração da aventura

Mesmo com suas preocupações, o Professor Elm sentia que o caminho se abriria para todos. Quem sabe Crystal não conseguiria completar toda a Pokédex? Ou que Silver, mesmo com seus crimes, encontrasse redenção com o fim da Equipe Rocket? Sonhando alto, Gold poderia até mesmo enfrentar a Elite dos 4 e derrotar o poderoso Lance, mesmo com ele já conhecendo suas habilidades após realizarem uma missão juntos no Lago da Fúria.

Assim como Red pavimentou o caminho anos atrás, eles viviam novas aventuras nas duas regiões. Haviam treinadores poderosos, lendas espalhadas por todo o mapa, perigos, missões a serem vencidas e tudo que se pode esperar de suas jornadas. No fim delas, em cima do Mt. Silver, dizem que o treinador mais forte estaria aguardando por um desafiante à altura. Bastava conseguir alcançá-lo para enfrentar o combate mais desafiador de todos, no meio da neve e da altitude.

Após confrontar a Liga e enfrentar todos os perigos, será que os jovens conseguiriam ser dignos de tal desafio? Era uma história que o Professor Elm, Oak e a DJ Mary estariam loucos para ouvir.