Skip to main content

Balan Wonderwold, novo jogo de Yuji Naka, criador de Sonic, recebeu atualização hoje, em seu lançamento, para alterar cena do final do jogo que trazia riscos de convulsões a epilépticos. O acontecimento foi revelado essa semana, após alguns streamers transmitirem o jogo. A jornalista Liana Ruppert, da Game Informer, sofre de epilepsia e publicou um aviso no site dizendo que quase teve uma convulsão ao assistir um vídeo que mostrava o chefe final. Também disse que seu marido, que não sofre de epilepsia, passou mal após a cena, chegando a vomitar.

O problema do risco de convulsões em jogos é sério, mas infelizmente foi pouco levado a sério durante muitos anos. Nos últimos anos, acontecimentos como esse de Balan Wonderworld e o episódio das “braindances” de Cyberpunk 2077 vem chamando mais atenção à questão.

Fica então o aviso: não assista vídeos que mostrem esse chefe final do jogo na versão sem atualização day one, pois há risco de problemas até para não epilépticos. Se for jogar o jogo, se certifique de que o patch foi baixado e instalado. Balan Wonderworld foi lançado hoje para PS4, Xbox One, PC e Switch, sendo jogável no PS5 e Xbox Series através de retrocompatibilidade.