A casa caiu para a Starbreeze: autoridades suecas fizeram uma operação de busca e apreensão em um dos escritórios da desenvolvedora de jogos em Estocolmo e pelo menos um de seus executivos foi detido. Há suspeita de uso de dados sigilosos para fraude na Bolsa de Valores.
De acordo com relatos da TV local, diversos executivos do alto escalão da empresa teriam vendido suas ações às pressas antes da Starbreeze buscar ajuda judicial para quitar suas dívidas. Diante da possibilidade de desvalorização dos papéis, a venda teria sido feita com base em informações privilegiadas, o que é ilegal. Após o anúncio das dificuldades financeiras da produtora, suas ações caíram em 80% na Bolsa de Valores.
A Financial Market Chamber, autoridade fiscalizadora de operações no mercado de ações, conduziu uma batida em diversas instalações da Starbreeze em busca de provas da ação ilícita. Vários computadores e documentos foram apreendidos nos locais e um executivo, cuja identidade está sendo preservada, foi detido por suspeita de participar do esquema fraudulento.
Atualização (14:04): Em um comunicado enviado à imprensa, a Starbreeze explica:
A empresa, como tal, não está sujeita a qualquer suspeita. A empresa coopera integralmente com a Autoridade Sueca de Crimes Econômicos. O evento não afeta a empresa ou a reconstrução de negócios em andamento. Starbreeze não tem mais informações sobre o assunto”.