Skip to main content

Pode ser a manchete mais aleatória do ano? Pode ser, mas também é verdade: Gabe Newell, CEO e fundador da Valve, vai pagar para enviarem um anão de jardim para o espaço. Acredite ou não, o motivo é duplamente nobre.

A aparente brincadeira é uma referência a uma Conquista que pode ser desbloqueada em Half-Life 2: Episode 2. No jogo, é possível carregar um anão de jardim, do começo da expansão, até um foguete no final e mandá-lo para uma viagem só de ida ao espaço. Não é uma Conquista fácil de ser obtida, mas agora Gabe Newell está prestes a realizá-la na vida real.

O anão de jardim foi refeito em titânio pela Weta Workshop e será colocado à bordo de um foguete da Mission 16, da Rocket Lab. O objetivo, é claro, não é gerar um meme na internet. A missão irá lançar em órbita nada menos que 30 satélites e o simpático boneco faz parte de um experimento. Seus criadores testarão a eficiência de um novo processo de impressão 3D em gravidade zero. Se tudo correr bem com o gnomo Chompski, a técnica poderá ser empregada na produção de componentes aeroespaciais no futuro.

Gabe Newell quer chamar a atenção para a empreitada e garantiu uma doação para a Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica do hospital infantil Spirit, em Auckland, Nova Zelândia. O executivo prometeu um dólar para cada visualização da transmissão de lançamento do foguete.

Por enquanto, a Mission 16 não tem uma data para decolar. Os responsáveis irão aproveitar uma janela de oportunidade que começa a partir do dia 15 de novembro. Até lá, Chompski aguarda ansioso a chance de ir aonde nenhum anão de jardim jamais foi antes fora das telas.