Skip to main content

A Microsoft deu início à sua primeira maratona de programação, a Xbox/Teams Game Jam, em um evento que ocorre de forma totalmente online. Entre hoje (14) e 16 de fevereiro, ao longo de 48 horas, cinco equipes terão a missão de desenvolver jogos independeres para o Windows 10. Para interagirem durante o processo, trocar informações e documentos do projeto, os participantes utilizarão a plataforma de colaboração Microsoft Teams. Desta forma, todos os integrantes da equipe conseguem acompanhar o desenvolvimento sem que estejam reunidos em um mesmo espaço físico.

O desafio será a criação de jogos com o tema “Pessoas Invisíveis”. Os projetos têm que estar em compromisso com a diversidade, logo os games devem trazer elementos sobre a inclusão de diferente indivíduos na sociedade. As equipes terão liberdade para selecionar e criar todos os elementos dos jogos, desde a concepção até aos motores gráficos que julgarem apropriados. Durante o evento, os grupos farão reuniões periódicas com especialistas que vão avaliar o andamento de cada projeto e o cumprimento das metas estabelecidas.

Os projetos desenvolvidos na primeira edição do Xbox/Teams Game Jam serão avaliados por uma banca composta por especialistas do mercado de games, que seguirão critérios como: uso do tema, criatividade, diversão, inovação, qualidade gráfica e qualidade do áudio. Como recompensa, a equipe vencedora fará parte de um exclusivo programa de mentoria com Esteban Lora, gerente de parcerias na Microsoft Studios e um dos responsáveis pelo programa ID@Xbox. As orientações serão divididas em duas sessões: uma por meio do Microsoft Teams e outra presencial durante a Brasil Game Show (BGS) 2020.

[miptheme_quote author=”Bruno Motta (Gerente de Xbox na Microsoft Brasil)” style=”text-center”]A Microsoft tem investido continuamente em Games ao redor do mundo. Para isso, o suporte ao desenvolvimento de conteúdo independente é fundamental. Isso não poderia ser diferente no Brasil. Com a primeira Xbox/Teams Game Jam, queremos fomentar o desenvolvimento de games nacionais, além de oferecer oportunidades de capacitação e aprendizado aos desenvolvedores brasileiros por meio de mentorias e treinamentos com os participantes da equipe vencedora.[/miptheme_quote]