Skip to main content

Depois de 10 anos deixando os gamers escolherem a quantia da compra que seria voltada para caridade, a Humble Bundle anuncia que isso vai mudar. Antes, ao efetuar uma compra no site, você escolheria quanto do valor total iria para o site, os desenvolvedores e caridade. Por exemplo: se uma compra fosse 15 dólares, você poderia designar 8 dólares para caridade, 4 dólares para a desenvolvedora e os 3 dólares restantes para o site. Com isso a Humble Bundle conseguiu arrecadar 195 milhões de dólares até o momento para instituições de caridade ao redor do mundo.

A principal mudança, que acontece a partir de maio, é que não haverão mais os “sliders” (aquelas linhas que você puxa para aumentar ou diminuir algum valor), que serviam para distribuir os valores como citado acima. No lugar dessa função, o site vai implementar botões com valores fixos. A porcentagem máxima destinada para caridade agora será de 15% e a maior fatia vai para os desenvolvedores. O site diz que essa mudança já está em teste há um mês e que algumas pessoas não devem mais ter acesso aos “sliders” e pede desculpas por não ter comunicado de forma oficial, já que muitos usuários viram a mudança e não entenderam, conforme a empresa relata em seu blog.

SLIDERS HUMBLE BUNDLE

Sliders que permitem direcionar os valores da compra. Imagem: Gamasutra

A mudança não foi muito bem aceita (como podem ver na própria postagem do site no Twitter, em inglês). “Eu era um dos usuários que comprava quase todos os “bundles” para poder apoiar a caridade. Por favor, revertam isso, está claro que seus fãs odiaram a mudança”, comenta um usuário. Já outro, em defesa, diz: “àqueles interessados em fazer caridade, que tal doarem sem esperarem nada em troca? Se vocês esperam um jogo em troca da doação, não é doação”.

A Humble Bundle vende, principalmente, pacotes de jogos, às vezes temáticos (como vários jogos de uma desenvolvedora ou gênero) com preços bem atrativos (em dólar), além de sua loja vender jogos avulsos como qualquer outra. Livros digitais e softwares também fazem parte dos itens que o site vende.