Skip to main content
Notícias

Jeff Kaplan, diretor de Overwatch, deixa a Blizzard depois de duas décadas

Por 21/04/2021No Comments2 min de leitura

Terça-feira, 20 de abril, foi um dia triste para os fãs de Overwatch. Jeff Kaplan, diretor criativo do jogo e o porta-voz da Blizzard, anunciou sua saída da empresa, depois de 19 anos de carreira. Daqui pra frente, Aaron Keller, também membro fundador da equipe original de desenvolvimento de Overwatch, irá assumir o comando do título e sua aguardada continuação.

O surgimento de Overwatch é uma dessas histórias edificantes de bastidores da indústria dos jogos. Inicialmente, a Blizzard estava desenvolvendo um MMORPG de ficção-científica conhecido como Titan. Depois de sete anos, o projeto foi engavetado sem nunca sequer ser anunciado. A maior parte da equipe foi absorvida em outros setores da produtora. Porém, não havia vagas para todos e um pequeno núcleo permaneceu sem perspectiva de carreira dentro da Blizzard. A empresa ofereceu uma alternativa: eles precisavam criar um projeto novo em seis semanas para continuarem trabalhando. Das cinzas de Titan (e reaproveitando alguns elementos e conceitos), surgia Overwatch.

Esse time de “sobreviventes” de Titan foi liderado desde o começo por Jeff Kaplan. Em sua carta de despedida da Blizzard, o diretor utilizou o lema que norteou a equipe e se tornou também o lema do personagem Winston: “nunca aceite o mundo como ele parece ser, ouse vê-lo como ele poderia ser”.

Jeff Kaplan também declarou: “foi a grande honra da minha vida ter a oportunidade de criar mundos e heróis para um público tão apaixonado. Quero expressar minha gratidão mais profunda a todos da Blizzard que apoiaram nossos jogos, nossas equipes de jogos e nossos jogadores, mas quero deixar um agradecimento especial aos desenvolvedores extraordinários que viveram essa jornada de criação comigo”.