Skip to main content

O mundo dá voltas e a produtora EA Games anunciou hoje (12) que a franquia Need for Speed está de volta nas mãos do estúdio britânico Criterion, depois de um período no comando da Ghost Games. A Ghost Games, por sua vez, será repaginada para EA Gothenburg e passará a oferecer somente suporte para outros títulos da produtora.

Need for Speed é uma das franquias mais aclamadas entre os fãs de jogos de corrida, mas sempre passou de mãos em mãos nessas quase três décadas de existência. A série foi criada pela Distinctive Software, em 1994, e a desenvolvedora foi comprada pela EA Games, sendo rebatizada de EA Canadá. A divisão ficou no comando da marca até 2002, quando a Black Box Games assumiu o volante. Depois disso, virou um rodízio, com desenvolvedores como Slightly Mad Studios, Criterion Games e a renomeada EA Black Box lançando títulos da franquia, entre 2009 e 2012. Naquele ano, foi anunciado que a Criterion teria controle total de Need for Speed, mas em 2013 já veio a freada: cortes no estúdio levaram a Ghost Games a ficar com a responsabilidade da série.

Ironicamente ou não, a Ghost Games tinha sido formada por ex-funcionários da Criterion, totalizando 80% de sua força de trabalho. Agora, sete anos depois, com as novas mudanças, os desenvolvedores estão sendo remanejados de volta para a Criterion, enquanto a Ghost Games, agora EA Gothenburg, sofre cortes e tem suas funções reduzidas.

De acordo com o comunicado oficial da EA Games, “com uma forte história e paixão por jogos de corrida e uma visão do que podemos criar, a equipe da Criterion levará o Need for Speed para a próxima geração”.