A notícia de que a série Mass Effect vai entrar em hiatus deixou muitos fãs da franquia preocupados. Boa parte do time da BioWare Montreal está sendo redirecionado a outros projetos, segundo fontes anônimas ao Kotaku. Após a recepção controversa de Mass Effect: Andromeda (análise), a série provavelmente vai descansar por um tempo.
Agora, alguns poucos fãs estão apoiando uma petição no Change.org pedindo que a Electronic Arts venda a série Mass Effect para a Bethesda Softworks. “Não vamos aceitar que a EA simplesmente mate a tão adorada franquia Mass Effect. Venda para alguém que saiba utilizá-la e crie jogos de qualidade, venda para a Bethesda Softworks” disse alguém que aparentemente ainda não testou o novo Prey (análise).
Certamente o resultado do último Mass Effect deixou a desejar. Talvez os erros mais visíveis, como as animações dos personagens ou a falta de profundidade do jogo comparado à trilogia original. É comum que isso aconteça com franquias de sucesso lideradas pelas produtoras mais caça-níqueis. Mas será que vender uma franquia para outra empresa de tamanho similar pode resolver a insatisfação dos jogadores? Não conheço uma pessoa que jogou parte da série The Elder Scrolls que não diga que “Skyrim é o pior jogo da série”.
Não vale se iludir com empresas desse porte, nem se enganar que franquias tão grandes são vendidas facilmente. A campanha para mim é absurda como pedir que a Konami compre a série FIFA. Mas pelo menos se Mass Effect fosse parar na mão da Bethesda, em vez de 12 DLCs teríamos provavelmente só seis.
Porém podemos ficar tranquilos, é só blábláblá.