Skip to main content

No momento em que você estiver lendo essa notícia, provavelmente será impossível baixar Fortnite em qualquer loja de dispositivo móvel. A Epic Games comprou briga com todo mundo e o jogo foi removido também da Google Play Store.

A confusão é a resposta um pouco tardia do Google a mudanças realizadas no sistema de pagamentos dentro do jogo. Essas mudanças já levaram a uma treta de proporções monumentais entre a Epic Games e a Apple nessa quinta-feira (13). O jogo foi removido da iOS App Store no começo da tarde, enquanto permanecia na Play Store até o final da noite.

De acordo com nota oficial do Google,  “o ecossistema aberto do Android permite que os desenvolvedores distribuam aplicativos por meio de várias lojas de aplicativos. Para desenvolvedores de jogos que optam por usar a Play Store, temos políticas consistentes que são justas para os desenvolvedores e mantêm a loja segura para os usuários. Embora Fortnite permaneça disponível no Android, não podemos mais disponibilizá-lo na Play porque viola nossas políticas”.

Epic Games no “bateu-levou”

A reação foi ligeira e a produtora e desenvolvedora de jogos está processando o Google também. No texto do processo (PDF), vem a disposição para estragar o velório: “o Google está usando seu tamanho para fazer mal aos concorrentes, inovadores, clientes e usuários em uma série de mercados que cresceu para monopolizar”.

Essa não é a primeira vez que as duas empresas trocam farpas. No passado, o comando da Epic Games chegou a declarar que não achava justo o porcentual de 30% cobrado pelo Google em todas as transações de aplicativos. Também houve uma acusação de que a outra empresa colocaria entraves na plataforma Android para programas oferecidos por terceiros.

Entretanto, dessa vez, a questão parece ter virado uma espécie de cruzada. No processo aberto contra o Google, a desenvolvedora de Fortnite declara: “a Epic não está interessada em quaisquer acordos paralelos que possam beneficiar a Epic sozinha, deixando as restrições anticompetitivas do Google intactas. Em vez disso, a Epic está focada em abrir o ecossistema Android para o benefício de todos os desenvolvedores e consumidores”.

Nesse cenário, o Google tenta acalmar os ânimos e declarou que “saudamos uma oportunidade de continuar nossas discussões com a Epic e trazer Fortnite de volta ao Google Play”. Essa batalha deve se arrastar pelos próximos dias e o público aguarda ansioso para ver quem irá sobreviver no final.