Durante a conferência da Nintendo, foi anunciada uma demo para Pokémon Sword e Pokémon Shield. Ainda sem data definida, ela abordará o combate contra Nessa, a líder de ginásio aquática. Usando um Drednaw em forma Dynamax, ela promete um desafio e tanto aos treinadores.
Outro detalhe importante revelado foi sobre a Pokéball Plus, usada em Let’s GO Pikachu e Eevee. Apesar de você poder continuar utilizando-a para carregar seus monstrinhos por aí, não conseguirá utilizar como controle para o game como o antecessor. Porém, ao conectar com o novo game você pode transferir Mew para os títulos também.
Além disso, foram apresentados dois Pokémon. Um deles, um corgi, Yamper é um animado cãozinho elétrico. Na demo que está jogável na E3, seus ataques são Play Rough e Spark. Sua habilidade permite carregar consigo a primeira Pokébola falha ao tentar capturá-lo. O outro se chama Impidimp e é um pequeno demônio do tipo trevas e fada. Ainda não foram reveladas muitas informações sobre ele.

Yamper mostrará quem é um bom menino.
Já na apresentação da gameplay na Treehouse, a Nintendo falou mais sobre alguns recursos do game. Os Pokémon selvagens aparecerão na natureza conforme o horário e o clima, então alguns treinadores dificilmente encontrarão os mesmos monstros na área quando passarem pela segunda vez. Além disso, será seguro escolher bem os confrontos, há alguns de nível elevado que poderão derrubar todo o time de quem correr despreparado. Na Wild Area que visitaram tinham locais como o Lake Miloch, Rolling Hills e Lake Axewell.
Abordando o Dynamax, também foi mostrado mais do que apresentou no último trailer. Conforme anda pelas áreas selvagens, você pode se comunicar com treinadores através do Y-Comm. Apertando Y você entrará em contato e, além de poder trocar e batalhar com as pessoas online ou local, poderão se juntar para enfrentar as Max Raids Battle. Você pode entrar nelas com apenas um Pokémon e terá 10 turnos para derrotar os chefões. Pokémon terão os níveis comuns e níveis Dynamax, o que não foi explicado como funcionará in-game.

Impidimp ainda possui muitos mistérios ao seu redor.
Por fim, uma notícia não muito boa aos treinadores de longa data. Apesar do aplicativo Pokémon Home ser lançado para transferir seus mascotes entre os jogos e gerações, você poderá passar para Sword e Shield apenas os que tiverem na Pokédex de Galar. Ou seja, aqueles mais de 800 Pokémon que capturou e transfere desde o Ruby e Sapphire terão de esperar por um tempo para serem transferidos ao Nintendo Switch.
O vídeo da Treehouse com 30 minutos foi divulgado mostrando tudo o que há nas Wild Area e com as Max Raid Battles de Pokémon Sword e Shield. Além disso, há também vários confrontos e dá pra ter um gostinho do que encontrará no decorrer do jogo. Ele será lançado no dia 15 de novembro e é exclusivo para o Nintendo Switch.