Skip to main content

Yves Guillemot, o fundador e CEO da Ubisoft, veio à público hoje para comentar uma série de equívocos graves cometidos pela empresa recentemente e pedir desculpas.

O pronunciamento aconteceu horas antes do grande evento online Ubisoft Forward e deveria servir como uma espécie de mea culpa. Recentemente, a produtora e desenvolvedora de jogos esteve na berlinda após sucessivas denúncias de comportamento tóxico de seus executivos, decisões questionáveis de criação de jogos e até uma referência hostil ao movimento Black Lives Matter.

Nas palavras de Guillemot, “neste verão, aprendemos que alguns funcionários da Ubisoft não seguiam os valores de nossa companhia, e que nossos sistemas falharam em proteger as vítimas do comportamento deles. Peço desculpas sinceras a todos que foram feridos”.

O executivo também garantiu que a direção tomará medidas para punir ou afastar os responsáveis. Além disso, mecanismos estão sendo criados para que a empresa se torne mais diversa e inclusiva em seus quadros e títulos.

Apesar do pedido de desculpas, o pronunciamento foi alvo de críticas dentro da indústria por ter acontecido fora do Ubisoft Forward e, consequentemente, longe dos holofotes. Geoff Keighley, produtor do The Game Awards e figurinha carimbada nos bastidores, questionou a decisão.