Skip to main content

Faz algum tempo que venho pesquisando e estudando sobre motivação humana para um projeto pessoal que envolve a criação e manutenção de comunidades online. Curiosamente, na maioria dos livros e artigos que leio sobre o assunto, há algum tipo de referência aos videogames. No entanto, foi no livro de Steven Johnson intitulado Tudo que é ruim é bom para você – Como os games e a TV nos tornam mais inteligentes, que eu tropecei em uma pergunta que me fez olhar para o tema da motivação por uma outra perspectiva…

O que motiva as pessoas a investirem tanto
tempo em videogames?

Embora eu ainda não tenha encontrado uma única resposta para essa pergunta em minhas pesquisas – mesmo porque o foco inicial nem eram os videogames -, um outro pedaço de informação acabou me incentivando a escrever este texto: o não tão conhecido Método de Perfis de Reiss (Reiss Profile Method).

Como tudo que é mensurável no campo da psicologia comportamental, esse método já é usado por corporações e marketeiros para traçar perfis de consumidores, objetivando entender o que os motiva e os impulsiona a tomar decisões de compra. Porém, Steven Reiss, psicólogo norte americano cuja pesquisa originou esse método, começou sua pesquisa pelo ângulo da motivação humana, mais especificamente sobre nossas motivações intrínsecas.

As motivações intrínsecas norteiam os seres humanos pelo interesse ou alegria na própria ação ou tarefa a ser executada, e existem dentro do indivíduo e não dependem de impulsos ou recompensas externas. Há, inclusive, estudos que comprovam como uma atividade realizada puramente via motivação intrínseca pode ser negativamente afetada ao ser misturada com um motivador extrínseco como dinheiro.

Baseados em estudos e teorias publicadas no passado, Reiss e seus colegas fizeram a primeira pesquisa científica em larga escala do tipo, na qual eles entrevistaram aproximadamente 6 mil pessoas de diferentes países e culturas, para traçar o que ficou conhecido como a teoria dos 16 desejos-base.

Vamos à lista…

Embora nós entendamos os videogames como uma realidade externa, os nossos cérebros não enxergam as coisas de forma tão monocromática assim. Quando estamos jogando um game, o que nos motiva no mundo real também tende a nos motivar no mundo virtual. A seguir, tentarei ilustrar a teoria de Reiss com um jogo para cada uma das 16 necessidades psicológicas traçadas por sua pesquisa. Vamos lá?

Desejo Base 1 | Poder

Poder nos diz o quanto um indivíduo deseja liderança / responsabilidade ou subordinação.

header_1

Jogo sugerido: Mass Effect 2

Em Mass Effect 2, objetivo do jogo é relativamente simples: o jogador deve recrutar sob seu comando de uma série de personagens para que formem uma equipe e ataquem uma base alienígena inimiga que ameaça toda a galáxia. Embora esse plot não seja tão distinto de outros jogos – em especial RPGs -, o que diferencia Mass Effect 2 é o fato de o jogo se basear justamente nas missões de recrutamento desses personagens e, posteriormente, em missões de lealdade específicas para cada personagem recrutado; o jogador tem a opção de realizá-las e, assim, tornar esse personagem leal ao líder. Uma vez realizadas essas missões, os personagens têm liberada uma nova habilidade que facilita o combate. Por fim, a última missão do jogo – o ataque à base inimiga – depende de o jogador perceber quais personagens são especialistas em determinadas tarefas; o fato de o personagem designado ser ou não especialista, aliado à sua (falta de) lealdade aumenta ou diminui a chance de sobrevivência na missão.

Desejo Base 2 | Independência

Independência revela o quanto uma pessoa é autônoma ou dependente de outras.

header_2

Jogo sugerido: Minecraft

Minecraft permite que seus jogadores criem mundos inteiros do zero. Para quem olha de fora, esse game pode parecer muito trabalho para pouca diversão, mas para quem está envolvido em uma partida de Minecraft, essa autonomia e liberdade são viciantes. Além disso, Minecraft inclui uma opção social que permite aos seus jogadores co-criar seus mundos com outros amigos online. A independência em Minecraft vai além de suas mecânicas e fez desse game o sucesso estrondoso que foi e ainda é até hoje.

Desejo Base 3 | Curiosidade

Curiosidade atende a importância do conhecimento na vida de um indivíduo
e os motivos por trás da busca por esse conhecimento.


header_3


Jogo Sugerido: Dark Souls

Pode ser que algumas pessoas estranhem Dark Souls representando esse desejo base. Eu imagino que muita gente tenha jogado os jogos da série por pura diversão em suas mecânicas ou por puro masoquismo mesmo, já que é um game famoso por ser ser impiedoso com seus jogadores. Porém, talvez esse seja um motivo ainda mais forte para Dark Souls representar tão bem o desejo da curiosidade. Apenas os jogadores mais curiosos conseguem navegar por sua história, tendo seu LORE revelada por itens e equipamentos espalhados pelo vasto mundo de Dark Souls. Aqui não há uma recompensa tangível para os curiosos. Há apenas conhecimento.

Desejo Base 4 | Aceitação

Aceitação mostra quem ou o que uma pessoa usa para construir uma auto-imagem positiva.

 
header_4

Jogo Sugerido: Life is Strange

Aceitação é uma questão de sobrevivência no mundo real. Nós somos animais sociais e, se as pessoas ao nosso redor não gostarem de nós, dificilmente teremos a ajuda delas em situações difíceis. É algo meio primitivo: se não formos aceitos pelos nossos pares, nossas chances de sobrevivência são menores. Alguns cientistas apontam isso como a causa principal da evolução humana. E não há um jogo melhor do que Life is Strange para representar isso. Nele, acompanhamos a jornada sobrenatural de Max pelo mundo hostil dos jovens adultos da escola de Blackwell. No entanto, não foram os elementos de fantasia que fizeram do jogo o sucesso que foi, mas sim a forma delicada e fiel de retratar a chegada da vida adulta com tanta eficiência, com seus conflitos de identidade e aceitação tão pungentes.

Desejo Base 5 | Ordem

Ordem dita o quanto de estrutura uma pessoa precisa em sua vida.


header_5


Jogo Sugerido: Resident Evil 4

A série Resident Evil é famosa pelos seus sustos e monstros, mas o gênero Survival Horror – principalmente em Resident Evil – tem seu alicerce no sistema de administração de recursos e itens. Geralmente, jogos do gênero oferecem poucos recursos, deixando o jogador em sérios apuros se ele não souber distribuir esses recursos de forma competente durante o jogo. O twist na série em Resident Evil 4 é que a organização do seu inventário é quase que um minigame dentro do jogo e a sobrevivência do jogador depende do quão organizado ele consegue ser, pois além de ter um espaço limitado para carregar seus itens e armas, cada item ocupa um espaço determinado dentro do seu inventário. Devo ter perdido várias horas de jogatina em RE4 reorganizando e criando diversos padrões e ordens para tentar encaixar o máximo de itens possíveis no meu inventário.

Desejo Base 6 | Posse

Posse mostra o quão importante é emocionalmente para uma pessoa possuir coisas.

 
header_6

Jogo sugerido: Age of Empires

Eu sei que vários outros jogos poderiam se encaixar nesta categoria, mas Age of Empires foi o jogo que mais incentivou minha ganância virtual nos anos 90. O jogo é tão eficiente em motivar a termos mais e mais que, muitas vezes, a minha derrota devia-se ao meu próprio descontrole em focar minha estratégia no acúmulo de recursos dentro do jogo. Pensando bem, talvez esse desejo base da posse seja o que mais me atrasa nos jogos, pois eu quero ter muito de tudo o tempo todo. Sofro!

Desejo Base 7 | Honra

Honra tem a ver com o quanto um indivíduo procura se manter fiel aos seus princípios
ou se é mais focado em objetivos práticos e concretos.

 
header_7

Jogo Sugerido: Bioshock

De todos os jogos da série Bioshock, as decisões morais que o primeiro jogo incorporava ainda me vem a memória até hoje. Decidir entre libertar as Little Sisters ou matá-las por suas energias vitais era tão direto, brutal e binário que ficava impossível ser imparcial. Não tinha para onde correr. Frequentemente, a jogadora era confrontada com essa decisão em Bioshock, e as animações, o feedback visual e as recompensas recebidas eram extremamente relevantes para ambos os casos. Por mais que a jogadora entendesse que aquilo era um jogo e que ela não necessariamente precisaria seguir princípios morais e de honra que a norteiam no mundo real, é bem difícil conseguir dissociar uma coisa da outra quando a hora da decisão chega.

Desejo Base 8 | Idealismo

Idealismo revela a importância da responsabilidade de uma pessoa com relação ao que é justo e a justiça social.

 
header_8

Jogo Sugerido: Papers, Please

Papers, Please é um jogo incômodo. De início, parece extremamente simples e monótono. Rever documentos, procurar por discrepâncias e decidir o futuro daquela pessoa a sua frente. Mas com o decorrer dos dias e das ordens dos seus superiores, o jogador é colocado em um modo de reflexão pouco comum em videogames: “Será que o que estou fazendo é justo com essa pessoa e sua família? Estou pensando de forma altruísta ou egoísta?”.

Desejo Base 9 | Contato Social

Contato social mostra a importância de aquisições sociais. Aqui a quantidade também importa.

 
header_9

Jogo Sugerido: Gears of War

Ok, esse aqui é bem pessoal, mas por favor não desistam de mim. De todos os desejos base, contato social é provavelmente o mais forte. O ser humano é um bicho social. Não é à toa que jogos multiplayer são extremamente populares. Não é à toa que o Facebook esteja dominando a vida das pessoas. Nada se compara a dividir a experiência e colaborar com outras pessoas. Mesmo que de forma virtual ou artificial. Gears of War foi o primeiro jogo multiplayer que joguei na vida, e talvez tenha sido o que mais joguei também. Mas não é por isso que ele está na lista. Ele está na lista simplesmente porque eu fiz grandes amigos jogando seu multiplayer. Amigos que eu mantenho até hoje. E é por ter sido o primeiro jogo que me abriu a cabeça para a capacidade social do videogame, que eu garanto a gears of war um lugar nessa lista.

Desejo Base 10 | Família

Família se refere a força do desejo de uma pessoa em cuidar de outros,
principalmente em relação aos próprios filhos.

 
header_10

Jogo sugerido: The Last of Us

O relacionamento entre Joel e Ellie em The Last of Us ilustra perfeitamente o nosso décimo desejo base. Joel não é pai de Ellie. A única coisa que os une, de início, é uma missão. Mas a forma como o cuidado, carinho e atenção entre eles cresce durante o percorrer de suas jornadas faz com que até os corações mais gelados entendam o que é paternidade e amor. É comum ouvir dizer que família não se escolhe, mas amigos sim. The Last of Us coloca um ponto de interrogação nessa afirmativa, questionando se essa linha divisória entre família e amigos realmente existe quando há muito amor envolvido <3

Desejo Base 11 | Status

Status é o desejo de ser diferente dos outros de uma forma elitista
ou de continuar sendo comum como todos os outros.

 
header_11

Jogo Sugerido: Dragon Age Inquisition

Em Dragon Age Inquisition a jogadora é logo no começo de sua aventura confrontada com escolhas de status social. As opções de respostas para os desafios lançados podem tornar seu avatar em um inquisidor duro e arbitrário, gozando de seu poder, ou um líder político de ego equilibrado e apaziguador. Entretanto, a forma como o jogo lança a jogadora no meio dessa ganância por status é muito bem projetada e, muitas vezes, sutil.

Desejo Base 12 | Vingança

Vingança é fortemente ligada a comparação que uma pessoa faz com outras e inclui por um lado, agressão e retaliação, por outro, harmonia e administração de conflitos.

 
header_12

Jogo Sugerido: Mafia 3

Vingança é um tema bem comum em jogos – e em artes em geral. Porém, tivemos recentemente um exemplo de narrativa bem forte neste sentido com o lançamento de Mafia 3. Embora sua jogabilidade seja genérica e um pouco cansativa, a jornada do protagonista Lincoln Clay ambientada em uma vibrante New Bordeaux no final dos anos 60, com seus conflitos raciais e injustiças sociais muito bem desenhadas, tornam a sede de vingança de Lincoln ainda mais visceral. E bota vísceras nisso!

Desejo Base 13 | Romance

Romance revela a importância da sensualidade na vida de um indivíduo.

 
header_13

Jogo Sugerido: The Witcher 3

Geralt é pegador. Isso todo mundo sabe. Os caminhos para o romance em The Witcher 3 não são uma novidade na série. Embora as pegações de Geralt tenham algum fim narrativo em determinados momentos, não é apenas o fato de o game colocar o jogador em posição de escolher entre o romance ou não, mas também a forma como o jogo aprecia o romance e sexo de uma forma estética. As cenas de sexo em Witcher 3 são cuidadosamente animadas, iluminadas e sonorizadas, fazendo com que o erotismo nelas contido seja realizado de forma relevante a trama e, com isso, memorável dentro da experiência como um todo.

Desejo Base 14 | Comer

Comer procura determinar a importância de … Dããã … Comer na vida de uma pessoa.

 

Jogo Sugerido: Final Fantasy XV

A mais nova iteração da série Final Fantasy possui diversos sistemas e mecânicas, mas o que talvez chame mais atenção pela sua criatividade e estética é o sistema de comidas dentro do jogo. Comer em Final Fantasy XV é importante, provendo aumento de alguns status e boas vantagens em batalha, mas não é só isso. As comidas e receitas em FFXV são lindas e muitas delas dão água na boca, fazendo com que a jogadora aprecie ainda mais esse curioso e inteligente sistema no jogo.

Desejo Base 15 | Atividade Física

Atividade Física revela a importância e o grau da prática de atividade física
na vida de uma pessoa para que ela tenha uma vida satisfatória.

 
header_15

Jogo Sugerido: The Escapists

Em The escapist você é um prisioneiro que precisa bolar estratégias e planejar rotas para escapar da cadeia. Além das eventuais brigas e furtos, o jogo possui uma mecânica na qual se exercitar na academia é importante para que seu avatar tenha energia suficiente para efetuar algumas ações dentro do game. Aqui não há nenhuma alteração estética do personagem, que continua sendo um bolinho de pixels, mas as diferenças em sua força e vitalidade podem ser grandes aliados na hora de praticar aquela fuga marota.

Desejo Base 16 | Tranquilidade

Tranquilidade identifica a importância da estabilidade emocional para uma vida satisfatória.

 
header_16

Jogo Sugerido: Silent Hill 4: The Room

Ok ok, o que um jogo da série Silent Hill está fazendo na categoria de tranquilidade? Jogar Silent Hill é o completo oposto de tranquilidade, de fato. Entretanto, SH4 brinca muito bem com esse conceito quando, no início, coloca o tal quarto como um ambiente “calmo” para o jogador recuperar suas energias. É justamente dessa tranquilidade garantida pelo contraste entre o mundo cão do lado de fora com o ambiente seguro do lado de dentro do quarto que traz SH4 para esta lista. Aliás, mais forte do que esse contraste, é o fato de que essa tranquilidade é desafiada cada vez mais com a chegada das sombras pouco a pouco dentro do quarto, fazendo com que o jogador aprecie e venere ainda mais os poucos momentos de paz que ainda lhe restam.

Cada jogo, uma sentença

É impossível dizer que os designers dos games presentes na lista tenham pensado nas motivações de Reiss como um norte para seus projetos. No entanto, isso não quer dizer que, na hora de projetar algo divertido e emocionante, eles não tenham a motivação como meta. Um jogo que não consegue motivar e cativar o jogador a prosseguir com seus objetivos é um jogo falho.

Pessoalmente, sempre acreditei que muito do fator diversão de um jogo estava ligado à mecânicas, sistemas ou histórias que fossem satisfatórias e prazerosas; hoje entendo que a complexidade da linguagem dos videogames faz com que nós os apreciemos de forma igualmente complexa. Por isso é tão difícil dizer quando um jogo é bom ou não, pois sabe-se lá o que vai motivar uma pessoa a gostar daquele jogo.

Mas digam aí, concordam com os jogos da lista? Não? Deixem suas opiniões e sugestões de outros jogos nos comentários. 😉