Skip to main content

Pelo visto os jogadores de Returnal não entenderam muito bem como funciona um roguelike e seguem reclamando do título e suas mecânicas. A principal delas é o clamor pela opção de salvar o seu progresso durante a partida, já que muitos driblam este sistema deixando o seu PlayStation 5 em modo de repouso para não ter de iniciar tudo novamente desde o seu princípio.

Como ele é um dos maiores títulos do gênero na atual geração, ao menos um dos que mais está recebendo repercussão, muita gente o adquire sem saber como funciona sua metodologia e acaba caindo nas garras da irritação e de algo mais duro do que os demais jogos nos acostumam. Porém, isso não impede ninguém de xingar muito no Twitter e cobrar a Housemarque por mudanças.

Sendo algo completamente inesperado pela desenvolvedora, o estúdio de Returnal se pronunciou através do diretor de marketing, Mikael Havari. “Nós compreendemos que existem mecânicas que atualmente prejudicam o jogador. Mas atualmente não sabemos como melhorá-las para vocês. É muito difícil anunciar qualquer coisa, pois imagino que exista uma grande quantidade de pessoas que buscam por algo diferente”.

Caso não conheça o que é o roguelike e queira mergulhar no novo título de PS5, ele é um jogo que foi criado no intuito de ter uma dificuldade elevada e que trabalha o sistema de mortes para que você tenha um grande fator replay. Hades, por exemplo, sempre altera coisas em seus cenários e interações, compensando isso. Porém é impossível a Housemarque alterar algo nesse sentido sem mudar a essência do gênero e isso atingiria outra parcela de jogadores.

Ou seja, caros leitores, Returnal foi criado com essa intenção e para um certo nicho de público que, até o momento, estava restrito apenas às desenvolvedoras indies. O seu lançamento no PlayStation 5 acende o alerta aos demais estúdios que viram uma oportunidade de trazer a proposta de forma mais abrangente. A grande questão é: o público está preparado para os roguelikes no PS5?