Skip to main content

O maior evento de jogos independentes da América Latina, o BIG Festival, será realizado em junho deste ano, porém apenas em formato digital. Ele ocorrerá dos dias 22/06 a 26/06 e trará cinco dias de rodadas de negócios para os desenvolvedores indies nacionais e internacionais, além das palestras gratuitas.

Mas não se preocupe. A versão presencial, que é um baita evento, foi apenas adiado. A oitava edição retornará em 2021, do dia 27 a 31 de janeiro. Dessa vez será no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O site oficial trará mais informações em breve sobre a abertura de inscrição para as palestras e reuniões.

Se você é um desenvolvedor, as datas de cadastro foram estendidas. Como a edição foi movida para o ano que vem, os indies terão até o dia 03 de novembro para inscrever seu jogo. Caso já tenha feito o procedimento, terá até essa data para atualizar caso queira inserir algum detalhe ou novas informações.

O diretor do BIG Festival, Gustavo Steinberg, comenta que teve de seguir as tendências dos festivais internacionais como a Pocket Gamer Connect Digital e a GamesBeat Summit. “Nossa ferramenta de matchmaking, desenvolvida para a realização das reuniões, foi adaptada para funcionar de forma online”, complementa.

Fazer o cenário nacional ter um crescimento é o foco da Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais, Abragames, e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Apex-Brasil. A intenção é ir de encontro ao anseio dos desenvolvedores do Brasil e latinos, que encontraram no BIG uma alternativa frente à dificuldade de realizar negócios após os vários cancelamentos que a indústria sofreu com a expansão do COVID-19.

A gerente executiva do Projeto de Exportação Brazil Games, Eliana Russi, afirma a importância do evento em meio a tantas adversidades que o nicho encontrou nesse ano. “O BIG Digital será fundamental para ajudar nas exportações de jogos e serviços das empresas brasileiras de games. Organizar reuniões com publishers, compradores e investidores internacionais será fundamental para garantir o crescimento da indústria brasileira de games, mesmo durante esse difícil momento pelo qual estamos passamos”.