Skip to main content

Microsoft tem uma treta antiga com a Apple e a rivalidade renasceu agora em meio à turbulenta briga com a Epic Games. A desenvolvedora do Xbox tomou as dores da criadora de Fortnite e publicou “nota de repúdio” (PDF) criticando boicote ao Unreal Engine.

A Apple estava pedindo por isso, era óbvio. A dona do parquinho do iOS e do Mac tentou revogar os acessos de desenvolvedor da Epic Games. Isso afetaria a interação entre o motor gráfico Unreal Engine e o ambiente controlado pela Apple. O problema é que o motor gráfico é utilizado por todo um ecossistema de estúdios que seriam prejudicados pela medida, incluindo empresas que criam jogos para o Xbox One e o Windows.

O manifesto divulgado por Phil Spencer, chefão da divisão Xbox, é um puxão de orelha na Apple. De acordo com o executivo, “garantir que a Epic tenha acesso às últimas tecnologias da Apple é a coisa certa para desenvolvedores de jogos e jogadores”.

Kevin Gammill, gerente de jogos da Microsoft, assina o texto. Há críticas às atitudes da Apple, mas também um alerta para a Epic Games. Nele, está escrito: “se o Unreal Engine não puder suportar jogos para iOS ou macOS, a Microsoft será obrigada a escolher entre abandonar seus clientes e clientes potenciais nas plataformas iOS e macOS ou escolher um mecanismo de jogo diferente ao se preparar para desenvolver novos jogos”.

TL;DR, Microsoft mandou a real: “resolvam as tretas de vocês ou vou ferrar com todo mundo”.