Skip to main content

Táxis, algo comum até demais no passado, hoje enfrentam o ostracismo devido aos infinitos aplicativos que propõem serviços semelhantes. Contudo, até hoje os taxistas continuam a ser algumas das pessoas mais informadas sobre tudo que se ocorre em uma cidade. Afinal estes condutores atravessam a cidade transportando todo tipo de pessoa, cada uma com um motivo, segredo e história. Night Call, criado pela Monkey Moon, é uma experiência distinta de tudo que joguei este ano, trazendo uma história de investigação e redenção envolvente para um não tão inocente taxista.

Publicado pela Raw Fury, mesma empresa responsável por Whispers of a Machine, Night Call é uma envolvente história de busca por justiça. Vigiando a vida noturna parisiense em seu táxi, nosso herói sem nome deve descobrir a identidade de três distintos assassinos após ter sido atacado por um destes. É hora de colocarmos as mãos na massa e caçá-los um a um.

C’est la vie, c’est la mort

No início de Night Call, vemos nosso protagonista deixando mais um de seus passageiros em seu destino final. Após isso, ele sai de seu carro, apaga e, quando recobra a consciência, está preso a uma cama de hospital, ouvindo as enfermeiras e policiais à distância. O protagonista foi atacado pelo serial killer que carrega a alcunha de The Judge, e até o momento é seu único sobrevivente. Após receber alta, o taxista decide que não há tempo para descansar, pois a vida como imigrante muçulmano já é difícil por si só, o que dirá sem trabalho.

Imagem do texto de Night Call
O fato de caçar um serial killer não significa que deva ser desagradável.

Após algumas viagens, somos abordados pela Tenente Ninon Busset, responsável por revelar a identidade de nosso agressor. Porém a mesma conseguiu descobrir que nosso herói não é tão imaculado quanto pensamos, e rapidamente coloca em ação seu plano. Utilizando das provas que possui, Ninon nos coloca para trabalhar diretamente para ela, ou seja, devemos caçar e descobrir a identidade de The Judge e mais outros dois assassinos à solta, Angel of Death e Sandman, que podem ser investigados separadamente ou juntos.

Agora munido das pistas iniciais relacionadas aos ataques, devemos procurar outras pistas no dia a dia da Cidade das Luzes, conversando com informantes, outros taxistas, passageiros e pessoas transitando por postos de gasolina. Jornais e rádios também irão auxiliar nosso “herói” em sua cruzada por justiça, para que nenhuma outra vítima surja abandonada em uma sarjeta suja e escura de Paris. Night Call deixa de ser apenas um jogo de investigação a partir deste momento para se tornar um jogo de inúmeras histórias.

O jogo, logo em seu começo, diz ser baseado em fatos reais, o que pode acabar chocando alguns dos jogadores. Através disso é possível aumentar ainda mais a experiência do jogador, afinal de contas o jogo todo possui uma temática noir envolvente, o que faz com que mergulhemos de cabeça no universo do jogo. Cada passageiro guarda uma história, ou uma pista, porém temos de decidir prezar lucros através de viagens que podem não nos trazer pistas, ou focar em suspeitos atrás de algum deslize durante as conversas.

Imagem do texto de Night Call
Às vezes encontramos mais do que pistas nos locais.

Night Call apresenta um gameplay semelhante ao de uma visual novel, pois nunca dirigimos o táxi em si e, quando saímos do táxi para falarmos com alguém, apenas interagimos com as caixas de texto. O núcleo do gameplay roda em torno da vida como taxista. Quando iniciamos um novo dia, somos apresentados a um mapa da cidade, onde podemos escolher entre as fotos dos passageiros em suas respectivas localizações. Também é possível escolher olhos pelo mapa, que representam informantes e por último, mas não menos importante, temos as bombas de gasolina, pois eventualmente é necessário abastecer.

O jogador é responsável por controlar o personagem durante o turno da noite, o que faz com que conheçamos pessoas normais, problemáticas e excêntricas. Cada qual com seus próprios problemas, aspirações e segredos, alguns são tristes e preocupantes, outros são alegres e descontraídos. Algo realmente interessante no universo de Night Call é que não há  como estar preparado para o que há por vir: é possível realizar corridas para pessoas fugindo de casa, um casal de lésbicas em busca de uma maneira de engravidar, artistas em busca de inspiração ou quem sabe Papai Noel após uma noite de bebedeira lendária.

Cada passageiro possui seu próprio universo, como dito acima. Enquanto os levamos a seus destinos, podemos conversar com eles, respondendo ou perguntando algo durante a viagem. Algumas são bem diretas, outras são incrivelmente profundas e cheias de reviravoltas e algumas irão exigir atitudes por mão do jogador para se tornarem marcantes. O importante é sempre tentar agir de acordo com seus instintos para uma experiência mais profunda e íntima, mas é sempre bom lembrar que passageiros alegres significam gorjetas gordas.

Imagem do texto de Night Call
Até o velho noel precisa de um dia de bebedeira.

Outra maneira de se conseguir informações para a investigação em busca dos assassinos é indo até os locais de encontro com informantes. Neste ponto, podemos encontrar com informantes variados, indo de donos de lojas, servidores públicos, antigos amigos ou rivais que nos devem a, por fim, espiões infiltrados. Alguns irão cobrar uma taxa de nós, outros irão nos ceder a informação por boa vontade ou por amizade. Mas é importante manter em mente que nem todas as pistas são 100% corretas e que às vezes podemos encontrar um beco sem saída nas investigações.

As outras maneiras de se adquirir pistas é através dos postos de gasolina. Enquanto abastecemos o carro é possível falar com os atendentes da loja de conveniências ou comprar jornais. Enquanto estamos dirigindo entre os intervalos de buscar passageiros, podemos utilizar um pouco do nosso tempo para ler ou ouvir o rádio. Vez ou outra é possível que algum passageiro ou suspeito deixe algum documento no carro, necessitando de uma decisão do jogador de devolver ou ler o documento em questão. No entanto, é sempre bom manter os olhos no medidor de tempo, afinal de contas nosso turno é finito.

Imagem do texto de NC
Passageiro ou informante?

Il était roi, il était bedel et juge

Uma vez que o dia tenha acabado, voltamos ao nosso apartamento, onde devemos separar nossas pistas e informações em busca dos culpados. As pistas vem organizadas em ficheiros, que após consumir horas do medidor de tempo que temos, vão para um quadro. Neste quadro temos as fotos dos suspeitos fixadas, enquanto as pistas se encontram espalhadas. Resta ao jogador organizá-las de uma maneira que no final possamos encontrar o verdadeiro perpetuador de tais atos.

O jogo conta muito com a imersão do jogador neste universo noir, a paleta de cores preta e cinza, o ambiente noturno, a chuva que cai incessantemente durante dias e as histórias contadas do banco de trás de seu táxi. Estas são suas ferramentas, seu martelo e cinzel, a fim de se esculpir a verdade de dentro de um “bloco de mármore” de mistérios. Através deste gameplay envolvente, é fácil esquecer que temos de encontrar o assassino ou que Ninon irá expor nosso passado para o mundo, mas isso torna tudo ainda mais interessante.

Imagem do texto de NC
Essa mulher é a versão in-game da minha mãe.

O cenário e arte de Night Call são extremamente convidativos para o mundo dos jogos de investigação. O cenário noir é misterioso, explorando o que parece ser uma noite infinita onde este jogo de gato e rato acontece. Nosso personagem possui feições sombrias e profundas, nunca nos dando uma visão nítida de sua real aparência, enquanto em contrapartida nossos passageiros tem feições e cores distintas.

No menu, podemos acessar uma aba onde podemos ver os passageiros que já demos carona e nossas interações com os mesmos. Alguns possuem conexões, outros são apenas andarilhos noturnos e busca de um destino.

Imagem do texto de NC
Um padre e um taxista dividindo confissões. Um retrato do cansaço das vocações.

A trilha sonora é ímpar e transparece os sentimentos que cada um dos inúmeros passageiros. Os temas calmos e suaves permitem que o jogador se sinta como se estivesse dirigindo pela noite em uma estrada vazia. Enquanto isso, os temas mais agitados nos dão a sensação de que estivéssemos com uma faca apontada para nossa garganta.

Para os fãs de mistérios e jogos de investigação, Night Call é um jogo que merece uma chance. Os mistérios que rondam as ruas mal-iluminadas de Paris e as possíveis vítimas dos assassinos estão lá para serem encontrados e desvendados. Uma aventura através do turbilhão de segredos e mistérios, todos enclausurados dentro do interior de um táxi.

Review – Pepper Grinder

Renato Moura Jr.Renato Moura Jr.28/03/2024
Imagem do review de Everloop

Review – Everloop

Marco AntônioMarco Antônio28/03/2024
Imagem do review de Dicefolk

Review – Dicefolk

Marco AntônioMarco Antônio27/03/2024