Skip to main content

A Activision estava nadando na grana e no sucesso que Call of Duty: Black Ops Cold War continua fazendo e nem viu que tinha um processo chegando na caixinha do correio. Clayton Haugen acusa a empresa de ter roubado uma criação sua, a personagem Mara, afirmando que ela é completamente baseada em Cade Janus, qual alega ter criado e desenvolvido junto à streamer Alex Zedra.

Em seu processo, Haugen afirma que tentou chamar a atenção ao seu trabalho de várias formas nas redes sociais, sendo visto pela empresa que trabalhou intensivamente para incluir a heroína no game, alterando o nome dela e a desenvolvendo no projeto final do que foi lançado nas lojas de todo o mundo em novembro do ano passado.

E aí, se parecem ou não?

Ele desfere várias acusações no documento, entre elas de utilizar suas fotografias como guia para criar as imagens oficiais de Mara, contratar a mesma modelo para desenvolvê-la, inclusive diz claramente que a modelo pediu as roupas usadas no ensaio novamente, que foram utilizadas dentro do game. Nem o maquiador ficou de fora, sendo colocado na brincadeira junto, dizendo que foi contratado por ambos para trabalhar com a modelo.

Apesar de tudo depender do processo judiciário, o artista tem uma carta na manga que será difícil para a Activision, a Infinity Ward e a Major League Gaming escaparem. Ele registrou a marca de sua história com Cade Janus em meados de 2013, assim como as fotos também foram registradas em 2020, antes do lançamento de Call of Duty.

Enquanto o documento corre na Justiça, nenhum impedimento foi realizado para a Activision parar de comercializar o jogo até o momento. Ou seja, pode continuar jogando Black Ops Cold War tranquilamente em seu PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e PCs.