Skip to main content

A adaptação cinematográfica de Borderlands está construindo um elenco de peso: Cate Blanchett, Kevin Hart, Jamie Lee Curtis e o recém-anunciado Jack Black. Esse último assume a voz do robô Claptrap nos cinemas e a grande pergunta é por que não foi convocado o dublador atual dos jogos.

Jim Foronda dá vida ao robô falastrão em Borderlands 3 e tinha esperanças de repetir o papel no filme. Ao saber da escalação de Jack Black, sua primeira reação foi simplesmente um “oh”, no Twitter. Uma vez que passou o susto, Foronda se recompôs e publicou uma nova mensagem. Primeiro, ele deixou claro seu desapontamento: “não posso mentir – é uma decepção esmagadora. Eu pensei sobre possivelmente estar no filme durante anos”.

Entretanto, o dublador foi diplomático no final: “eu amo Borderlands. Eu amo Claptrap. É uma alegria absoluta ser a sua voz nos jogos. Parabéns, @jackblack. Eu sei que você deve amá-lo também. Por favor, cuide bem dele”.

A grande verdade é que Jim Foronda sequer é a voz original de Claptrap na franquia. Durante anos, o robô foi representado por David Eddings, que dublou o personagem nos dois primeiros títulos da série, assim como no derivado Borderlands: The Pre-Sequel e o adventure Tales From the Borderlands. Porém, uma disputa salarial envolvendo seu trabalho virou uma briga feia com Randy Pitchford, CEO da desenvolvedora Gearbox. Eddings chegou a acusar o executivo de falcatruas financeiras e o kissuco ferveu. Com um climão desses, o dublador foi substituído no terceiro jogo da franquia.

David Eddings ainda não se manifestou sobre a escalação de Jack Black. Evidentemente, não havia a menor chance do próprio dublador original ser escolhido para o papel nos cinemas sem que Pitchford vetasse a decisão. Porém, se Eddings pudesse selecionar um substituto, sua primeira opção seria Kevin Hart. O ator acabou confirmado na adaptação cinematográfica de Borderlands, mas para o papel do Vault Hunter Roland.