Skip to main content

Pelo visto não tem sido uma época boa para a CD Projekt Red. Além do seu último grande lançamento, Cyberpunk 2077, ter tomado uma chuva de críticas negativas e ser considerado uma das maiores decepções dessa geração, incluindo a retirada forçada do título da PlayStation Store, eles foram vítimas de um ataque digital. A prática, conhecida como ransomware, foi exposta no Twitter da própria empresa.

Eles afirmam que tiveram seus dados invadidos neste ataque cibernético e que o responsável estaria tentando chantageá-los para pagarem uma quantia de resgate. Na rede social é mostrada a mensagem deixada pelo cyberladrão, apesar de não demonstrarem quanto o criminoso está pedindo para devolver os dados roubados de seus sistemas.

Porém, estão irredutíveis em questão à chantagem. “Não vamos ceder às exigências nem negociar com o responsável, estando cientes de que isso ocasionalmente pode revelar as informações confidenciais. Estamos tomando práticas para suavizar as consequências dessa divulgação, contatando de forma particular os envolvidos”, explica a desenvolvedora.

Mesmo com essa falha grave de sua própria segurança digital, a CD Projekt Red afirma que nenhuma informação pessoal de jogadores foi afetada pelo caso e que pode descansar tranquilo em relação a isso. Eles também afirmam que estão trabalhando junto às autoridades para localizar o criminoso, para que responda judicialmente pelo seu ato. Até o momento, nenhum grupo ou hacker assumiu a autoria do caso.

Em sua mensagem, o ladrão de dados afirma ter informações sobre todos os jogos recentes da empresa, assim como das práticas de mercado que podem “sujar ainda mais a sua imagem” perante à mídia, público e investidores. Foram dadas 48h para a empresa e, pelo visto, sem acordo essas histórias “obscuras” podem surgir mais cedo do que imaginamos.