Skip to main content

Se o pessoal hoje acredita que existe uma guerra de consoles entre o Xbox e a PlayStation, é bom saberem que as coisas foram muito mais tensas nesse mercado nos anos 90. A HBO trará o documentário Console Wars, que mostrará toda a confusão entre a SEGA e a Nintendo nessa época e em como Mario e Sonic se transformaram em eternos rivais.

Já disponível para assistir na HBO GO, a produção é liderada pelo comediante Seth Rogen e pelo roteirista Evan Goldberg, parceiro de longa data do humorista. O material é dirigido por Jonah Tulis e por Blake J. Harris, autor do livro que inspirou o documentário.

A obra faz parte da nona edição da Temporada de Documentários, que rola anualmente desde 2002. Começando no dia 13 de outubro e terminando apenas no dia 16 de novembro, Console Wars está incluso na categoria não-ficção junto com outras onze produções.

Caso tenha faltado na aula de história dos games, o que é uma vergonha, diga-se de passagem, o documentário mostra como a Nintendo, líder japonesa do segmento de jogos eletrônicos e com um sucesso consolidado lidou com a novata SEGA. A empresa trouxe o Sonic como mascote para rivalizar pela primeira vez com o bigodudo, algo que nenhuma outra tinha conquistado até então. Este conflito, que envolveu até o público, estabeleceu toda uma base de desenvolvimento para a indústria de videogames como a conhecemos atualmente.

Mostrada inicialmente na SXSW 2020, a produção também será reprisada no canal pago HBO, qual foi transmitida pela primeira vez ontem e reprisará no dia 05 de novembro, às 1h40 e às 18h30. Na sexta-feira, dia 06, passará às 1h55 e, no sábado, dia 07 de novembro, às 18h20. Domingo, 08, onde quase todos estão de folga, poderão assistir isso num horário mais tranquilo, passando às 11h35.