Skip to main content

A Respawn Entertainment, conhecida por trabalhar atualmente com Apex Legends e em Titanfall, foi a primeira desenvolvedora de jogos da nossa história a ganhar um Oscar. A premiação, que foi dada na noite de ontem, veio através do documentário Colette. Ganhando o prêmio como o Melhor Documentário Curta-Metragem de 2021, ela traz os horrores da Segunda Guerra Mundial.

O filme foi uma produção em conjunto entre a empresa e a Oculus, que mostra uma das últimas sobreviventes da resistência francesa voltando à Alemanha, após 74 anos, visitando um campo de concentração onde seu irmão foi morto. Para recriar as cenas de guerra, o título Medal of Honor: Above and Beyond foi utilizado e contou com Vince Zampella, CEO da empresa, como co-produtor.

Caso você não tenha visto Colette ainda, a própria Respawn disponibiliza ele gratuitamente através do site The Guardian para você assistir. O filme ainda não recebeu legendas ou tradução oficial para o português, então não adianta reclamar conosco pela ausência da localização. Quem sabe isso venha para cá depois de receber o Oscar, não é?

Vamos ser sinceros, este é um prêmio e tanto para a indústria dos jogos eletrônicos. A discussão da importância dela no meio cultural sempre esteve presente e agora ela foi um dos principais elementos de um documentário vencedor da maior premiação do cinema. Isso, com toda a certeza, mudará um pouco o debate e promete aproximar ainda mais o público destas produções.

A Respawn Entertainment não revelou se continuará trabalhando em mídias deste tipo, porém agora que ela recebeu a premiação máxima do cinema americano, é bem difícil não ver esse caminho em conjunto para ser explorado no futuro.