Skip to main content

Uma das grandes lendas do mundo dos jogos faleceu aos 61 anos nessa quarta-feira (26), de causas não divulgadas: Kazuhisa Hashimoto.

O nome Kazuhisa Hashimoto pode não ser conhecido por muitos fãs dos jogos eletrônicos e é praticamente impossível encontrar uma foto sua, mas o veterano desenvolvedor entrou para a História do jogos eletrônicos. Graças a ele, surgiu o chamado Konami Code, uma combinação de teclas que, se pressionadas em sequência, libera bônus e vantagens em diversos títulos.

O “macete” surgiu quando Hashimoto desenvolvia o port do jogo arcade Gradius para o NES, em 1986. Precisando testar o jogo, notório por sua dificuldade, mas sem as habilidades necessárias para chegar onde queria, o desenvolvedor embutiu o código secreto que lhe garantia acesso a power-ups e vidas extras. Por acidente, o código acabou sendo publicado junto com o lançamento de Gradius, foi descoberto e virou uma febre entre os jogadores e outros criadores.

Desde então, o Konami Code virou uma brincadeira embutida em quase todos os jogos da produtora, em diversos outros títulos de outras empresas, em sites, programas e nos lugares mais inesperados. Duvida? Experimente ↑ ↑ ↓ ↓ ← → ← → B A para ver o que acontece nesse site de um laboratório da USP.

Em um comunicado oficial, a Konami lamentou a morte de Kazuhisa Hashimoto:

[miptheme_quote author=”Konami” style=”text-center”]Ficamos tristes ao saber da morte de Kazuhisa Hashimoto, um produtor profundamente talentoso que introduziu o mundo no ‘Código Konami’. Nossos pensamentos estão com a família e os amigos de Hashimoto-san no momento. Descanse em paz.[/miptheme_quote]