Skip to main content

Nesta sexta-feira (06) Maddy Thorson, a criadora de Celeste, confirmou que Madeline é realmente trans. As especulações surgiram com o DLC Farewell, lançado em 2019, e desde então os fãs debatem sobre o assunto. Maddy utilizou seu blog oficial para dar a confirmação.

Após afirmar o fato da personagem ser trans, a criadora completou com as seguintes palavras: “Isso parece estupidamente óbvio para várias (em maioria trans) pessoas, da mesma forma que parece óbvio para mim também, em retrospecto.”

Em seu post, Maddy também tratou de aprofundar-se um pouco mais no assunto, falando sobre a importância de se identificar publicamente quanto trans e também abordou alguns aspectos interessantes, como os estágios de desenvolvimento. Citando momentos do DLC lançado em 2019, a criadora também aproveitou o espaço para pedir desculpas aos fãs, alegando compreender que houve certa demora para se pronunciar a respeito. “Nós entendemos que alguns fãs sentiram-se machucados pelo silêncio sobre isso após o lançamento de Farewell, eu peço desculpas por isso. Está envolvido na minha própria identidade de gênero e é confuso! Eu simplesmente não sabia as palavras até agora.”

Apesar de concordar com a demora do pronunciamento, a desenvolvedora também citou que pessoas trans não devem ter a sensação de obrigação de se identificar publicamente. ” Mas, claro, Madeline é uma personagem fictícia e nós somos seus autores. As pessoas apontaram corretamente que há questões que devemos considerar sobre que mal podemos estar causando ao esconder sua identidade. Mas também consideramos o dano que estaríamos causando ao sinalizar para os jogadores que eles têm o direito de saber se ela é trans, e que esse é um detalhe de vital importância pelo qual vale a pena sofrer. Pessoas trans não devem ser forçadas a se identificar publicamente como trans em um mundo que muitas vezes é hostil à elas, e elas não devem ser reduzidas à sua transexualidade. ”

O post também fala sobre como Celeste seria caso fosse escrito nos dias de hoje. Maddy afirmou que atualmente, conhecendo melhor sobre si mesma e a personagem, provavelmente as coisas seriam diferentes e Madeline ganharia outros rumos em seu desenvolvimento.

Lançado em 25 de janeiro de 2018, Celeste está disponível para PS4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.