Skip to main content

Depois de passar um ridículo tremendo com a queda do sistema de segurança do PS3, que fez com que caíssem as chaves do PSP e do Blu-Ray por tabela, a Sony agora resolveu fazer papel de palhaça. Há algumas semanas, a Sony abriu um processo na Califórnia contra GeoHot e o grupo fail0verflow. Esse foi um processo em que, na prática, o único afetado foi GeoHot, porque é o único que tem uma identidade definida no processo (George Hotz) e que mora nos EUA – os únicos membros do team fail0verflow para os quais a Sony conseguiu encontrar o nome real foram marcan (Hector Martín), que mora na Espanha, e segher (Sven Peter), que mora na Holanda; bushing é americano, mas a Sony não conseguiu descobrir sua identidade real.

E, para piorar, o caso foi aberto na Califórnia, enquanto GeoHot mora em Nova Jérsei. Os argumentos da Sony são de que GeoHot tem uma conta de PayPal em que recebeu doações e uma referência a abertura de processos na Califórnia nos termos de serviço da PSN – sendo que GeoHot nem mesmo tem uma conta PSN.

E agora, para melhorar, se descobriu que a Sony está enviando notificações de “cease-or-desist” contra TODOS os hackers da scene, alegando ofensas contra o DMCA (Digital Millenium Copyright Act). Além do repositório de programas de GeoHot, a Sony já conseguiu eliminar os repositórios no GitHub de graf_chokolo, KaKaRoToKS e kmeaw. Além disso, obrigou o GitHub a eliminar os forks (cópias de repositório) de centenas de usuários, que estavam apontando ao repositório do fail0verflow.

O mais incrível é que não acaba aí. De acordo com documentação obtida pelo site PSX-Scene, a Sony vai solicitar judicialmente informação a vários sites (Paypal, Google, Twitter, Slashdot, GitHub e o próprio PSX-Scene) para conseguir todos os dados necessários para abrir processos contra outros hackers da scene (marcan, sven, bushing, segher, hermes, kmeaw, waninkoko, graf_chokolo e KaKaRoToKS).

É impressionante a fórmula de advogado de porta de cadeia desses senhores. Eles estão fazendo esse tipo de ameaças e processos em cima de processos, recursos em cima de recursos, com o único objetivo de fazer os hackers se cagarem de medo ou desistirem pelo aumento dos custos de defesa. Por um bom motivo: ELES NÃO TÊM NENHUMA POSSIBILIDADE DE GANHAR. Quase todos os hackers vivem na Europa, onde o DMCA não vale – e mesmo os americanos não têm a menor chance de perder, porque o DMCA protege a Sony contra software anti-pirataria… E o hack do fail0verflow e do GeoHot NÃO ABRE AS PORTAS PARA A PIRATARIA. Além disso, todo o software que eles estão criando é 100% legal, não está sendo criado com ferramentas da Sony. E a chave privada do PS3 não é patenteável, você não pode patentear uma sequência de letras e números…

A Nintendo e a Microsoft não perderam tempo tentando processar os hackers, eles tentaram (e estão tentando) fechar os buracos. A Sony não tem como impedir o hack, então agora está usando métodos imorais para tentar fazê-lo – legais, mas imorais. E não percebem que, fazendo isso, vão deixar putos os hackers que poderiam de alguma forma estar do seu lado.

Senhores, tenham um mínimo de vergonha na cara. Admitam que a segurança de seu console é uma merda e tenham o mínimo de bom senso para perceber que tentar eliminar a “presença” do hack na internet agora é como tentar colocar uma porta pra fechar o acesso ao campo. Deixem de gastar dinheiro para enquadrar uns pobres coitados achando que vão conseguir solucionar algo.