Skip to main content

Fontes próximas à indústria de jogos relataram uma movimentação preocupante: Donald Trump quer saber onde exatamente a gigante chinesa Tencent está se metendo.

Não de hoje que o presidente norte-americano acusa os interesses chineses de estarem se infiltrando em negócios norte-americanos. Por causa disso, o Comitê de Investimento Estrangeiro teria enviado cartas para empresas de jogos como Riot Games e Epic Games, que tem participação da Tencent em seu capital. O governo quer saber como funciona o compartilhamento de informações pessoais de usuários.

Donald Trump enxerga um risco de segurança nacional na aquisição de empresas por parte da China. Entretanto, a Tencent é a proprietária absoluta da Riot Games, possui 40% das ações da Epic Games e mantém investimentos em praticamente todas as produtoras, como Funcom (29%), Frontier Developments (9%), Activision Blizzard (5%), Paradox Interactive (5%), Ubisoft (5%) e mais. Obstáculos operacionais ou burocráticos podem afugentar esse capital.

Desde 2018, o Comitê de Investimento Estrangeiro tem plenos poderes para reverter aquisições ou investimentos por empresas estrangeiras, inclusive retroativamente. A justificativa tem sido o acesso a dados de cidadãos norte-americanos. Com empresas de jogos usando plataformas próprias, com contas que envolvem nome ou endereço de email desses usuários, a Tencent entrou na mira do governo de Donald Trump.

Recentemente, a Tencent sofreu um baque em suas operações em solo americano com o banimento do aplicativo WeChat no país. Na época, Donald Trump deixou claro que a manobra não afetaria a ação da empresa chinesa na área de jogos. Agora, nos bastidores, tudo indica que a trégua acabou.