Vejam que interessante: quem assinar o serviço online do Switch vai ganhar todo mês um game clássico de NES ou SNES para jogar no console. Sensacional, não? Afinal, a empresa tem uma grande biblioteca de títulos e esse tipo de “gratuidade” é algo que tanto a Microsoft quanto a Sony já fazem, nada mais justo com seus fiéis fãs que a empresa japonesa faça o mesmo.
Só que um comunicado chamou atenção de todos hoje. O texto abaixo está no site da Nintendo:
“Monthly game download
Subscribers will get to download and play a Nintendo Entertainment System™ (NES) or Super Nintendo Entertainment System™ (Super NES) game (with newly-added online play) for free for a month.”
Uma tradução livre diz que cada jogo ficará disponível de graça para dowload e ser jogado naquele mês em que estiver na promoção. Isso causou uma certa confusão. A primeira conclusão que as pessoas chegaram, após a conferência essa madrugada, é a mais óbvia, o jogo ficaria gratuito pra sempre, enquanto a pessoa assinar o serviço, como funciona na Live para o Xbox One e na PS Plus. Mas algumas outras interpretaram diferente, entenderam que isso significa que esse clássico só pode ser jogado por até um mês, como uma espécie de aluguel gratuito. Um repórter da Wired foi atrás disso, obteve resposta da própria Nintendo of America e tuitou o que descobriu:
Sheesh, even my explanation was unclear. Sorry.
After a month, you can no longer PLAY the monthly Switch online classic unless you buy it.
— Regular Chris Kohler (@kobunheat) January 13, 2017
Ou seja, ao contrário da concorrência, onde somos donos dos jogos enquanto pagamos as assinaturas, está confirmado o que todo mundo temia: no Switch só poderemos jogar esse game “gratuito” por no máximo um mês. Quer continuar a jogatina? Pague!
Parece que a Nintendo não consegue aprender nem quando copia as outras empresas. O Virtual Console sempre foi uma funcionalidade excelente, mas com preços altos para sua finalidade, essa nova forma proposta parece mais como uma extensão desse serviço e assim fica difícil defender a fabricante. Como diria Rod Tidwell, personagem de Cuba Gooding Jr. em Jerry Maguire: me ajuda a te ajudar!