Skip to main content

A franquia americana de lojas Target suspendeu a venda de cards Pokémon por tempo indeterminado, assim como cartas especiais esportivas da NFL, MLB e NBA. Isso foi decidido por toda a diretoria da rede empresarial, após inúmeras reclamações e até mesmo uma briga envolvendo violência e armas dentro da filial em Brookfield, no Estado de Wisconsin. As restrições valerão a partir de amanhã, dia 14 de maio de 2021.

Toda a confusão é em base dos problemas que iniciaram com a pandemia de COVID-19. Com a produção e distribuição de cartas colecionáveis afetada, consequentemente as lojas recebiam menos enquanto um mercado paralelo surgiu. Nele, pessoas iam em cada loja e compravam todo o estoque para revender online por preços absurdos e colocando os jogadores em uma posição muito delicada em relação à prática.

Ou seja, saiu aquela coleção incrível de Pokémon e você não poderia ter por causa de clientes que começaram a aderir a este método. A confusão se estendeu até no McDonald’s, onde eram distribuídos cards do TCG no McLanche Feliz e gerou muita polêmica pelos estoques zerados rapidamente. Para evitar o conflito, as lojas passaram a vender apenas um produto do gênero por pessoa, mas na cidade de Brookfield um dos clientes chegou ao ponto da agressão física e puxou uma arma contra os demais.

A decisão da Target foi zelar pela segurança dos seus funcionários e seu público, encerrando assim as vendas até a situação voltar a se normalizar. As lojas Walmart também enfrentam problemas neste caso, sendo obrigadas a trancar os cards com os eletrônicos e restringindo a compra massiva para o mesmo cliente. A responsável pela distribuição dos TCG nos Estados Unidos e a The Pokémon Company ainda não se pronunciaram sobre o caso.

Aqui no Brasil, por não existir essa prática, estamos livres por enquanto. As cartas são distribuídas pela COPAG e temos um cenário saudável no país, incluindo a chegada de itens de forma simultânea aos Estados Unidos.