Skip to main content

Eu acho que já falei isso aqui alguma vez, se não falei falo agora: ser chefão de uma companhia que faz jogos para videogames é um dos trabalhos mais fáceis do mundo.

Não, desculpe, a frase está errada, deixe-me reconstruir. Ser chefão de uma companhia que faz jogos para videogames é um dos trabalhos mais difíceis do mundo – porque parece que um dos requisitos básicos para o cargo é ser um idiota completo. Porque só mesmo um idiota para tomar algumas das decisões que os chefões tomam – e só mesmo sendo mais idiota ainda para manter esse pessoal no cargo.

Vamos pra penúltima do papagaio: NBA Jam. Até hoje, o jogo era exclusivo do Wii, apesar dos rumores que diziam que ele ia ser lançado também para os gêmeos HD. Bem, hoje a EA soltou a confirmação de que realmente o PlayStation 3 e o Xbox 360 terão NBA Jam. No entanto, haverá uma pequena diferença. No Wii, ele será um jogo retail, em disco, a preço completo. No PS3 e no Xbox 360, ele será um brinde.

Sim, vocês não leram errado. Enquanto o pessoal do Wii terá que passar pelo caixa e comprar o jogo completo, o pessoal dos consoles HD terá NBA Jam como um código para baixar o jogo de graça ao comprar NBA Elite – e com online, coisa que ainda não está confirmada para a versão Wii.

Mas, mesmo assim, ainda tem truque. A versão HD não é completa (tem online, mas perde o modo Remix Tour do Wii), e o jogo (em princípio) estará disponível apenas como brinde do NBA Elite, não sendo vendido na Live e na PSN. E o código é de uso único, o que significa que o preço de revenda do Elite vai cair uma barbaridade.

No papel, um negócio redondo pra EA. Conseguem promover o NBA Elite, que está sendo chutado de todos os lados (ainda mais com a concorrência do NBA 2K11), e dão uma chapuletada nas orêia do mercado de usados.

Agora, para o pessoal que paga… Os donos de Wii vão ter que comprar pelo preço total um jogo que o pessoal dos outros consoles vai ganhar de brinde e ainda por cima (em princípio) não ter online. E os donos dos outros consoles vão ter que comprar um jogo que não querem pra ter uma versão capada do jogo que realmente querem – e depois ainda nem vão poder vender direito o jogo que não querem. Realmente, é coisa de JÊNIO!

E isso que ainda nem falei do pessoal da imprensa especializada… Mas isso fica pra semana que vem.