Skip to main content

Alguém aí comprou alguma coisa na Black Friday da Saraiva? Não? Então se deu bem, porque a loja não está entregando absolutamente nada do que foi ofertado naquela oportunidade – e já vai fazer quase um mês.

Eu, que comprei a edição limitada de Terra-Média: Sombras da Guerra para Xbox One (por R$ 131, um precinho legal mesmo), achei que o problema era só comigo, mas foi só pesquisar um pouco no Reclame Aqui e no Facebook para descobrir que centenas de pessoas foram afetadas. E a Saraiva não faz absolutamente nada para resolver.

Seguinte: comprei o game no dia 25/11, a loja deu prazo de entrega para 06/12 e depois mudou para 08/12. Pedi para entregar na loja do Itaim Bibi, em São Paulo, para economizar no frete, como sempre faço. O jogo não chegou nem dia 6, nem dia 8, nem dia 11, quando consegui falar com um atendente por telefone, que me prometeu uma resposta em até três dias. A resposta não veio, e quando tentei contato de novo, o telefone do SAC simplesmente não dava mais a opção de falar com um atendente, e desligava na sua cara depois de falar que “dá para ver seu pedido no site”.

17ª página de reclamações do dia 16/12 – totalizando 170 reclamações sem resposta apenas nesse dia.

Fui no Reclame Aqui e até desisti de reclamar quando vi mais de mil reclamações sobre pedidos na Black Friday da Saraiva – apenas no dia 13 de dezembro, quando acessei lá, eram mais de 400 reclamações. E nenhuma respondida. Fiz uma reclamação pelo site do Procon, que já foi aprovada, e estou esperando a resposta. Mas como bom brasileiro que se preza, fui dar uma olhada no Facebook, mas nem me surpreendi ao me deparar com gente reclamando do descaso em praticamente todas as publicações da Saraiva, inclusive denunciando o fato da loja estar simplesmente deletando os posts de quem reclamou de atrasos na entrega.

Tentei contato pelo chat do Facebook, mas deram uma resposta automática pedindo o número do pedido e nunca mais falaram nada. Uma cliente escreveu em um post no Facebook agradecendo que a entrega do seu pedido, feito em 02/12, tinha sido feita em apenas 4 dias, e a Saraiva teva a audácia de respondê-la.
E a Saraiva nem se importou em dar uma satisfação. Não avisou nada por email e deixou todo mundo no escuro, sem saber para quando esperar suas encomendas. Tem criança que vai passar o Natal sem receber seu presente, tem colega de trabalho que vai ficar sem presente do amigo secreto, e tem gente que vai ficar sem seu joguinho de Xbox pra curtir depois da ceia.

Resumindo: a Saraiva, por algum motivo que não sabemos, não está entregando a maioria dos pedidos feitos na Black Friday, sem dar nenhuma satisfação para os clientes, sem disponibilizar nenhuma forma de contato telefônico (porque o chat e aquele formulário do site não servem para nada). A maior falta de respeito é eles não se prestarem nem para avisarem algo, nem que seja para dizer que vai chegar tudo depois do Carnaval. Estão fazendo um silêncio digno de empresa que merece falir mesmo – sim, a Saraiva está mal das pernas faz algum tempo. Só que, por favor, não quebrem antes de entregarem os itens da Black Friday.