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A primeira parte do aguardado remake de Final Fantasy VII finalmente está entre nós, sendo tudo que a gente esperava e ousando ir além! É de se esperar que os fãs mais hardcore não vão descansar até que consigam obter o cobiçado troféu de platina do jogo, então mais uma vez estamos aqui para salvar a vida de vocês e garantir que essa platina faça parte da sua coleção.

Por enquanto o jogo é exclusivo de PlayStation 4, mas na própria capa já ficou claro que essa exclusividade só vai durar um ano (termina em 10/04/2021), então esse guia também será útil para as demais plataformas no futuro. Caso você já tenha terminado o game e não entendeu muito bem o final ou todas as pontas soltas que ele deixou, no nosso artigo explicamos tudinho, de cabo a rabo!

Se estiver procurando mais guias de troféus, confira nossa sessão de guias.

Dificuldade para platinar
Tempo aproximado para platinar Entre 60 e 80 horas
Mínimo de jogadas 2
Tem troféus online? Não
Tem troféus perdíveis? Não
Tem troféus bugados? Não
A dificuldade jogada afeta os troféus? Sim

Final Fantasy VII Remake tem uma platina bem acessível, ainda que seja meio trabalhosa. Quase todos os troféus podem ser coletados jogando naturalmente, então ao terminar o jogo você provavelmente só terá as conquistas pós-game para pegar. Não se preocupe caso deixe passar algum, pois ele tem seleção de capítulos, então nenhum troféu nesse jogo é perdível, apesar de alguns constarem assim no nosso guia (eles são perdíveis somente no momento em questão).

O jogo é dividido em capítulos, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque fica fácil de repetir trechos específicos, mas ruim porque todos os capítulos são longos e você precisará repetir alguns muitas vezes (eu mesmo perdi as contas de quantas vezes tive que jogar o Capítulo 9). Além disso, você será obrigado a terminar a campanha duas vezes, pois o modo Difícil só é liberado após zerar uma vez, então vai se acostumando com as repetições.

Nenhum troféu é difícil de pegar. Os que chegam mais perto disso são os relacionados com o modo Difícil, então nada que uma boa estratégia resolva. Termine a campanha normalmente, pegue todos os outros troféus que sobraram e deixe os troféus do Difícil por último. Recomendo deixar sua jogada nessa dificuldade como último troféu do jogo, pois você já estará bem mais preparado para os desafios que virão.

Sem mais, aproveitem esse jogaço! Confira abaixo a lista de troféus e a estratégia para obter cada um.

Master of Fate
Earn all FINAL FANTASY VII REMAKE trophies.
Obtenha todos os outros troféus.
Onetime Gig
Complete Chapter 1.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 1.
Escape Artist
Complete Chapter 2.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 2.
Mercenary Endeavors
Complete Chapter 3.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 3.
Night on the Town
Complete Chapter 4.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 4.
Plan E
Complete Chapter 5.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 5.
Lights Out
Complete Chapter 6.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 6.
Trapped like Sewer Rats
Complete Chapter 7.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 7.
Reunited
Complete Chapter 8.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 8.
Never the Bride
Complete Chapter 9.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 9.
Sewer Survivor
Complete Chapter 10.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 10.
Paranormal Investigator
Complete Chapter 11.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 11.
The Collapse
Complete Chapter 12.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 12.
Broken Dreams
Complete Chapter 13.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 13.
Picking Up the Pieces
Complete Chapter 14.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 14.
The Pizza in the Sky
Complete Chapter 15.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 15.
No Appointment Needed
Complete Chapter 16.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 16.
Emerging from Chaos
Complete Chapter 17.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 17.
Destiny’s Crossroads
Complete Chapter 18.
Relacionado à história, impossível de perder. Obtido após concluir o Capítulo 18 e terminar o jogo.
Warming Up
Win a battle.
Impossível de perder. Obtido logo após derrotar seus primeiros inimigos nos momentos iniciais do jogo.
Weakened Resolve
Exploit an enemy’s weakness.
Impossível de perder.
Obtido assim que você atacar com uma magia que seja a fraqueza de algum inimigo. Teoricamente, esse troféu até pode ser perdido caso você não faça isso em nenhum momento do jogo, mas é quase impossível que isso aconteça.

Para descobrir as fraquezas dos inimigos, você precisa equipar a matéria Análise (obtida com o Chadley no Capítulo 3) e usá-la em combate para obter toda uma análise estratégica de como derrotar aquele inimigo. Lá você descobre qual magia usar para explorar seu ponto fraco, mas geralmente é bem simples de deduzir essas informações, pois o jogo segue alguns padrões.

Humanos são fracos a fogo, máquinas à eletricidade, inimigos voadores a vento e monstros a gelo. Salvo algumas exceções, essas regras se aplicam em basicamente 90% dos inimigos, então tendo isso em mente você não terá problemas em explorar suas fraquezas.

Caso queira obter esse troféu logo no início do jogo, use a magia de fogo nos soldados da Shinra no Capítulo 1.

Bonds of Friendship
Free a bound ally.
Impossível de perder.
Alguns inimigos e chefes podem prender um personagem do seu grupo, tornando impossível de controlá-lo. Isso é mais comum com chefes, onde geralmente eles usam um ataque bem forte no personagem afetado caso você não consiga soltá-lo a tempo.

O troféu exige que você consiga soltar esse personagem, o que na verdade é bem fácil. Geralmente o personagem afetado será aquele que você estiver controlando, então basta alterar para outro e atacar com tudo que tiver até que ele seja liberto.

Provavelmente, você ganhará esse troféu no primeiro chefe do jogo, o Scorpion Sentinel (como mostrado na imagem do troféu).

Staggering Start
Stagger an enemy.
Impossível de perder.
Obtido após atordoar um inimigo pela primeira vez. Provavelmente você obterá esse troféu ao enfrentar o primeiro cão de guarda da Shinra no Capítulo 1.

Quando atacamos muito um inimigo ou exploramos seus pontos fracos, ele pode ser atordoado. Embaixo de sua barra de HP você pode acompanhar o progresso da barra de atordoamento. Quando isso acontece, ele fica vulnerável e você pode causar no mínimo mais 160% de dano enquanto ele estiver atordoado.

Cada inimigo possui um jeito de ser atordoado, você pode descobrir como ao usar a habilidade Análise em combate. Inimigos mais simples só precisam levar vários hits, sendo os mais fáceis de atingir esse feito.

Music Collector
Collect 3 music discs.
Troféu de colecionáveis. Veja o troféu Disc Jockey para mais informações.
Gotta Start Somewhere
Complete a quest.
Impossível de perder. Veja o troféu Best in the Business para mais informações.
My First Ability
Max out a weapon’s proficiency.
Impossível de perder. Veja o troféu Weapons Expert para mais informações.
Materia for Beginners
Level up an orb of materia.
Impossível de perder.
Assim como no clássico, toda magia e habilidade dos nossos personagens gira em torno de matérias. As matérias possuem diversos níveis e sempre que sobem de level, elas ampliam sua capacidade. Um exemplo: uma matéria de Cure evolui para Cura no level 2 e para Curaga no level 3.

Cada matéria exige uma quantidade de PA para evoluir, pontos obtidos normalmente em combate, assim como o XP. Todas as matérias equipadas nas armas e armaduras dos seus personagens recebem PA, então não há necessidade de ficar usando para elas evoluírem.

Você provavelmente ganhará esse troféu nos capítulos iniciais, pois não demora muito para evoluir uma matéria para o nível 2. Caso queira garantir esse troféu o mais cedo possível, o Cloud já começa o jogo com uma matéria de Fogo, então deixe-a equipada até que evolua.

My First Summon
Invoke a summon.
Impossível de perder.
Outro troféu que teoricamente é perdível, mas é muito improvável que você não use nenhuma summon ao longo de todo o jogo.

As clássicas invocações da franquia estão de volta, mas apenas em batalhas específicas. O jogo possui 6 summons no total (sem contar as exclusivas de bônus de pré-venda e edições especiais) e você recebe a primeira no fim do Capítulo 3.

Para poder usá-la, primeiro você precisa equipar a matéria na arma de um personagem. Durante algumas lutas específicas (como batalhas contra chefes ou combates no Coliseu e Simulador da Shinra), uma barra de invocação vai surgir acima da HUD dos personagens, no lado direito da tela. Quando ela se encher, você pode invocar alguma criatura, desde que tenha todas as barras de BTA necessárias.

A primeira oportunidade de usar uma summon será nas batalhas que antecedem a luta contra Roche, o chefe do Capítulo 4.

Biker Boy
Get praised by Jessie at the end of the motorcycle mini-game.
Troféu de minigame. Perdível.
No início do Capítulo 4 jogamos um minigame de moto, semelhante ao do clássico. Dependendo do seu desempenho, Jessie pode elogiar ou tirar sarro de Cloud no final desse trecho. O troféu exige que você seja elogiado.

Para isso, você precisa terminar o minigame com mais de 75% de HP. É bem improvável que você consiga na sua primeira jogada, então deixe para fazer no Fácil através da seleção de capítulos após terminar o jogo. Vale lembrar que não vale trapacear e pular o minigame da moto (essa opção fica disponível após completar a campanha), pois o jogo vai considerar como “fracasso”.

No Fácil você não terá grandes problemas, pois os ataques dos inimigos tiram muito menos HP, mas ainda assim é preciso ter bastante cuidado. Fique atento principalmente com os soldados de elite (os que usam uniforme vermelho), pois eles atiram granadas. Você só pode ser atingido por, no máximo, duas granadas para se sair bem-sucedido – mas isso significa que você não vai poder levar nenhum hit de Roche na próxima parte, então é melhor não ser atingido por nada.

Após enfrentar os soldados, vem o trecho do SOLDIER Roche, um dos personagens novos desse remake. Ele atira feixes de energia e invoca trovões do céu, então a estratégia é tentar alcançá-lo o mais rápido possível, sempre bloqueando nos momentos que ele atira os feixes de luz para evitar levar muito dano. Quando chegar até ele, bata de três a quatro vezes e se afaste para evitar levar alguma porrada.

Quando ele sobe no muro, é o momento que vai começar a cair trovões. O padrão é muito simples, apenas fique andando em ziguezague para não ser atingido. Caso você não tenha sido atingido por nenhuma granada antes, você pode ser atingido por dois trovões. Se uma granada te acertou, então ainda tem direito a um trovão, mas nunca um terceiro hit.

Geralmente, quando você é atingido por três ataques fortes, Jessie vai dizer que você pode frear para evitar um ataque. Isso significa que você já falhou no troféu e precisa recomeçar. Ao vencer Roche, você saberá que conseguiu caso Jessie dê um beijinho na bochecha de Cloud, ganhando o troféu logo em seguida.

Heavenly Dart Player
Rise to the top of the Seventh Heaven darts leaderboard.
Troféu de minigame. Perdível.
Em um determinado momento do Capítulo 3, Cloud terá que esperar por Tifa em seu bar. Para dar continuidade à história, você precisará jogar um minigame de tiro ao alvo; o jogo continua independente da pontuação que você conseguir, porém o troféu exige que você bata o recorde de 8 dardos do Wedge (você pode ver o placar de líderes no papel colado na parede ao lado do alvo).

O objetivo é usar o menor número de dardos possível para se livrar de todos os seus pontos. Você começa com 301 e, caso consiga um acerto perfeito em todas as chances, vai precisar de aproximadamente 5 dardos para isso. O minigame é bem simples: basta esperar que o círculo da mira fique pequeno, colocá-lo no centro do alvo e, assim que ficar verde, atirar o dardo. Cada acerto perfeito são 50 pontos a menos.

Você precisa utilizar no máximo 7 dardos, então ainda existe uma pequena margem para erro. Nos pontos finais, provavelmente o alvo irá iluminar uma parte em específico e é lá que você deve atirar, pois você perde a rodada caso fique com pontos negativos (por exemplo, se faltar 45 pontos para vencer e você fizer um acerto de 50).

Além do troféu, Wedge te presenteia com uma matéria de Sorte no fim do Capítulo 4.

Cleanup Crew
Obtain the Chocobo & Moogle materia.
Troféu perdível.
A summon Chocobo e Moogle é a primeira matéria de invocação que obtemos no clássico, mas no remake eles estão um pouco mais escondidos.

Você encontra a matéria no final do Capítulo 6, após desligar os três sóis artificiais. A caminho desse ponto, você terá que passar por três ventiladores gigantes e Tifa irá dizer para você não olhar para eles. No meio do trajeto, ela vai dizer que viu uma matéria em um dos ventiladores, mas caso você não olhe, o objetivo opcional não vai aparecer no mapa. Assim que ela avisar, mire a câmera para os ventiladores para ficar marcado no mapa (mas caso não fique não tem problema, ainda dá para pegar a matéria).

Quando terminar de desligar as três luzes, você terá que embarcar em um grande elevador, mas o que queremos está em um pequeno elevador à direita dele. Suba nele e você chegará em uma área com uma máquina de itens e um painel. Ative o painel e siga pelo corredor, onde você chegará em uma área aberta e terá 1 minuto para derrotar todos os inimigos. Caso consiga, é só coletar a matéria do Chocobo e Moogle na sala seguinte.

Se por acaso você subir no elevador que dá continuidade à história, Barret vai avisar que ainda existem matérias que você não coletou, dando uma segunda chance de pegá-las antes de progredir.

In Lockstep
Bypass the delta-level security lock in Mako Reactor 5.
Troféu perdível.
No Capítulo 7 você terá a possibilidade de remover diversos componentes do chefe que irá enfrentar em seguida, o Airbuster. Após retirar tudo que for possível, você terá que realizar um puzzle para abrir a porta que dá continuidade ao jogo. Nesse puzzle, os três personagens precisam ativar várias alavancas simultaneamente.

Abrindo a porta padrão, um novo objetivo paralelo vai surgir, esse que dá acesso a uma sala onde você poderá lootear tudo que retirou do robô. Para abrir a porta para essa sala, você precisará fazer o mesmo puzzle no painel ao lado, porém dessa vez serão quatro sequências de alavancas.

Esse puzzle pode ser um pouco frustrante, mas é simples de entender: apenas veja na tela do painel para qual direção cada personagem precisa puxar a alavanca e mova o analógico apenas quando Tifa se mexer. Caso você dê o comando antes, vai dar errado, mas você pode tentar quantas vezes for necessário até conseguir.

O troféu cai após a porta se abrir e você entrar na sala.

Crate Annihilator
Complete all Normal difficulty Whack-a-Box challenges.
Troféu de minigame. Perdível.
Após concluir a sidequest “Crianças em Patrulha” (Kids on Patrol) no Capítulo 8, você libera uma nova missão paralela chamada “Um Herói Verificado” (A Verified Hero). Ela pode ser acessada no esconderijo das crianças do Setor 5 falando com uma garotinha, próximo da passagem dos fundos.

Nela você jogará um minigame de quebrar caixas. Para concluir a missão você só precisa alcançar 10 mil pontos, mas o troféu exige que você bata o recorde de 30 mil. Cada caixa tem um valor diferente e obviamente as caixas maiores dão mais pontos, mas também são mais difíceis de quebrar.

Felizmente, nos desafios do nível Normal você tem 1 minuto e meio para alcançar essa pontuação, o que é tempo de sobra. Se quiser que as coisas sejam ainda mais tranquilas, procure pelas caixas vermelhas com um relógio, pois cada uma te dá 10 segundos de brinde.

O segredo é sempre usar o ataque em área para destruir várias caixas de uma vez, então dê 2 hits comuns e finalize segurando o quadrado para Cloud dar um giro com a espada. As caixas mais difíceis de quebrar são as que valem 1.500 pontos e, caso você não use a abordagem certa, pode perder um tempo valioso batendo nelas. Para quebrá-las com um único golpe, utilize a habilidade da espada Hardedge, Fim da Eternidade (Infinity’s End), um poderoso ataque em área que as destrói em menos de 10 segundos e te poupa um bom tempo.

Say It with Flowers
Decorate the Leaf House with a floral arrangement.
Impossível de perder.
No Capítulo 8, após chegar na casa de Aerith, Cloud terá que colher algumas flores no jardim e levar para o orfanato do Setor 5. Após cumprir mais algumas missões principais, você terá que voltar para a casa de Aerith e no caminho a mulher do orfanato vai te abordar para mostrar o arranjo de flores que eles fizeram, recebendo o troféu em seguida.

Como a entrega de flores faz parte da linha de missões principais do capítulo, é impossível perder esse troféu.

Summon Slayer
Defeat a summon in battle.
Chefe opcional.
A partir do Capítulo 8, você poderá enfrentar summons em combate através do simulador em realidade virtual do Chadley. Após completar quatro Informes de Combate, ele vai disponibilizar a primeira batalha contra Shiva, mas conforme você avança na pesquisa também poderá enfrentar Fat Chocobo, Leviathan e Bahamut.

O troféu é obtido após derrotar o primeiro deles, não importa quem seja. Você pode acessar essas batalhas em qualquer capítulo em que o Chadley apareça (3, 8, 9, 13, 14 e 17) e terá a ajuda dos personagens que estiverem te acompanhando no momento.

Todas as batalhas podem ser jogadas no Fácil, para facilitar sua vida. Caso queira derrotar Shiva sem suar, equipe uma matéria Elemental no nível 2 ou superior na armadura de Cloud e a conecte com uma matéria de Gelo. Desse modo, Cloud ficará imune a todos os ataques de Shiva e você só vai precisar ficar atacando sem parar.

Como recompensa por vencer essas lutas, você ganha uma matéria de invocação da criatura derrotada.

Sultan of Squat
Complete all squat challenges.
Troféu de minigame. Perdível.
O minigame de agachamentos da academia do Wall Market retorna no Capítulo 9, só que mais elaborado. Esse minigame fica acessível na sidequest “Queima de Coxas” (Burning Thighs), disponível quando Madame M estiver arrumando Aerith. Você terá três adversários para enfrentar, cada um mais difícil que o anterior; a missão só exige vencer o primeiro nível do desafio, os outros dois são opcionais, mas o troféu exige que você derrote todos.

Seu objetivo é apertar um padrão de botões com uma velocidade crescente para Cloud fazer mais agachamentos que o adversário. O padrão nunca muda, será sempre Triangle > Circle > Cross > Square, porém após alguns segundos a ajuda na tela vai desaparecer e você vai ter que apertar os botões por conta própria. Caso você aperte um botão fora de hora, Cloud vai cair e perder alguns segundos.

Mesmo contra Jules, o último desafiante, é bem provável que você não tenha problemas para vencer, pois os adversários caem muito. Quando os botões sumirem da tela, o segredo é sempre apertar quando Cloud parar de se mexer, pois isso indica que ele está esperando um novo comando. Em alguns momentos você terá que apertar um botão várias vezes para prosseguir, então aperte apenas 5 VEZES. Mais do que isso fará Cloud cair em seguida.

Dancing Queen
Received a gift from Andrea for being a dance superstar.
Troféu de minigame. Perdível.
Seguindo a linha de missões principais do Capítulo 9, em um determinado momento Cloud será convidado para ir ao Honeybee Inn!, o que vai resultar em um minigame hilário onde Cloud faz uma performance de dança ao lado do dono da boate.

O minigame é bem simples, basta apertar os botões que aparecem na tela no momento em que o círculo se encaixar neles. O jogo tenta dificultar com mudanças bruscas de takes e colocando os botões atrás dos personagens para nos pegar de surpresa, mas no geral é muito fácil (só se certifique de acertar o timing sempre).

No final, você receberá uma recompensa baseada em seu desempenho e o troféu exige que você ganhe os Brincos do Anyan, que é a melhor delas. O jogo não especifica quantos acertos perfeitos você precisa para ganhar os brincos, mas o ideal é não errar nenhum comando e ter no máximo 5 acertos classificados como “Bom” para garantir.

Esse é o único momento em que você pode jogar esse minigame, ele não pode ser jogado quantas vezes quiser como os outros. Você terá que jogá-lo várias vezes na busca pela platina, mas caso queira garantir de primeira, faça um save manual antes de entrar no palco com as abelhinhas.

Returning Champion
Emerge victorious from a colosseum sparring session.
Troféu de minigame. Perdível.
No Capítulo 9, após vencer a Hell House no Coliseu do Corneo (missão de história), você vai liberar novas batalhas no Coliseu e elas poderão ser acessadas imediatamente.

A princípio você só terá uma batalha solo para Cloud e uma para Aerith, mas o troféu só exige que você ganhe uma delas. Trata-se de cinco batalhas consecutivas que, no geral, serão bem tranquilas, pois só terão inimigos comuns. Vale lembrar que você terá que vencer todos os desafios do Coliseu para platinar, então esse troféu será só uma consequência disso.

É recomendado já fazer essas batalhas antes de sair do Coliseu, pois caso você dê continuidade à história, Aerith vai sair do seu grupo e você não poderá mais acessar os desafios dela.

Snappy Dresser
Obtain three bridal candidate outfits.
Impossível de perder. Veja o troféu Dressed to the Nines para mais informações.
Dressed to the Nines
Obtain all nine bridal candidate outfits.
Troféu de colecionáveis. Perdível.
Um dos momentos mais icônicos do clássico era a sidequest de vestir Cloud de mulher, o que retorna no remake, só que com mais possibilidades. Para se infiltrar na mansão de Don Corneo, Cloud, Tifa e Aerith precisam se produzir para chamar a atenção dele e cada um deles possui três vestidos diferentes. O troféu requer que usemos cada um pelo menos uma vez.

O vestido de cada personagem é definido por uma série de escolhas que acontecem desde o Capítulo 3. Na sua primeira jogada você desbloqueará três deles, então vai precisar rejogar alguns capítulos mais duas vezes para liberar os outros. Isso não significa que você terá que jogar metade do jogo novamente, basta repetir o Capítulo 3 alterando suas escolhas, depois pular para o Capítulo 8 e jogar até o final do 9. Vale lembrar que você precisa TERMINAR o capítulo para o jogo salvar suas novas escolhas, só assim elas vão contar nos demais quando você pular via seleção de capítulos.

Confira como obter cada vestido:

Tifa: o vestido que ela usa no Capítulo 9 é definido após concluir todas as sidequests do Capítulo 3. Isso vai liberar o objetivo opcional “Enfim Sós”, onde ela vai chamar Cloud para sair e você terá a opção de escolher qual vestido ela vai usar: maduro, esportivo ou exótico. Se você não fizer todas as sidequests, Tifa vai usar o vestido “maduro” automaticamente, então caso queira facilitar sua vida, escolha o esportivo ou o exótico na sua primeira jogada.

Aerith: o vestido que ela usa no Capítulo 9 é definido de acordo com o número de sidequests que você fez no Capítulo 8. Se você fizer todas as 6, ela usará um belo vestido vermelho; se fizer apenas 3, um vestido rosa mais ou menos; se não fizer nenhuma, um vestido rosa bem simples.

Cloud: o vestido que ele usa no Capítulo 9 depende das sidequests que você faz no Capítulo 9. Existem duas linhas de quests opcionais que são definidas de acordo com suas escolhas no próprio capítulo (veja o troféu Best in the Business para mais informações). Fazendo as missões do Sam, Cloud ganha um vestido preto e azul; fazendo as missões de Madame M, Cloud ganha um vestido branco; se não fizer nenhuma sidequest, Cloud ganha um vestido preto simples, mais semelhante com o do jogo original.

O troféu cai após você obter o último vestido, que provavelmente será do Cloud. Vale lembrar que o jogo só salva os vestidos caso você termine o Capítulo 9, então não saia antes de concluir.

Whack-a-Box Wunderkind
Complete all Hard difficulty Whack-a-Box challenges.
Troféu de minigame. Perdível.
Lembra do minigame das caixas do Capítulo 8? No Capítulo 14 você libera um novo nível de dificuldade para ele, o Difícil, e novamente você precisará bater o recorde de 30 mil pontos, só que com muito menos tempo disponível.

O minigame em si não mudou nada, mas dessa vez você começa com apenas 30 segundos no relógio! O segredo é já começar quebrando o máximo de caixas vermelhas que conseguir para ganhar mais tempo, então ignore as caixas de pontos e faça uma busca completa atrás de caixas de tempo. Em diversos trechos, seu caminho estará bloqueado por caixas gigantes de 1.500 pontos, então não se esqueça de usar a habilidade Fim da Eternidade (adquirida com a espada Hardedge) para quebrá-las com um único hit.

Após chegar ao fim do percurso e ter quebrado todas as caixas vermelhas, você estará com aproximadamente 20 mil pontos e tempo suficiente no relógio para quebrar as caixas que sobraram e alcançar a pontuação necessária. É bem mais difícil que o desafio original, mas com essa estratégia você não terá problemas.

Peeress of Pull-Ups
Complete all pull-up challenges.
Troféu de minigame. Perdível.
No Capítulo 14 você libera o minigame de flexões na academia do Wall Market e se você não gostou do minigame de agachamentos, você ainda não viu nada. Esse minigame fica disponível através da sidequest “Wavering Heart”, onde só precisamos vencer o primeiro desafiante para completá-la, mas o troféu exige vencer todos os três.

O minigame de flexões é mais difícil que o de agachamentos por uma série de motivos. Primeiro: dessa vez você não tem um padrão fixo de botões para apertar, pois em cada tentativa e rodada a sequência muda, então seu cérebro vai bugar o tempo todo ao tentar aumentar a velocidade. Segundo: os botões continuam desaparecendo da tela, então você vai precisar decorar a sequência rapidamente e se adaptar a ela para evitar erros. Quando você aperta um botão errado ou fora de hora, Tifa vai cair, fazendo com que você perca alguns segundos.

O minigame em si já é difícil, mas o último nível contra Jules é onde está o verdadeiro perigo. Jules é incansável, ele só cai uma vez no início do primeiro round e mais uma no final do segundo (quando ele já fez umas 20 flexões seguidas), então não há espaço para erros, você precisa fazer as duas rodadas sem cair uma única vez se quiser vencer.

Como a sequência sempre muda, não existe uma dica tão efetiva para vencer, apenas ficar tentando até eventualmente conseguir. As dicas do minigame de agachamento se repetem aqui: fique atento aos movimentos de Tifa, sempre que ela parar de se mexer é o momento certo de apertar o botão; desse modo você não erra o timing e consegue evitar as quedas. Quando você tiver que apertar o mesmo botão continuamente, aperte 5 VEZES e nada mais, passando disso você vai acabar caindo em seguida.

Para vencer Jules, você precisará fazer mais de 40 flexões e ainda assim será um placar apertado.

Divine Gratitude
Receive a letter from an angel.
Troféu perdível.
Esse troféu só pode ser obtido no final do Capítulo 14, caso você tenha feito todas as sidequests do jogo. Cumprindo esse requisito, ao liberar o objetivo principal de usar sua arma de gancho para escalar o muro (o que vai encerrar esse capítulo), a caminho desse muro você verá a carta e uma matéria Elemental no chão, em frente ao ponto de fast travel do Chocobo (os itens emitem um brilho azul, não vai ter como perder de vista).

Existem sidequests no Capítulo 3, 8, 9 e 14. É importante ressaltar que você não ganhará o troféu Best in the Business junto com esse, pois o jogo possui um total de 26 sidequests, mas você só pode completar 24 em uma jogada. Para receber a carta, você precisa cumprir todas as 24 disponíveis.

Algumas pessoas afirmam que conseguiram o troféu sem completar todas as sidequests, fazendo apenas a missão secundária que revela a identidade do Anjo da Comunidade (Esconderijo Secreto do Corneo) no Capítulo 14. Por causa disso, os requisitos para esse troféu são incertos, mas ao realizar todas as sidequests você tem 100% de chances de obtê-lo.

The Johnny Experience
Witness all Johnny-related incidents.
Troféu perdível.
Johnny é o alívio cômico do jogo e vai cruzar seu caminho em diversos momentos. Com exceção do primeiro, todos os outros encontros são objetivos opcionais e você precisa completar todos eles para obter esse troféu. Confira onde encontrar cada um:

Capítulo 3: salve Johnny dos soldados da Shinra (faz parte da história e é impossível de perder).

Capítulo 9: ao chegar no Wall Market pela primeira vez e se aproximar do caminho que leva para a mansão do Don Corneo, você verá Johnny passar correndo por você. Isso vai liberar um objetivo opcional próximo do Honeybee Inn!, basta ir até lá e falar com ele.

Capítulo 9: na linha de sidequests do Sam (ver troféu Best in the Business para mais informações) existe uma sidequest chamada “O Partido Nunca Para” (Party That Never Stops), onde Cloud e Johnny precisam ajudar o alfaiate da loja de roupas a recuperar sua inspiração. Complete essa missão.

Capítulo 14: perto da estação do Setor 5, você encontrará Johnny com uma sidequest e ele dirá que sua carteira foi roubada por uma garota. Essa missão se mistura com a sidequest Esconderijo Secreto do Corneo e você só pode completá-la após finalizar essa outra. Encontrando todos os três esconderijos do Corneo e finalizando a quest, você libera um novo objetivo opcional. Volte para Johnny e devolva a carteira dele para ganhar o troféu, caso você não tenha perdido nenhum encontro.

Caso você tenha tirado a outra linha de sidequests do Capítulo 9 (a de Madame M), basta repetir esse capítulo via seleção de capítulos para obter o último encontro com Johnny.

Best in the Business
Complete all quests.
Disponível somente após terminar o jogo.
O jogo possui um total de 26 sidequests e você precisará completar todas pelo menos uma vez. Porém, mesmo não deixando nenhuma missão escapar, você só terá 24 missões completas ao terminar o jogo. Isso porque o Capítulo 9 possui duas linhas variáveis de missões paralelas que são determinadas pelas suas escolhas naquele capítulo. Ao tirar uma, o jogo automaticamente cancela as outras, então você precisará repetir esse capítulo para fazer as missões restantes.

Missões secundárias são identificadas por um ícone verde no mapa e só aparecem nos capítulos em que temos uma certa liberdade de exploração. São 6 missões no Capítulo 3, 6 no Capítulo 8, 5 no Capítulo 9 (lembrando que você só poderá fazer 3) e 9 no Capítulo 14. Todas elas são muito simples e envolvem apenas derrotar inimigos, falar com NPCs e coisas do tipo.

Apenas duas missões se alternam no Capítulo 9, pois a quest “Queima de Coxas” (ver troféu Sultan of Squat) aparece em ambas as possibilidades. Confira os requisitos para liberar cada conjunto de sidequests neste capítulo (as etapas estão na ordem de aparição):

Conjunto de missões do Sam (O Partido Nunca Para/Party That Never Stops + Um Corpo de Dinamite/Dynamite Body):

  • Quando Sam pedir para você descrever Tifa, selecione a primeira opção, “Ela tem uma ótima forma física”.
  • Ao encontrar Johnny no Wall Market, complete seu objetivo opcional (responda “Yeah” no diálogo).
  • Fale com o NPC em frente ao hotel (à esquerda da entrada do Wall Market) e quando ele oferecer um quarto, responda a segunda opção, “Quanto é?”.
  • Fale com o recepcionista do hotel e diga “Sim” (essa etapa é opcional, eu mesmo não fiz isso e deu certo).
  • Quando Sam for jogar a moeda, selecione a última opção, “Nada feito”.
  • Compre a massagem mais barata de Madame M, que custa 100G.
  • Quando Aerith perguntar sobre a roupa dela, responda a primeira opção, “Eu acho ok”.

Se você fez tudo certo, quando Madame M começar a arrumar Aerith, você terá que ir falar com Sam para ele te passar as sidequests. Concluindo as duas primeiras, será liberado a terceira e última. Vale lembrar que esse conjunto de missões é necessário para o troféu The Johnny Experience.

Conjunto de missões da Madame M (O Preço do Roubo/The Price of Thievery + Contra-ataque das Tesouras/Shear’s Counterattack):

  • Quando Sam pedir para você descrever Tifa, selecione a terceira opção, “Ela é boa em cuidar do bar”.
  • Ignore o objetivo opcional de Johnny no Wall Market.
  • Quando Sam for jogar a moeda, selecione “Cara”.
  • Compre a massagem mais cara de Madame M, que custa 3000G.
  • Quando Aerith perguntar sobre a roupa dela, responda a segunda opção, “Parece confortável”.

Se você fez tudo certo, quando Madame M começar a arrumar Aerith, você encontrará Mirielle do lado de fora do Wall Market e ela te passará a primeira sidequest. Após completar as duas disponíveis, você libera a terceira na entrada do estabelecimento de Madame M.

Para o troféu Dressed to the Nines, você precisará tomar ambos os caminhos para obter todos os vestidos do Cloud.

Disc Jockey
Collect all music discs.
Troféu de colecionáveis. Perdível.
Os discos de música são um dos colecionáveis do jogo, cada um proporcionando versões remasterizadas ou remixadas das faixas do jogo original. Existem 31 no total e você pode obtê-los comprando em máquinas de itens ou vendedores, falando com NPCs ou interagindo com jukeboxes.

Você sabe que tem uma música nova por perto quando aparece um ícone de CD no canto superior esquerdo da tela com várias interrogações “????”.  Isso indica que você ainda não tem aquele CD e ele só pode ser obtido no local onde está tocando, então tem vários que só aparecem em momentos específicos. Caso deixe alguma passar, basta retornar no capítulo em questão através da seleção de capítulos.

Confira a localização de cada um:

  1. The Prelude: pode ser comprado com o vendedor da loja de itens no Setor 7 durante o Capítulo 3.
  2. Bombing Mission: pode ser comprado em uma máquina de itens no Capítulo 7.
  3. Tifa’s Theme: interaja com a jukebox no bar da Tifa no Capítulo 3.
  4. Barret’s Theme: pode ser comprado em uma barraquinha de comida na estação do Setor 7 durante o Capítulo 3.
  5. Lurking in the Darkness: pode ser comprado em uma máquina de itens no Capítulo 15.
  6. Let the Battle Begin!: pode ser comprado em uma máquina de itens no Capítulo 11, pouco antes de enfrentar o primeiro chefe desse capítulo.
  7. Turk’s Theme: no Capítulo 14, fale com uma NPC que fica no caminho ao norte do Wall Market, próximo de uma lagoa.
  8. Under the Rotting Pizza: interaja com uma jukebox que fica atrás do hotel de Wall Market no Capítulo 9.
  9. The Oppressed: pode ser comprado em uma máquina de itens no Capítulo 10, logo após derrotar o chefe Abzu.
  10. Honeybee Inn: pode ser comprado com o vendedor de itens de Wall Market no Capítulo 9.
  11. Don of the Slums: no Capítulo 9, após entrar na mansão de Don Corneo e acordar nos porões, haverá uma máquina de itens nos fundos dessa sala onde você pode comprar o CD.
  12. Fight On!: faz parte da sidequest “O Poder da Música” (The Power of Music), podendo ser obtida na lojinha do Coliseu de Wall Market no Capítulo 14.
  13. The Chase: pode ser comprado em uma máquina de itens nos esgotos durante o Capítulo 14.
  14. Main Theme of FFVII: pode ser comprado em uma máquina de itens próxima do final do Capítulo 13.
  15. On Our Way: pode ser comprado com o vendedor no parquinho durante o Capítulo 13.
  16. Good Night, Until Tomorrow: faz parte da sidequest “O Poder da Música” (The Power of Music), podendo ser obtida com um NPC dentro do hotel de Wall Market no Capítulo 14.
  17. Farm Boy: no Capítulo 9, próximo de Chadley, suba as escadas e fale com uma NPC vestida de vaqueira para receber o CD.
  18. Electric de Chocobo: após desligar os três sóis artificiais do Capítulo 6, antes de embarcar no elevador que progride na história, pegue o elevador menor à direita (o mesmo que te leva até a matéria Chocobo e Moogle do troféu Cleanup Crew) para ser levado até uma área com uma máquina de itens, onde o CD pode ser comprado.
  19. Costa del Sol: pode ser comprado com o vendedor de matérias do Setor 5 no Capítulo 8.
  20. Gold Saucer: após liberar as sidequests do Capítulo 8, fale com a criança vestida de moogle e complete a quest dela (basta comprar o único item que ela vende). Após isso você poderá comprar itens com ela em troca de Medalhas de Moogle e lá você pode comprar esse CD.
  21. Cait Sith’s Theme: pode ser comprado em uma máquina de itens na estação do Setor 5 no Capítulo 8.
  22. Cosmo Canyon: pode ser comprado em uma máquina de itens no Capítulo 9, logo após resolver o segundo puzzle com o braço mecânico.
  23. Descendant of Shinobi: fale com um NPC na estação do Setor 5 no Capítulo 8.
  24. Wutai: fale com um NPC localizado na Área de Desenvolvimento Urbano (Urban Advancement District), próximo da mansão de Don Corneo, no Capítulo 14.
  25. Tango of Tears: no Capítulo 8, interaja com a jukebox no local onde os idosos se reúnem no Setor 5, à esquerda do orfanato.
  26. Let the Battle Begin! – REMAKE: no Capítulo 9, antes de subir no palco para jogar o minigame de dança, você poderá treinar quantas vezes quiser falando com as abelhinhas. Durante esse treino, você precisa tirar “Great” (ou Perfeito) em 10 notas para ganhar esse CD.
  27. Hip Hop de Chocobo: no Capítulo 3, fale com um NPC atrás do bar de Tifa, no Setor 7.
  28. Stamp: pode ser comprado em uma máquina de itens no Capítulo 5, logo após derrotar os soldados com lança-chamas. Não se esqueça de explorar todas as salas ao redor antes de prosseguir.
  29. The Midgar Blues: fale com o cantor do restaurante em frente à academia do Wall Market no Capítulo 9.
  30. Stand Up: faz parte da sidequest “O Poder da Música” (The Power of Music), podendo ser obtida com um NPC atrás do Honeybee Inn!, no Capítulo 14.
  31. Scarlet’s Theme: interaja com a jukebox próxima do Simulador de Combate da Shinra, no Capítulo 16.

Building Character
Attain level 50 with a character.
Troféu de grind.
O maior level que podemos alcançar neste jogo é 50. Caso você faça todas as sidequests e complete todos os desafios possíveis no Coliseu e no Simulador de Combates da Shinra, quando você terminar o jogo estará aproximadamente no level 40.

A parte boa é que, após concluir a campanha, você ganha o dobro de XP e PA nas batalhas. Caso você tenha a matéria de XP, obtida como recompensa ao completar um dos desafios do Simulador de Combates da Shinra no Capítulo 16, você poderá quadruplicar a quantidade de experiência caso algum personagem do seu grupo fique com ela equipada.

Conforme você repete capítulos para pegar os troféus que faltaram, o level 50 virá muito naturalmente, nem precisa ficar grindando. Se não vier nessa etapa, com certeza virá quando você começar a jogar o jogo no Difícil, então não se preocupe. Assim que Cloud alcançar o level 50, todos os outros personagens também ficarão no level máximo.

Staggering Feat
Deal 300% damage to a staggered enemy.
Troféu de combate.
Precisa conseguir um bônus de 300% de dano ao atordoar um inimigo (para mais informações sobre atordoamentos, veja o troféu Staggering Start).

Sempre que você atordoa um inimigo, você já começa com 160% de bônus de dano, então sua missão será elevar mais 140% antes que o atordoamento acabe e, é claro, antes que o inimigo morra. Você só consegue aumentar a porcentagem de dano utilizando as habilidades de Tifa ou a habilidade Raio do Julgamento (Ray of Judgement) de Aerith, mas com Tifa é muito mais fácil, então recomendo usar ela.

O melhor lugar para conseguir esse troféu é na batalha contra o Fat Chocobo no simulador em realidade virtual do Chadley (você pode acessar essa batalha nos Capítulos 3, 8, 9, 13, 14 e 17). Certifique-se de ajustar a dificuldade para Normal ou Difícil, pois no Fácil o Chocobo não vai aguentar o dano e vai morrer antes que você consiga os 300%.

A estratégia é a seguinte: controlando Tifa, fique atacando normalmente o chefe até que ela fique com as duas barras de BTA cheias. A barra de atordoamento do Chocobo enche bem rápido e também demora para acabar, então você terá tempo suficiente para alcançar o requisito. Quando ele finalmente for atordoado, use a habilidade Poder Imensurável (Unbridled Strenght) duas vezes; cada uma custa uma barra de BTA e, quando usada duas vezes, libera o ataque Ascensão e Queda (Rise and Fall) e Onipotência (Omnistrike) no triângulo.

Cada Ascensão e Queda que você acertar durante o atordoamento dá mais 30% de bônus, Omnistrike mais 15% e o golpe mais simples, Gancho Turbilhão (Whirling Uppercut), mais 5%. Assim que você soltar uma sequência de Ascensão e Queda + Onipotência, continue atacando e sempre que encher mais uma barra de BTA, use a habilidade Golpe Certeiro (True Strike) para mais 30% de bônus.

Quando o atordoamento do Chocobo acabar, você provavelmente vai ter ultrapassado a marca de 300% de dano.

Intelligence Agent
Complete all battle intel reports.
Troféu de combate.
Chadley é um personagem novo desse remake. Ele aparece pela primeira vez no Capítulo 3 (mas também dá as caras nos Capítulos 8, 9, 13, 14 e, após terminar o jogo, no 17) e vai te dar uma sidequest pedindo ajuda para completar suas pesquisas. Essas pesquisas são chamadas de Informes de Combate e são 20 no total. Você pode completá-las a hora que quiser e só vai liberar novos quando completar os que já estão ativos. Como recompensa, Chadley vai desenvolver novas matérias para você.

Ele te dará a matéria Análise e através dela você será capaz de explorar os pontos fracos dos inimigos com mais facilidade. Cada Informe de Combate te dá um objetivo diferente, desde analisar inimigos até explorar um certo número de fraquezas. Você pode checar todos, tanto completos como ainda por fazer, no menu de pause. A maioria será completo conforme você joga normalmente, restando apenas alguns no pós-game.

Confira como completar cada um:

  1. Monster Bio Pt. 1: analise 2 tipos diferentes de inimigos (pode ser feito já no Capítulo 3).
  2. Magic Elements Pt. 1: use a fraqueza elemental de cada matéria (fogo, gelo e eletricidade) pelo menos uma vez. Virá naturalmente.
  3. The Stagger Effect Pt. 1: atordoe inimigos 10 vezes. Não precisa ser inimigos diferentes, então virá naturalmente.
  4. The Stagger Effect Pt. 2: atordoe 15 tipos diferentes de inimigos. Virá naturalmente.
  5. Combat Simulation: Shiva: vença Shiva no simulador em realidade virtual.
  6. Monster Bio Pt. 2: analise 10 tipos diferentes de inimigos. Sempre que encontrar um inimigo novo, analise-o antes de matá-lo (incluindo chefes).
  7. Magic Elements Pt. 2: use fraqueza elemental em 15 tipos diferentes de inimigos. Caso você analisar todo inimigo novo que encontrar, não terá problemas em saber suas fraquezas.
  8. The Manipulation Technique: derrote 2 ou mais inimigos com um único ataque. Virá naturalmente, mas fica ainda mais fácil com o segundo limit break do Cloud, Ascensão.
  9. Monster Variants Pt. 1: derrote 3 variedades de monstros. Virá naturalmente.
  10. Combat Simulation: Fat Chocobo: vença Fat Chocobo no simulador em realidade virtual.
  11. Monster Bio Pt. 3: analise 20 tipos diferentes de inimigos. Sempre que encontrar um inimigo novo, analise-o antes de matá-lo (incluindo chefes).
  12. The Stagger Effect Pt. 3: consiga um bônus de 200% de dano em um atordoamento. Veja o troféu Staggering Feat para mais informações.
  13. Refocus Analisys: precisa usar o limit break Refocus de Aerith duas vezes.
  14. The Stagger Effect Pt. 4: atordoe 40 tipos diferentes de inimigos. Virá naturalmente.
  15. Combat Simulation: Leviathan: vença Leviathan no simulador em realidade virtual.
  16. Monster Bio Pt. 4: analise 40 tipos diferentes de inimigos. Sempre que encontrar um inimigo novo, analise-o antes de matá-lo (incluindo chefes).
  17. Weapon Abilities: obtenha todas as habilidades exclusivas de armas. Veja o troféu Weapons Expert para mais informações.
  18. MP Consumption: atinja o nível máximo em pelo menos uma matéria de cada um dos 12 tipos de matérias de magia (as que são verdes). As matérias necessárias são: Cura, Purificação, Sobrevida, Fogo, Gelo, Eletricidade, Vento, Veneno, Barreira, Binding, Subversão e Tempo. Fica bem mais fácil de fazer isso após terminar o jogo, pois você vai ganhar o dobro de PA nas batalhas. No Capítulo 14 você encontra uma matéria no chão na saída da casa de Aerith, equipe-a em um dos seus personagens. Após dar 5 mil passos, ela se torna uma matéria de PA, que dobra o XP que uma matéria recebe quando conectada com ela. Sabendo de tudo isso, basta ir até o Coliseu no Capítulo 9 e ficar fazendo o desafio Dupla x Bandidos, pois ele pode ser concluído em 1 minuto (se for feito no Fácil) e ainda garante bastante PA para suas matérias (vale lembrar que você precisa equipar todas elas para que elas evoluam).
  19. Monster Variants Pt. 2: derrote 10 variedades de monstros. Virá naturalmente.
  20. Combat Simulation: Bahamut: vença Bahamut no simulador em realidade virtual.

Esses informes também são necessários para o troféu Ultimate Weapon.

Weapons Expert
Learn all weapon abilities.
Troféu de combate.
Cada personagem possui 6 armas disponíveis e cada uma tem uma habilidade exclusiva que pode ser aprendida, então ao todo são 24 habilidades. Você precisa usá-las em combate até que apareça que o personagem aprendeu aquela skill, o que não demora muito.

Sempre que encontrar uma nova arma, equipe-a e fique usando sua habilidade até que o personagem aprenda, depois já pode trocar para a que você achar melhor. Você pode checar o progresso de aprendizagem no menu de equipamentos, existe uma barrinha indicando uma porcentagem na arma em questão.

Veja onde encontrar cada arma:

Cloud:

  1. Buster Sword: espada padrão.
  2. Iron Blade: recebe automaticamente no Capítulo 3.
  3. Nail Bat: recompensa da sidequest “Crianças em Patrulha” (Kids on Patrol) no Capítulo 8.
  4. Hardedge: pode ser comprada com o vendedor de armas de Wall Market no Capítulo 9.
  5. Mythril Saber: pode ser comprada com o vendedor de armas de Wall Market no Capítulo 14.
  6. Twin Stinger: encontrada em um baú roxo no Capítulo 17 (é quase impossível de deixar esse baú passar).

Tifa:

  1. Leather Gloves: soqueiras padrão.
  2. Metal Knuckles: recebe automaticamente no Capítulo 5.
  3. Sonic Strikers: encontrada em um baú roxo no Capítulo 7 (mais precisamente na região B5, difícil de perder).
  4. Feathered Gloves: encontrada em um baú roxo no Capítulo 10, na primeira área onde você drenou a água.
  5. Mythril Claws: recebe automaticamente no Capítulo 13.
  6. Purple Pain: encontrada em um baú roxo no Capítulo 16. Quando você estiver controlando Tifa e ela cair no nível inferior do hall da Shinra, ao usar os carros e as decorações para chegar até a plataforma com a escada, NÃO SUBA AS ESCADAS. No canto, você verá um ícone indicando que há algumas barras para usar de ponte até o outro lado. Assim que o fizer, você encontrará o baú com as soqueiras.

Barret:

  1. Gatling Gun: arma padrão.
  2. Light Machine Gun: recebe automaticamente no Capítulo 6.
  3. Big Bertha: pode ser comprada com o vendedor do parquinho no Capítulo 13.
  4. Steel Pincers: pode ser comprada com a criança vestida de moogle no Capítulo 14.
  5. Wrecking Ball: recompensa da sidequest “Ameaça Subterrânea” (Subterranean Menace) no Capítulo 14.
  6. EKG Cannon: após falar com o prefeito de Midgar no Capítulo 16, fale com o assistente dele do lado de fora da sala. Ele vai cobrar 10.000G para te dar informações, pague-o e ele te dará essa arma de brinde.

Aerith:

  1. Guard Stick: cajado padrão.
  2. Silver Staff: pode ser comprada com a criança vestida de moogle no Capítulo 8.
  3. Arcane Scepter: recompensa da terceira sidequest do Capítulo 9, independente de qual conjunto de missões você tirar.
  4. Mythril Rod: encontrado em um baú roxo logo no início do Capítulo 11, próximo de um banco e uma máquina de itens.
  5. Bladed Staff: só pode ser obtido usando a habilidade Roubo no chefe Eligor, o segundo do Capítulo 11. Certifique-se de equipar essa matéria em algum personagem antes da batalha começar (caso esqueça, apenas retorne para o checkpoint antes da luta).
  6. Reinforced Staff: encontrado em um baú roxo exatamente na mesma sala onde o Capítulo 17 começa.

Master of Mimicry
Learn all enemy skills.
Troféu de combate.
Após completar o Informe de Combate 16 (ver troféu Intelligence Agent), Chadley te recompensará com a matéria Habilidade de Inimigo (Enemy Skill). Ela permite aprender e usar algumas habilidades exclusivas de inimigos do jogo, desde que o personagem que a tenha equipado seja atingido por essa skill. Não é 100% de chances que ele vá aprender, mas eventualmente acontece.

Existem apenas quatro skills que podem ser aprendidas, então no final será uma tarefa bem fácil. A única dificuldade será encontrar o inimigo em questão e esperar a boa vontade do jogo, tanto para o inimigo usar a habilidade quanto para seu personagem aprendê-la.

Veja como aprender cada habilidade:

Spirit Siphon: pode ser aprendida com um inimigo chamado Fantasma (Phantom), mas não são os mesmos do Capítulo 11. Eles só aparecem na sidequest “Crianças Desaparecidas” (Missing Children) do Capítulo 14 ou no Simulador de Combates da Shinra no Capítulo 16 e 17, nos desafios contra “SOLDIER Trainees”. Quando ele usar a skill Essence Drain, deixe que ele te acerte até aprender a habilidade.

Self-Destruct: pode ser aprendida de três inimigos diferentes. Smoggers (Capítulos 8 e 14), Bombas (Capítulos 9 e 14) ou Varghidpolis (Capítulo 14). A boa notícia é que todos eles podem ser enfrentados no Simulador de Combates da Shinra nos Capítulos 16 e 17. Smoggers e Varghidpolis aparecem no desafio “Team Ragbag” enquanto as Bombas no desafio “Monstros Lendários”. Smoggers usam essa skill quando morrem, mas com os demais só pode ser aprendida quando eles usam a habilidade Apoptosis.

Algid Aura: pode ser aprendida com os dragões Cerulean Drake, quando eles usam a habilidade de mesmo nome. Você pode encontrá-los na última sidequest do Capítulo 3, no Capítulo 11 ou no Coliseu do Corneo, nos Capítulos 9 e 14, no desafio ‘Team Payback”.

Bad Breath: só pode ser aprendida de um Malboro, um dos chefes secretos do jogo (ver troféu That’s the Smell).

That’s the Smell
Defeat a malboro.
Chefe opcional.
Malboros são inimigos clássicos da franquia Final Fantasy e todo mundo que já jogou um ou mais títulos já sabe o que esperar dessa batalha. Após terminar o jogo você libera novos desafios no Simulador de Combates da Shinra, esses que só podem ser acessados no início do Capítulo 17 (não confundir com o simulador do Capítulo 16). Esse chefe é encontrado no desafio “Monstros Lendários”.

O maior problema aqui é que esse desafio só é acessível na dificuldade Difícil, que além de deixar os inimigos mais fortes, te impede de usar itens. Felizmente, você sempre recupera 50% do HP e MP entre uma rodada e outra, então não precisa ficar poupando seu MP, use o quanto precisar para se curar e reviver seus personagens.

Preparação: o grupo recomendado é Cloud, Tifa e Aerith. Cloud é o tank do grupo, Tifa é boa para encher a barra de atordoamento e Aerith é a melhor healer. Para qualquer desafio no Difícil, a melhor setup é equipar Cloud com a Buster Sword e Tifa com a Leather Gloves, suas armas iniciais, pois quando evoluídas ao máximo, elas oferecem um grande boost de ataque e defesa. Também é essencial que você tenha liberado todos os espaços de matérias em cada uma.

Cada personagem precisa ter uma matéria de Cura (level 3), uma de Sobrevida e o máximo de matérias de HP e MP que for possível (todas no mínimo no level 3). Aerith precisa ter sua magia de Cura conectada com uma de Extensão (para curar todos os personagens com um único comando) e também precisa ter uma matéria de Purificação no level 2, para poder usar a magia Esuna. Não se esqueça de equipar um personagem com a matéria Enemy Skill para obter a habilidade do Malboro (ver troféu Master of Mimicry).

Round 1: no primeiro round você enfrenta apenas uma Bomba, o que não tem segredo, apenas use ataques físicos até que ela morra.

Round 2: no segundo round você enfrenta um Tonberry, o que já vai exigir mais cuidado. Eles só usam magias e todo hit que te acertar te mata instantaneamente, então não há necessidade de curar seus personagens, apenas de ressuscitá-los. O ideal é soltar um ou dois combos e se afastar para evitar um hit fatal. Mantenha Aerith sempre afastada dele, pois em um certo momento ele usa Stop nos personagens próximos e mata todos eles, então alguém precisa sobreviver para levantá-los. Ele é muito lento, então no geral não será uma luta tão difícil.

Round 3: provavelmente a luta mais difícil desse conjunto. Você enfrentará um Behemoth (o mesmo da sidequest do Capítulo 14) e ele é muito forte e agressivo, então vai precisar ficar se curando o tempo inteiro. O resto da luta não tem muito segredo, você precisa derrubar sua parte traseira para depois atacar a dianteira e o atordoar. Se possível, use a summon do Bahamut, vai ajudar bastante.

Round 4: no quarto round você enfrenta uma Bomba e um Tonberry. A estratégia para ambos se repete, então você provavelmente não terá problemas. Apenas tente eliminar a Bomba primeiro enquanto evita os hits fatais do Tonberry.

Round 5: finalmente, o Malboro. Felizmente, será uma luta bem tranquila, pois ele não ataca muito. Sua única ameaça é a skill Bad Breath, que causa todos os tipos de status negativos, mas é só usar Esuna no personagem afetado para curá-lo imediatamente (lembre-se que o personagem equipado com Enemy Skill precisa ser atingido por esse ataque até aprender a habilidade). Ele sempre foca seus ataques no personagem controlado, então evite trocar para Aerith para que ela não seja o alvo do Bad Breath. O lugar mais seguro para atacar são as costas, pois ele demora para se virar e você consegue se proteger de seus ataques.

Ultimate Weapon
Defeat the Pride and Joy prototype.
Chefe opcional.
Pride and Joy é o superchefe da primeira parte desse remake, mas na prática ele não tem nada de super. Você libera essa batalha após completar todos os Informes de Combate do Chadley (ver troféu Intelligence Agent) e vencer cada desafio do Coliseu do Corneo (Capítulos 9 e 14) e do Simulador de Combate da Shinra (Capítulos 16 e 17). Cumprindo esses requisitos, o desafio fica disponível no simulador do Capítulo 17.

Assim como o desafio do Malboro (ver troféu That’s the Smell), essa sequência de lutas só é acessível no Difícil, então os inimigos estarão muito mais fortes e você não poderá usar itens. Aqui a situação é ainda pior, pois você enfrentará uma sequência de cinco chefes, sendo que a quarta luta é disparada a batalha mais difícil desse jogo. Ainda assim, a recompensa faz o esforço valer a pena, pois você ganhará o acessório Crepúsculo dos Deuses (Götterdämmerung), que fará bastante diferença na sua passagem pelo modo Difícil.

Preparação: os equipamentos e matérias para essas batalhas não diferem muito dos que foram usados para enfrentar o desafio do Malboro. A diferença é que recomendamos trocar Aerith por Barret, mesmo que os poderes curativos dele passem longe de se igualar aos dela. Barret causa muito mais dano e possui mais defesa que Aerith, além da sua barra de BTA encher muito rápido, então ele será um aliado mais prestativo do que ela, que vai acabar morrendo demais e te dando mais trabalho.

Barret precisa estar equipado com uma arma de longa distância (a Big Bertha é a mais recomendada), além de magia de Cura conectada com matéria de Extensão e o máximo de matéria de MP possível, pois ele fará o papel do healer. Leve também uma matéria de Barreira que esteja no mínimo no level 2 para usar a magia Manawall.

Em Cloud, equipe matéria Elemental conectada com matéria de Gelo em sua armadura; faça o mesmo com Tifa, só que ao invés de Gelo, conecte com uma magia de Fogo. Essas matérias precisam estar pelo menos no level 2 para conseguir absorver o dano elemental. Por fim, equipe Barret com uma summon neutra, que não tenha nenhum tipo de ataque elemental. As únicas opções são Fat Chocobo e Chocobo e Moogle, onde eu acho Chocobo e Moogle particularmente mais efetivo nessa situação.

Round 1: na primeira rodada você enfrentará Shiva. Caso seu personagem principal não esteja equipado com Elemental (level 2+) + Gelo na armadura, essa luta não vai acabar nunca. Os ataques de Shiva tiram muito HP e colocam seus personagens pra dormir, fazendo com que ela se cure o tempo inteiro. Mesmo causando algum dano, eventualmente ela sempre vai se curar. Com essas matérias equipadas, Cloud vai ficar imune aos ataques de gelo e você poderá atacá-la tranquilamente até que a luta termine. Não se preocupe com os outros, pois Barret sempre vai ficar a uma distância segura e Tifa nunca será o foco dos ataques (contanto que você não jogue com ela).

Round 2: na segunda rodada você enfrentará Fat Chocobo. A luta continua a mesma antes, só que agora ele causa mais dano e está mais resistente, então vai demorar mais para derrubar ele. No geral, você não terá problemas.

Round 3: na terceira rodada você enfrentará Leviathan. Ele é um pouco irritante por ficar se teleportando o tempo inteiro, mas não tem muita estratégia, apenas bater o máximo possível antes dele se locomover de novo. Em um determinado ponto da luta, ele vai conjurar magia de vento no chão e ficará voando até que você tire uma certa quantidade do HP dele. Essa parte é bem demorada, pois você só poderá atacar com o Barret e ainda precisará ficar desviando das magias no chão, então basta ter paciência e se curar sempre que precisar. Não recomendo usar magia elemental, pois gasta muito MP e não causa tanto dano, então acaba sendo um MP desperdiçado. Quando estiver morrendo, ele voltará para o chão e você poderá finalizá-lo.

Round 4: agora sim o pesadelo começa, pois você enfrentará Bahamut. Ele é muito forte e não para de atacar um segundo, então você vai precisar usar muito MP de todos os seus personagens para curar e levantar os que caírem. O maior perigo está em sua magia Megaexplosão (a famosa Megaflare), que causa 9999 de dano e pode matar sua party inteira com um único hit. Ele começa a contagem no começo da luta e conforme o tempo passa ele diminui um número (começa no 5 e vai diminuindo). O jogo sempre foca a câmera nele quando cai mais um número, então você estará a par de quando ele usará essa magia.

Existe três formas de sobreviver ao Megaflare: atordoando ele antes da contagem zerar (o que é quase impossível), usando a magia Manawall em todos os seus personagens antes do ataque (ela corta pela metade qualquer dano mágico, então eles levarão 5000 de dano) ou ensinando a habilidade Reprieve para seus personagens. Essa habilidade só está disponível nas armas de nível 6 de cada um e permite que eles sobrevivam a qualquer ataque poderoso, os deixando com 1 de HP e dando tempo de se curar (porém só funciona uma vez por combate).

Se você escolheu as armas recomendadas aqui, então não terá essa habilidade. Sendo assim, use a magia Manawall em todos os três e certifique-se de que todos estejam com mais de 5000 de HP, se não vão morrer do mesmo jeito. Após usar Megaflare, ele fica alguns segundos sem atacar, então dá tempo de se recompor e voltar ao combate. Isso não significa que ele não usará de novo, pois logo em seguida já começa uma nova contagem, então tente matá-lo antes dele repetir a dose.

Uma das estratégias mais efetivas que encontrei foi usar Firaga nele sem parar, mas isso custa muito MP e eventualmente seus personagens ficarão zerados, o que vai custar sua vitória. Recomendo usar exclusivamente ataques físicos e reservar seu MP para magias de cura, pois você vai precisar… e muito! Guarde a summon para essa batalha. Chocobo e Moogle pode ser um bom aliado aqui, pois seus ataques não são elementais.

Quando ele perder metade do HP, a coisa fica ainda pior, pois ele vai invocar Ifrit para ajudá-lo. Ele vai ser uma pedra no seu sapato, pois seus ataques são rápidos e ele se teleporta, mas caso você tenha equipado Tifa com Elemental + Fogo na armadura, ela ficará imune aos seus ataques e eventualmente pode até ser curada, então cure e reviva os outros personagens com ela, se necessário. Tente resistir ao Ifrit e continue focando seus ataques no Bahamut, pois nosso objetivo aqui é impedir um segundo Megaflare.

Derrotando Bahamut, será bem fácil eliminar o Ifrit. Ele tem pouco HP, então algumas sequências já serão o bastante para derrubá-lo. Parabéns, você venceu a luta mais difícil do jogo!

Round 5: comparado ao que você já passou, a luta contra Pride and Joy será tão fácil que chega a ser inacreditável. Ele é super lento e seus ataques, apesar de fortes, não chegam a matar seus personagens. O único mais perigoso é um que ele agarra o personagem que você está controlando, mas apenas aquele em questão sofrerá dano, os outros dois poderão continuar atacando normalmente. Não demora muito para você dar cabo desse robô.

Como recompensa por vencer o desafio, além do troféu e do acessório, você também verá uma cena que revela a verdade sobre Chadley.

Hardened Veteran
Complete all chapters on Hard difficulty.
Troféu de dificuldade.
A dificuldade Difícil só fica disponível após terminar o jogo em qualquer outra dificuldade. Além dos inimigos mais fortes, nesse modo você não pode usar itens e os bancos só restauram HP, então você vai precisar administrar muito bem seu MP do início ao fim.

Por outro lado, essa jogada também servirá como um NG+, então você já começará no level 50 e com todas as matérias e equipamentos coletados. Sendo assim, é muito recomendado deixar esse troféu por último, pois desse modo você também terá o acessório Crepúsculo dos Deuses (Götterdämmerung), obtido após derrotar o superchefe Pride and Joy (ver troféu Ultimate Weapon). Esse acessório permite que você inicie todas as lutas com a barra de limite cheia, o que vai facilitar imensamente sua vida.

Quanto aos equipamentos e matérias, as recomendações para vencer o superchefe também permanecem, pois é o melhor conjunto possível para seus personagens, mas você também pode equipá-los ao seu gosto. Quanto ao uso de magias, dê prioridade para magias de cura e evite ataques mágicos. Você só poderá recuperar MP quebrando caixas da Shinra e na transição entre um capítulo e outro, então é melhor poupar ao máximo. Aerith ainda tem a habilidade Soul Drain, que rouba um pouco de MP dos inimigos, então use e abuse dessa skill, principalmente contra chefes.

Pule todas as sidequests para evitar combates desnecessários e sempre que você precisar assumir outros personagens (quando Cloud não está no grupo), passe o acessório Crepúsculo dos Deuses para ele. Uma ótima estratégia é explorar as fraquezas elementais dos chefes. Caso você tenha analisado todos os chefes que enfrentou, você também consegue ver que tipo de magia ele usa. Basta equipar uma matéria Elemental de level 2 ou mais conectada com uma da magia em questão para ficar imune a maioria de seus ataques.

Felizmente, você não precisará jogar os minigames de moto dos Capítulos 4 e 18. Ao terminar a campanha, você tem a possibilidade de pular esses trechos e poderá pular tranquilamente, pois o jogo ainda vai considerar que você completou o capítulo no Difícil. Ao final de cada um, uma mensagem aparece na tela confirmando que você conseguiu. Você também pode checar no menu Seleção de Capítulos, lá mostra quais você já completou nessa dificuldade. Não precisa ser na ordem, basta finalizar todos os 18 capítulos como bem entender.

Provavelmente, o primeiro momento que você vai sentir uma dificuldade real será no Capítulo 9, na batalha contra Hell House. Confira algumas dicas de como vencer alguns momentos específicos (foram os que mais tive dificuldade):

Capítulo 9: Hell House já era um chefe bem irritante nas outras dificuldades, pois ele altera sua fraqueza elemental constantemente. No Difícil a coisa piora muito, pois agora ele consegue invocar Tonberrys (sim, aqueles bichinhos que te matam com 1 hit) e, próximo do fim da luta, alguns robôs aparecerão para ajudá-lo. Sua principal preocupação aqui será se manter vivo, pois essa luta vai demorar muito (coisa de 20 minutos pra mais) e você não vai querer repetir tudo do começo. Os Tonberrys possuem pouquíssimo HP, então mate-os antes que comecem a atacar.

Quanto à fraqueza elemental, não se preocupe tanto com isso. Deixe para atacar com ataques físicos quando seu elemento estiver neutro e use magias apenas vez ou outra, não o tempo inteiro. Como o Crepúsculo dos Deuses também acelera o enchimento da barra de limite, fique bloqueando com Cloud o tempo todo e deixe para soltar o limit break quando a casa abrir uma brecha. Essa provavelmente é a luta mais difícil da campanha no Difícil, então terminando ela, não terá nada que se equipare a esse pesadelo.

Capítulo 11: Eligor é outro chefe que vai trazer surpresas na manga no Difícil, não por dar muito trabalho, mas sim porque a luta pode levar uma eternidade para acabar, se você não usar a abordagem certa. Ele usa Reflect em seus personagens, então toda vez que você se curar, é ele quem será curado, então fica o aviso: NÃO USE MAGIAS DE CURA. Deixe para se curar com a matéria Oração (que recupera pouco HP, mas pelo menos não gasta MP) ou simplesmente deixe que seus personagens morram e apenas use Sobrevida para trazê-los de volta. Do resto, é só atacar até matá-lo.

Capítulo 17: no final do Capítulo 17 você terá duas batalhas consecutivas. A primeira será Cloud contra Rufus, essa que eu achei que seria um pesadelo no Difícil, pois Rufus é super irritante e esquiva de todos os seus ataques. Felizmente, é muito mais fácil do que imaginei: com o Crepúsculo dos Deuses equipado, apenas fique bloqueando até a barra de limite encher e solte no infeliz. Duas dessas já bastam para vencê-lo.

Na cutscene a seguir, segure quadrado para abrir o menu antes da batalha começar. Equipe Barret com o Crepúsculo dos Deuses e magia de Cura, Sobrevida e Tempo (essa conectada com uma matéria de Extensão). Em Aerith, apenas Cura e Sobrevida padrão. O chefe em questão é fraco contra todos os elementos, mas ele fica imune ao que você estiver mais usando por algum tempo. Você pode conectar uma matéria Elemental com uma de Fogo na arma de Barret e uma Elemental com Eletricidade no cajado de Aerith. Desse modo você explora a fraqueza elemental sem gastar MP.

Você enfrentará o Arsenal, um robô que na maior parte do tempo é bem tranquilo, mas que no final consegue virar o jogo em um piscar de olhos. O segredo é sempre controlar o personagem que ele não está focando. Se ele focar em Barret, troque para Aerith e vice-versa. A luta é demorada, mas as duas primeiras partes são tranquilas se jogadas dessa forma. Após destruir os drones que sustentam seu campo de força, use uma summon e sempre ataque com o limit de Barret, quando possível.

Quando ele estiver perto de morrer, ele vai te prender em um espaço que te torna alvo fácil para seu ataque de laser, que dessa vez causa morte instantânea nos seus personagens. O primeiro pode ser evitado se protegendo atrás de uma pedra mais atrás, mas o segundo precisa ser interrompido a todo custo. Nesse momento, use Haste nos seus personagens e comece a atacar com tudo que tem. O ideal é guardar um limit break de Barret para esse momento, pois só um já consegue acabar com o resto do HP do chefe e encerrar a luta.

Capítulo 18: aqui não temos as batalhas mais difíceis do jogo, mas o problema é que o duelo contra o Arauto do Destino é muito longo e possui várias etapas. Morrer em qualquer uma delas significa começar tudo do começo, o que é bem chato. A parte mais perigosa é no momento que ficamos apenas com Barret na party; tente usá-lo como healer enquanto Cloud tanka os três inimigos, mas se a coisa apertar, use Cloud para curar também. Passando desse trecho, o resto é tranquilo.

A batalha contra Sephiroth também não é grande coisa. Ele é rápido e possui ataques muito fortes, mas que geralmente se limitam a atingir o personagem que está sendo controlado, então faça Cloud segurar a bronca enquanto os outros ficam curando. Apenas tome cuidado no final da luta, pois ele usará um ataque que deixará o personagem principal com 1 de HP, então mantenha os outros afastados para garantir que seja apenas um. Lembre-se que após vencer o Destino, você pode segurar quadrado para abrir o menu e reequipar seus personagens para enfrentar Sephiroth.