A nova IP da desenvolvedora de Pokémon, Giga Wrecker Alt. foi anunciada em janeiro e trouxe muita curiosidade acerca do game. O diretor do jogo, Masayuki Onoue, revelou como que a Game Freak Inc. resolveu apostar no novo projeto e trazer um game no estilo metroidvania à vida.
Primeiro, o diretor revelou uma interação para que os desenvolvedores pudessem mostrar novos projetos e trazer isso à tona. “Temos uma competição de empreendedorismo chamada Gear Project, para atrair os desenvolvedores da empresa a criarem novas IPs. Giga Wrecker Alt. se destacou por trazer uma ideia ousada de misturar ação com mecânicas de física durante o jogo”. Ele disse também que muitos desenvolvedores de fora da empresa mostram interesse em participar da Gear Project, recebendo currículos de novos formandos constantemente.
Para adaptar o jogo e suas ferramentas, a Game Freak precisou alterar muito do seu projeto. “Por exemplo, nas batalhas contra os chefões, as simulações físicas são simplificadas e priorizamos a ação”. A intenção do limite é trazer desafios durante as fases e habilidade contra os poderosos inimigos. “Limitar o jogo a ser apenas puzzles não ofereceria qualquer experiência com tensão ao jogador”, revela Onoue. Ele também revelou que o projeto tinha sido criado em 2013, porém a empresa só conseguiu trabalhar com ele dois anos depois
Apesar disso, houve dificuldades no projeto. “Para ser brutalmente honesto, jogos focados em física são uma péssima combinação para o gênero de ação tão consolidado. Ao invés de tentarmos nos adaptar às normas da mecânica para criar um jogo desse estilo, tomamos a direção de abraçar essa individualidade do projeto no lugar, tornando mais natural para aprendermos como trabalhar com essa natureza distinta”.
Previsto para lançar no dia 02 de maio, ele foi adiado indefinidamente, mas ainda com janela de lançamento para 2019. Giga Wrecker Alt. sairá para PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.