Skip to main content

Com a pandemia ainda ativa, era inevitável que não teríamos E3 2021 de forma presencial. A a Secretaria de Turismo e Convenções da cidade de Los Angeles já havia deixado escapar a má notícia, mas agora é oficial: o evento será apenas digital esse ano.

A Electronic Software Association (ESA), responsável pela organização do evento, divulgou uma nota confirmando a mudança. Com regras novas, o maior encontro da indústria dos jogos eletrônicos do planeta irá acontecer somente na internet, entre os dias 12 e 15 de junho. A transmissão será gratuita, através de diferentes plataformas.

“Por mais de duas décadas, a E3 tem sido o principal local para mostrar o melhor que a indústria de videogames tem a oferecer, ao mesmo tempo em que une o mundo por meio dos jogos”, afirmou Stanley Pierre-Louis, presidente e CEO da ESA. “Estamos transformando a E3 deste ano em um evento mais inclusivo, mas ainda buscaremos entusiasmar os fãs com grandes revelações e oportunidades privilegiadas que tornam este evento o palco central indispensável para videogames.”

Outra mudança é o número limitado de produtoras. Nintendo, Xbox, Capcom, Konami, Ubisoft, Take-Two Interactive, Warner Bros. Games e Koch Media confirmaram a presença, mas essa lista de participantes da E3 2021 contém grandes ausências. A surpresa fica por conta do retorno da Microsoft, que vinha apresentando um evento paralelo nos últimos anos. Por outro lado, Sony está fora da lista até o momento, assim como a Square Enix. EA segue firme e forte ignorando a E3 e deverá repetir evento próprio em 2021.

O êxodo das empresas já vinha acontecendo antes mesmo do coronavírus e não é de hoje que se comenta a relevância e a possível extinção da E3. Por enquanto, a ESA ganhou mais um ano para respirar e tudo pode voltar aos seus eixos em 2022.