Skip to main content

Que Metro Exodus é um jogo muito bonito, ninguém discorda, principalmente em PCs parrudos com o jogo rodando na mais alta qualidade gráfica. Agora a 4A Games e Deep Silver querem elevar o nível gráfico a outro patamar. A versão aprimorada do jogo chega dia 6 de maio exclusivamente para PC, e vai melhorar tudo que se trata de Ray Tracing e mais. Iluminação global, reflexos em superfícies (como metal, poças d’águas etc…) e sombras estarão muito melhores. Além disso, DLSS 2.1 estará presente. A Digital Foundry teve acesso ao Metro Exodus Enhanced Edition e comparou o original de 2019 com a versão melhorada e, como podemos ver no vídeo, a diferença é gritante!

A iluminação global por Ray Tracing no jogo original é simples, mas bem superior a solução por rasterização (padrão em praticamente qualquer jogo sem RT). Dessa vez o ganho foi bem superior. Trechos dentro de ambientes fechados estão muito melhor iluminados, sem perder sombras reais ao mesmo tempo. Tudo o que gera luz, terá uma sombra real, diferente da versão original. Tochas e sinalizadores vão gerar sombras reais, mesmo quando em movimento. Toda superfície reflexiva vai rebater luz pelo ambiente e isso gera um realismo, em se tratando de iluminação, sem igual. Todas as outras melhorias podem ser vistas no vídeo acima.

A atualização é tão grande, que será um standalone, ou seja, outro jogo, e será de graça para quem já tem o jogo original. Outra novidade, é que o jogo será exclusivo para placas de vídeo com suporte a Ray Tracing. Então, se você não possui uma RTX, ou uma RX 6000, nem perca seu tempo. Essa decisão torna o jogo o primeiro AAA exclusivo para uma tecnologia específica. Metro Exodus Enhanced Edition terá 80gb (jogo base mais DLCs), estará disponível em todas as lojas no PC (Steam, Epic, Windows Store e GOG) e irá compartilhar seu progresso do jogo original, menos na loja da Microsoft.