Skip to main content

A notícia que nenhum fã queria ler está se aproximando: System Shock 3 pode ser cancelado oficialmente a qualquer momento. Fontes próximas ao estúdio OtherSide Entertainment afirmaram que a maior parte dos desenvolvedores envolvidos no jogo foi demitida.

Nesse momento, oficialmente o título está sem seu roteirista e diretor, sem seu programador líder e sem seu diretor de design, além de outros profissionais chave que foram saindo em silêncio nos últimos meses. Entretanto, uma fonte anônima declarou que o resto do time também foi desligado do projeto recentemente.

Esse êxodo seria o resultado da perda da produtora Starbreeze, no começo de 2019, assolada por suas próprias questões financeiras. Incapaz de seguir em frente com a produção de System Shock 3 e precisando de dinheiro, a Stabreeze reverteu os direitos de distribuição para a OtherSide. Sem uma produtora, Warren Spector, líder do desenvolvimento, colocou a papelada embaixo do braço e foi bater de porta em porta para dar continuidade ao projeto.

Spector chegou a afirmar que o estúdio tinha lastro monetário para sobreviver por um ano e talvez até lançar o jogo de forma independente. System Shock 3 chegou a ser exibido em setembro passado e arrancou elogios do público em sua versão alpha. Agora, o cenário parece ter mudado. Até o momento, Warren Spector, a única pessoa que pode negar ou confirmar os rumores sobre o futuro do jogo, permanece em silêncio.