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Depois de sua infame resistência a habilitar o crossplay no PS4, algo que durou até setembro de 2018 quando finalmente decidiu implementá-lo, a Sony continua a lidar com estes fantasmas de outrora, agora sendo exposta durante o julgamento Epic vs. Apple. Tim Sweeney, chefe da Epic Games, revelou que em diversos casos a empresa teve de pagar parte de sua receita à Sony para manter o crossplay de Fortnite habilitado.

Segundo o The Verge, a Sony é a única a demandar esse tipo de compensação pelo crossplay em suas plataformas, sendo que Xbox e Nintendo já haviam habilitado a jogatina cruzada em suas plataformas muito antes. Em um email divulgado durante o julgamento, podemos ver o vice-presidente de Business Development da Epic, Joe Kreiner, fazendo o apelo para que a Sony habilitasse o recurso.

“Amamos trabalhar com o PlayStation, e queremos que isso seja um win/win. Quanto mais isso se arrastar, será cada vez menos. Não consigo pensar em uma situação na qual a Epic não consiga o que nós queremos – essa possibilidade foi embora quando Fortnite se tornou o maior jogo no PlayStation”, diz Kreiner. Em seguida, ele propõe uma série de jogadas que poderiam convencer a Sony a implementar o crossplay.

 

Entre elas, vale ressaltar o terceiro item: “Anunciamos o crossplay em conjunto com a Sony. Epic dá o lugar para a Sony parecer heróica. Você decide quando/onde/como”. No entanto, em uma réplica, Gio Corsi, então diretor sênior da Sony Interactive Entertainment América, respondeu com um não educado. “Aprecio os pontos que você listou no email […] mas a jogatina cruzada não é um grande acerto independente do tamanho do título.”

Mas isso mudou depois de muita pressão do público, e a Sony passou a empregar um modelo que exige, em certas circunstâncias, o pagamento de parte da receita de um título a ela. Em um documento de agosto de 2019 (veja abaixo), é exemplificado o quanto uma publisher deverá pagar à Sony caso a receita de um título somasse a apenas 63% de todas as plataformas. A regra, no caso, é cobrar das publishers quando a receita na PSN fica abaixo dos 85% durante o mês, ou seja, o game tem que ser um enorme sucesso na plataforma da Sony.