A adaptação cinematográfica de Gears of War pode estar mais perto do que nunca de ser finalmente realizada: Shane Salerno, o roteirista responsável por todas as quatro(!) continuações de Avatar que ainda irão estrear, acaba de ser confirmado como o encarregado de escrever um roteiro para o filme.
Salerno não é um estranho no ninho dos jogos eletrônicos, tendo sido um dos co-autores da história de Ghost Recon: Wildlands. O escritor traz ainda no currículo o peso da culpa por ter participado de Armageddon e Aliens vs Predator 2 na qualidade de roteirista, então tudo pode acontecer. Ele tem nas mãos a confiança de James Cameron e isso parece ter sido suficiente para convencer a Universal Pictures a assinar com o escritor.
A produtora fechou uma parceria com a desenvolvedora Coalition e com a Microsoft para tirar a adaptação cinematográfica de Gears of War do inferno em que se encontra há quase dez anos. A ideia não é levar para a telona nenhuma das histórias já abordadas nos cinco títulos da franquia, mas criar um novo enredo ambientado no mesmo universo. A bola está com Salerno agora, mas as filmagens não tem qualquer previsão de começar.
A primeira notícia de um filme baseado em Gears of War remonta a 2008, quando o diretor Len Wiseman (da franquia Underworld, ou “Anjos da Noite”) assumiria o manto de criar uma trilogia baseada na saga da guerra eterna da Humanidade pela sobrevivência. Falava-se em uma produção grandiosa, “uma versão barra-pesada de Senhor dos Anéis” conforme afirmou o diretor. Mas o orçamento estimado para o projeto estouraria os cofres da produtora New Line, então encarregada da adaptação.
Em 2011, a New Line anunciou que estava buscando uma abordagem mais intimista para o filme, mostrando apenas o surgimento dos Locusts e os primeiros momentos do conflito, com um elenco formado por jovens. O custo final foi reduzido drasticamente e Wiseman pulou fora do barco ao se recusar a fazer um filme de baixo orçamento. Desde então, o filme de Gears of War mudou de mãos, mudou de produtora e, talvez, quem sabe, agora tenha um futuro menos sombrio.