Foram quase dois anos de rumores e especulações, pistas escondidas e uma busca incessante por parte dos quase um milhão de jogadores que se aventuraram por Elite: Dangerous. Mas finalmente aconteceu: uma raça alienígena inteligente fez contato dentro do jogo.
O jogador DP Sayre, jogando no Xbox One, teve sua nave arrancada do hiperespaço por uma espaçonave misteriosa, colossal e definitivamente de origem desconhecida. O piloto gravou a assustadora experiência e publicou online. O enigmático encontro foi logo em seguida confirmado e divulgado pela desenvolvedora Frontier.
A comunidade de jogadores especula que os criadores do jogo finalmente introduziram os Thargoids, uma raça insectóide oriunda de fora das fronteiras do Universo conhecido e que fazia parte da franquia espacial no passado, mas estava ausente do novo título. Originalmente, os Thargoids eram hostis, embora suas intenções não fossem sempre claras. E, de acordo com o lore da série, possuíam naves gigantescas, capazes de arrancar naves menores do hiperespaço.