A situação nos bastidores da produtora Starbreeze é pior do que se imaginava e a empresa pediu uma saída jurídica nos tribunais da Suécia para escapar de suas dívidas. Diante da crise, o CEO Andersson Klint foi pressionado a pedir as contas e será substituído.
O desequilíbrio financeiro não é de hoje: a produtora teria realizado investimentos demais com pouco retorno nos últimos anos. A situação foi agravada com o fiasco nas vendas de Overkill’s The Walking Dead, o que motivou a Starbreeze a sugerir cortes de gastos.
A produtora está se preparando para uma batalha dura para não fechar as portas e realizou um pedido de insolvência no Stockholm District Court, para uma reestruturação das contas. De acordo com o pedido, a Starbreeze se compromete a honrar os salários dos funcionários, mas o pagamento de fornecedores de serviços ou produtos irá atrasar enquanto a empresa busca uma negociação de prazos e uma melhora na liquidez.
Para a próxima etapa da Starbreeze, a produtora afirma que irá necessitar de um novo tipo de liderança. Embora Andersson Klint tenha ocupado o cargo de CEO desde 2003 e tenha sido o responsável pelo bem-sucedido modelo de negócios de Payday 2, o quadro de diretores decidiu que era hora de trocar o posto.