Skip to main content

Estamos com um grande lançamento que foi Marvel’s Avengers na cabeça de todos, mesmo após uma semana de seu lançamento e, no seu review, o Carlos Aquino nos contou mais detalhes sobre o jogo. E não vimos um espaço melhor para estrear esse artigo do que esse para falar das partes que nem ele ou ninguém te contou: as ligações da história com as HQs, universo cinematográfico e até mesmo com a linha Gamerverse que saiu recentemente.

O título, protagonizado pela Kamala Khan e que conta com os Heróis mais Poderosos da Terra, é digno do legado que a Marvel criou, mas com ressalvas. Como fã, admito que tiveram vários detalhes que me empolgaram ao máximo e outros me desanimaram na mesma proporção. A história você já está cansado de saber, os Vingadores se separaram após os incidentes do Dia-A, que culminou na cidade São Francisco destruída e na suposta morte do Capitão América. Espera, você acreditou que ele estava realmente morto e enterrado?

Avante, referências

O plot é extremamente simples e nos traz o básico que precisa saber sobre todos os super-heróis que ali coexistem. Eles já estão unidos há muito tempo e sagas como a Guerra Civil já rolaram no passado. É um grupo maduro e que está muito além do que vimos na história dos cinemas. Se você não sabe nada sobre eles, dê meia-volta, pois histórias de origem ou explicações não são dadas aqui. Eles já partem da ideia que o jogador conhece todo esse universo e os novatos podem se sentir um pouco perdidos nesse fator.

Dito isso, as referências pipocam a todo momento e aos milhares durante o título. No início de Marvel’s Avengers mesmo, além do que vemos na comemoração aos Vingadores, temos um vislumbre do quarto de Kamala, que está preenchido de muitos pôsteres e imagens dos seus ídolos. Inclusive, vale notar a homenagem que deu início à sua jornada nos quadrinhos, a Capitã Marvel. Vários leaks já apontaram a heroína no jogo e cabe a nós aguardarmos o DLC, mas isso só confirmou que ela vive naquele universo tanto quanto os demais.

Marvel's Avengers

A Capitã Marvel é a maior inspiração para Kamala.

E não é apenas ela que faz uma ponta para dizer que está por ali. O já confirmado Gavião Arqueiro, aparece em fotos do grupo e até mesmo o Falcão, outro que foi divulgado pelo leak. Também há confirmação de Wakanda e da existência do Pantera Negra, aparecendo nos quadrinhos coletáveis pelo jogo. Esses são apenas alguns detalhes que os observadores vão notar enquanto jogam e se divertem pela aventura.

Se as expansões e DLCs de Marvel’s Avengers forem bem trabalhados, este pode ser o melhor jogo da Marvel a longo prazo. Não, a curto ele não é. Nem de longe. Os fãs sentirão falta de muitas coisas e, a Square Enix para evitar os bordões se esquivou de pontos essenciais. Em um dos momentos onde estão todos os heróis reunidos para combater o mal após os cinco anos, Kamala questiona o Capitão América sobre a famosa frase. Eu respirei fundo, também queria ouví-la. Não tem como jogar sem essa vontade.

Marvel's Avengers

Esqueça, aqui ninguém vai avante.

E ele não diz. Inclusive, afirmam que eles não costumam falar esse tipo de coisas. Sabe o que é não ouvir o Avante Vingadores no principal título da franquia, Marvel’s Avengers? A hype que estava ultrapassando o telhado de casa caiu de uma forma abrupta e dá para notar o mesmo no olhar da pobre iniciante. Falando nela, em nenhum momento ela foi chamada pelo seu nome de super-heroína, com todos se referindo a ela pelo nome próprio. Qual o problema de terem a chamado de Miss Marvel em algum momento? Não doeria, sabe?

Esses detalhes desanimaram um pouco enquanto eu jogava, além de querer ter visto bem mais dos Inumanos e dos demais personagens, que apareceram apenas em poucos momentos. O próprio Inferno faz uma ponta no game, além da irmã mais velha de Amadeus Cho, que vestiu o manto de Hulk nas HQs por um tempo. Um título se segurar de forma extrema ao fanservice é péssimo, mas evitá-los a todo custo também é prejudicial.

Marvel's Avengers

Às vezes no vazio tem fanservice, às vezes não.

O que o futuro reserva?

A verdadeira cereja do bolo de Marvel’s Avengers fica onde justamente eles ignoram essa vontade súbita de esconder o fanservice. Podia citar vários trechos onde eles fazem isso de forma tímida, mas que mostraram um potencial gigantesco para futuras histórias. Quer uma delas? Hank Pym trabalhando em programação de robôs, pegando eles dos restos destruídos que ficam da Ideias Mecânicas Avançadas. Não precisava nem citar, mas isso é um grande indício que podemos ver Ultron em algum momento da nova franquia. E isso pode ser sensacional.

A aparição do Sentinela Kree também mostra que a aparição da Capitã Marvel está mais do que garantida. Afinal de contas, como que a criatura parou lá embaixo da Baía de São Francisco? E como que Mônica, a cientista maléfica que tem um romance com Bruce Banner, sabia disso? Existe um universo além da Terra e, acenando para ele, podemos ver até mesmo ameaças galácticas aparecendo nos DLCs ou nos próximos títulos.

Marvel's Avengers

Hank Pym e Ultron têm uma longa história juntos.

Falando no espaço, devo dizer que nunca imaginei que controlaria o Homem de Ferro usando a Starboost para viajar ao espaço com minhas próprias mãos. Jurava que seria um vídeo ou um trecho com quick time events. Mas não, foi caótico, foi amedrontador e sair da atmosfera com Tony Stark foi tão incrível quanto imagina. É um dos momentos onde o jogo brilha. Quando a Crystal Dynamics sai do conforto é onde as coisas ficam espetaculares.

Até mesmo um pequeno relance de Loki dentro de Marvel’s Avengers empolgou, nem que fosse para desapontar com seu final. Ele surge como o falso Thor, reunindo pessoas para um culto e chamando-os de Despertados. Seu intuito é fazer os humanos montarem uma ponte Bifrost para chegarem à Asgard, alegando que também têm direitos perante aos deuses que ali existem. Porém, você impede seus planos, chega ao fim do jogo e não sabe onde isso vai dar.

Marvel's Avengers

E aí, bora para o espaço?

Falando nele, o vilão fez uma ponta também na linha Gamerverse, onde provoca um confronto entre Thor e o Hulk, também mexendo com a Bifrost. Talvez seja um tema para o futuro e já foram deixando as pontas previamente, porém gostaria de ter visto mais dele. Já que apareceu, não custava nada. Além disso, o fato do Kree dormente e da Mônica saber dele me surpreendeu, pois isso não apareceu nem nas HQs prévias do jogo.

Porém, mesmo com tudo isso, a trama é bem genérica e seu único intuito é fazer você, no papel de Kamala, reunir todos os Vingadores. Joga um pouco na história como cada um, mas nunca o bastante. Falando nisso, o game nem é tão longo assim, o que torna a experiência ainda mais frustrante nesse aspecto. Quando consegue resgatar o último herói, você já sabe que está na reta final e eles deixam isso tão claro quanto os raios iluminados do deus do trovão.

Marvel's Avengers

Faltou mais do Loki por aqui, confesso.

Para te compensar, cabe ao multiplayer online te dar mais liberdade para usar o herói que quiser e aumentar suas habilidades na skill tree. Se estiver contando com a trama de Marvel’s Avengers para isso, desiste. E, por fim, fazer as missões fora da história são entediantes e sem charme algum. Invada alguma base, bata em vários robôs e soldados da IMA, quebre alguma coisa ou proteja alguma equipe e pronto, fórmula feita. Com os amigos isso é super divertido, mas sozinho te deixará irritado pela quantidade de repetições, de verdade.

Não me entendam errado, é um game que me divertiu bastante desde que o peguei no lançamento. Ver eles em suas melhores formas na atual geração foi muito bacana. A história, apesar de fraca, entretém com a Kamala empolgada com seus heróis, assim como nós. As referências, para quem as observa, também mostram um gigantesco potencial e, francamente, se os próximos conteúdos trazerem mais disso pode ser um grande acerto. Fugir do que mostraram no cinema também foi um grande acerto, permitindo que coisas novas apareçam por lá.

Marvel’s Avengers deixa um grande gosto de quero mais, contando com os DLCs para diminuírem a sensação a longo prazo. Seu propósito, pelo menos, foi completado. Trazer esse rico universo dos quadrinhos é empolgante no primeiro momento, mesmo com as falhas. De um fã árduo para vocês, se der uma chance poderá ver que ele é apenas uma peça, a primeira, no meio de algo que pode se tornar uma das maiores franquias de jogos de heróis das próximas gerações. E vale a pena ver o início disso tudo em primeira mão.