A polêmica do crossplay entre jogadores de Fortnite no PlayStation e jogadores no Switch ainda está mal-explicada, mas um ex-executivo da Sony deu a resposta que todo mundo estava pensando, mas ninguém tinha falado em voz alta ainda: “dinheiro”.
John Smedley é um dos criadores de Everquest, esteve com a Sony desde 1996 e chegou a ser Presidente da divisão Sony Online Entertainment (SOE) entre 2010 e 2014. Longe da empresa e atualmente coordenando a Amazon Game Studios, o veterano mandou o verbo no Twitter:
Falando nisso, quando eu estava na Sony, a razão declarada internamente para isso era dinheiro. Eles não gostavam de alguém comprando algo em um Xbox e usando em um Playstation. Simples assim. razão estúpida, mas aí está.
Smedley entende do que está falando, porque não faltaram oportunidades de introduzir o crossplay na linha de jogos MMO da agora extinta SOE ou mesmo lançar alguns dos jogos em seu catálogo na plataforma rival. O caso de Fortnite não é a primeira vez que a Sony adota uma postura em cima do salto e possivelmente não será a última. Mas o ex-executivo da empresa também afirmou que “se nós mantivermos essa pressão, o problema some”, então, ainda resta uma esperança para os jogadores.