Skip to main content

Muito contrariada, Epic Games volta atrás e lança Fortnite na loja oficial Google Play, depois de dezoito meses de briga com a plataforma Android.

O battle royale havia sido lançado anteriormente no sistema móvel através de download direto no site da Epic Games, para contornar a cobrança de 30% do faturamento das vendas realizadas dentro do aplicativo. Em 2018, Tim Sweeney , CEO da produtora e desenvolvedora, havia admitido que não achava justo o porcentual só porque o Google era dono do parquinho. Com Fortnite disponível diretamente, fora da loja, a Epic Games não precisava dar satisfação pra ninguém, muito menos pagar qualquer taxa.

O jogo virou agora. Em um comunicado pra lá de rabugento, a criadora de Fortnite informou ao seu público que está finalmente disponível na Google Play. Segundo a Epic Games, o “Google coloca em desvantagem” programas baixados fora de sua própria loja. Eles acusam o Google de utilizar avisos de segurança assustadores, restringir contratos com fabricantes e sistematicamente apontar programas de terceiros como malware (software malicioso). A gota d’água teria sido a funcionalidade Google Play Protect, que “bloqueia softwares obtidos fora da loja Google Play”.

Apesar da guinada, a Epic Games sustenta que continuará dando suporte ao seu próprio aplicativo e a sua própria versão do Fornite fora do Google Play. Quem quiser baixar fora da loja do Google pode, quem quiser baixar dentro do Google Play pode também e fica combinado assim.